As lojas de bebidas alcoólicas abriram portas e Nova Deli saiu (em peso) à rua

STR / EPA

Na segunda-feira, as lojas de bebidas alcoólicas reabriram na Índia, mas estiveram muito pouco tempo de portas abertas.

As filas gigantescas à porta das lojas de bebidas alcoólicas obrigaram as autoridades a decretar que estes estabelecimentos fossem novamente encerrados. Para dispersar os clientes, a polícia viu-se obrigada a usar bastões.

À agência AFP, Asit Banerjee, de 55 anos, explicou como milhares de indianos se têm sentido em tempos de pandemia: “estamos há um mês na solidão. O álcool vai dar-nos energia para manter o distanciamento social.”

Banerjee faz parte de um grupo de milhões de indianos trabalhadores informais que ficaram presos nas grandes cidades, depois de ter sido decretada a proibição de viajar, o que os impediu de regressar às suas zonas de origem e para junto das suas famílias.

A loja onde este cidadão foi entrevistado pela AFP, em Nova Deli, foi encerrada pouco depois de abrir, e o mesmo aconteceu por todo o país. De acordo com o Público, no estado de Karnataka, no sudoeste, formaram-se longas filas nas primeiras horas da manhã, quando ainda faltava muito para as lojas abrirem.

Na capital, um vídeo divulgado pela agência ANI mostra uma fila de quase um quilómetro numa rua de Nova Deli. Apesar de, neste caso, os clientes respeitarem a distância entre eles, a loja foi encerrada porque não paravam de chegar pessoas ao local.

As grandes filas em várias lojas de bebidas alcoólicas são zonas preocupantes de risco de transmissão do novo coronavírus. O Hindustan Times relata que, em algumas regiões, os clientes realizaram “orações especiais”, com flores e incenso, para celebrarem a reabertura destes estabelecimentos.

O encerramento de várias atividades provocou danos na economia indiana e vários estados pediram a reabertura das lojas de bebidas alcoólicas, a origem de parte muito importante dos impostos estaduais. O diário adianta que se estima que os impostos do álcool injetem sete mil milhões de rupias nos cofres dos estados, cerca de 84 milhões de euros.

“O álcool é uma grande fonte de receitas para todos os estados. Como vou compensar esse buraco? Os de Nova Deli vão mer-se esse dinheiro, eles que nem dão uma rupia?”, questionou Amarinder Singh, o governador do Punjab.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …

Desenhe o seu próprio icebergue. Um site diz-lhe se flutua ou se vira

Joshua Tauberer criou um simulador de icebergues com o objetivo de demonstrar que a glacióloga Megan Thompson-Munson estava certa. "Um icebergue alongado não flutuaria de cabeça, mas de lado", disse a especialista na semana passada. A …

Divulgados vídeos que sugerem como poderão ser os primeiros óculos de Realidade Aumentada da Samsung

A Samsung tem falado de óculos de Realidade Aumentada (RA) há anos, tendo recentemente lançado um conjunto básico de óculos de projeção de imagem no palco CES 2020. Porém, nunca tinha sido visto a empresa …