As lojas de bebidas alcoólicas abriram portas e Nova Deli saiu (em peso) à rua

STR / EPA

Na segunda-feira, as lojas de bebidas alcoólicas reabriram na Índia, mas estiveram muito pouco tempo de portas abertas.

As filas gigantescas à porta das lojas de bebidas alcoólicas obrigaram as autoridades a decretar que estes estabelecimentos fossem novamente encerrados. Para dispersar os clientes, a polícia viu-se obrigada a usar bastões.

À agência AFP, Asit Banerjee, de 55 anos, explicou como milhares de indianos se têm sentido em tempos de pandemia: “estamos há um mês na solidão. O álcool vai dar-nos energia para manter o distanciamento social.”

Banerjee faz parte de um grupo de milhões de indianos trabalhadores informais que ficaram presos nas grandes cidades, depois de ter sido decretada a proibição de viajar, o que os impediu de regressar às suas zonas de origem e para junto das suas famílias.

A loja onde este cidadão foi entrevistado pela AFP, em Nova Deli, foi encerrada pouco depois de abrir, e o mesmo aconteceu por todo o país. De acordo com o Público, no estado de Karnataka, no sudoeste, formaram-se longas filas nas primeiras horas da manhã, quando ainda faltava muito para as lojas abrirem.

Na capital, um vídeo divulgado pela agência ANI mostra uma fila de quase um quilómetro numa rua de Nova Deli. Apesar de, neste caso, os clientes respeitarem a distância entre eles, a loja foi encerrada porque não paravam de chegar pessoas ao local.

As grandes filas em várias lojas de bebidas alcoólicas são zonas preocupantes de risco de transmissão do novo coronavírus. O Hindustan Times relata que, em algumas regiões, os clientes realizaram “orações especiais”, com flores e incenso, para celebrarem a reabertura destes estabelecimentos.

O encerramento de várias atividades provocou danos na economia indiana e vários estados pediram a reabertura das lojas de bebidas alcoólicas, a origem de parte muito importante dos impostos estaduais. O diário adianta que se estima que os impostos do álcool injetem sete mil milhões de rupias nos cofres dos estados, cerca de 84 milhões de euros.

“O álcool é uma grande fonte de receitas para todos os estados. Como vou compensar esse buraco? Os de Nova Deli vão mer-se esse dinheiro, eles que nem dão uma rupia?”, questionou Amarinder Singh, o governador do Punjab.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …