As lojas de bebidas alcoólicas abriram portas e Nova Deli saiu (em peso) à rua

STR / EPA

Na segunda-feira, as lojas de bebidas alcoólicas reabriram na Índia, mas estiveram muito pouco tempo de portas abertas.

As filas gigantescas à porta das lojas de bebidas alcoólicas obrigaram as autoridades a decretar que estes estabelecimentos fossem novamente encerrados. Para dispersar os clientes, a polícia viu-se obrigada a usar bastões.

À agência AFP, Asit Banerjee, de 55 anos, explicou como milhares de indianos se têm sentido em tempos de pandemia: “estamos há um mês na solidão. O álcool vai dar-nos energia para manter o distanciamento social.”

Banerjee faz parte de um grupo de milhões de indianos trabalhadores informais que ficaram presos nas grandes cidades, depois de ter sido decretada a proibição de viajar, o que os impediu de regressar às suas zonas de origem e para junto das suas famílias.

A loja onde este cidadão foi entrevistado pela AFP, em Nova Deli, foi encerrada pouco depois de abrir, e o mesmo aconteceu por todo o país. De acordo com o Público, no estado de Karnataka, no sudoeste, formaram-se longas filas nas primeiras horas da manhã, quando ainda faltava muito para as lojas abrirem.

Na capital, um vídeo divulgado pela agência ANI mostra uma fila de quase um quilómetro numa rua de Nova Deli. Apesar de, neste caso, os clientes respeitarem a distância entre eles, a loja foi encerrada porque não paravam de chegar pessoas ao local.

As grandes filas em várias lojas de bebidas alcoólicas são zonas preocupantes de risco de transmissão do novo coronavírus. O Hindustan Times relata que, em algumas regiões, os clientes realizaram “orações especiais”, com flores e incenso, para celebrarem a reabertura destes estabelecimentos.

O encerramento de várias atividades provocou danos na economia indiana e vários estados pediram a reabertura das lojas de bebidas alcoólicas, a origem de parte muito importante dos impostos estaduais. O diário adianta que se estima que os impostos do álcool injetem sete mil milhões de rupias nos cofres dos estados, cerca de 84 milhões de euros.

“O álcool é uma grande fonte de receitas para todos os estados. Como vou compensar esse buraco? Os de Nova Deli vão mer-se esse dinheiro, eles que nem dão uma rupia?”, questionou Amarinder Singh, o governador do Punjab.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Costa aventurou-se em terreno inimigo e deu o mote para as críticas aos comunistas

António Costa mandou algumas indiretas ao PCP, mas as principais críticas ao parceiro de 'geringonça' ficaram sob responsabilidade dos candidatos socialistas. Esta terça-feira, António Costa aventurou-se em terreno inimigo. No espírito de disputa com comunistas, o …

Revendedores de combustíveis ameaçam fechar bombas em protesto contra limites aos lucros

Os revendedores de combustíveis ameaçam "encerrar temporariamente os postos de abastecimento" como forma de protesto devido à nova lei, aprovada no Parlamento, que impõe limites às margens de lucro na comercialização de combustíveis. Após o alerta …

Libertação da sociedade antes das eleições não vai influenciar resultados autárquicos

Portugal está cada vez mais próximo de atingir os 85% de população vacinada, o que significa que a última fase do processo de desconfinamento está cada vez mais próxima. Mas poderá essa decisão ter alguma …

Aos 60 anos, vice-presidente do Suriname participou em jogo internacional (e distribuiu dinheiro no balneário)

Aos 60 anos, o vice-presidente do Suriname, Ronnie Brunswijk, jogou 54 minutos de uma partida internacional de clubes. No final, distribuiu dinheiro pelos jogadores no balneário. Ronnie Brunswijk, vice-presidente do Suriname, tem 60 anos e é …

Rui Costa é candidato à presidência do Benfica num "dos momentos mais desafiantes da história" do clube

Rui Costa vai candidatar-se à presidência do Benfica nas eleições para o quadriénio 2021-2025, marcadas para 9 de outubro, anunciou esta terça-feira o ex-futebolista internacional português, que assumiu a liderança do clube lisboeta após a …

Pirâmide Maia foi construída em resposta a uma erupção vulcânica

Uma equipa de arqueólogos que estava a fazer escavações perto da enorme pirâmide Maia no Vale Zapotitán, em El Salvador, descobriu algo impressionante. Os investigadores descobriram que a pirâmide Maia de San Andrés começou a ser …

Inédito: competição vai juntar todas as equipas de dois campeonatos

Já a pensar no Mundial 2026, a Leagues Cup vai ser realizada todos os anos, com os clubes da Major League Soccer e da Liga MX. Será um "capítulo monumental para o futebol norte-americano", seguindo palavras …

Estado paga 460 mil euros por mês em subvenções vitalícias. Ex-político recebe o valor mais alto

Há 310 ex-políticos e ex-juízes que têm direito a receber uma subvenção vitalícia do Estado. O número baixou um pouco relativamente a 2020, mas, ainda assim, representa um gasto mensal de 460 mil euros de …

Carlos Alexandre nega levantamento do arresto de bens de Salgado

O juiz Carlos Alexandre recusou o pedido de Ricardo Salgado de levantamento do arresto dos bens móveis, pensão e contas bancárias, no âmbito do processo do Universo Espírito Santos e do Monte Branco. A defesa de …

Bola de fogo de mil Hiroshimas destruiu cidade inteira (e pode ter inspirado história bíblica)

Um asteróide atingiu Tall el-Hammam há cerca de 3.600 anos, destruindo toda a cidade e matando toda a sua população. A explosão pode ter inspirado a história bíblica de Sodoma. Enquanto os habitantes de uma antiga …