Locais de culto muçulmanos atacados durante a noite em França

Michal Svec / Flickr

-

Durante esta noite, pelo menos três locais de culto muçulmano em França foram alvo de ataques.

Uma explosão de origem criminosa foi registada hoje, pelas 5h (hora de Lisboa), em frente a um restaurante árabe perto de uma mesquita em Villefranche-sur-Saône, na região de Lyon, no centro-leste de França.

A explosão “é criminosa”, indicou uma fonte da prefeitura à agência AFP. Até ao momento, desconhece-se a existência de vítimas.

À meia-noite, tinha-se registado uma outra explosão numa outra mesquita da cidade francesa Le Mans, nas margens do Rio Sarthe, no noroeste do país. Das quatro granadas lançadas, uma acabou por explodir, tendo as outras três sido desativas pela polícia.

ZAP

Locais muçulmanos atacados depois do atentado ao jornal satírico Charlie Hebdo

Locais muçulmanos atacados depois do atentado da Al-Qaeda ao jornal Charlie Hebdo

Ainda esta manhã, registou-se um tiroteio em Montrouge, na periferia a sul de Paris. Dois polícias foram atingidos, ficando um em estado grave e outro em estado de choque. Alguns órgãos de comunicação adiantam que um dos elementos terá perdido a vida.

Uma sala de oração muçulmana em Port-la-Nouvelle, no litoral sul, também foi atacada por dois tiros.

Ainda é cedo para estabelecer ligações com o ataque terrorista à redação do jornal satírico Charlie Hebdo, mas as autoridades estão preocupadas com uma possível vinculação entre os dois casos.

Esta quarta-feira, três atacantes encapuzados entraram na sede do semanário satírico Charlie Hebdo, em Paris, e mataram 12 pessoas, deixando ainda 11 feridos. Os atacantes gritaram “Allah Akbar” (Alá é Grande) e “afirmaram pretender vingar o profeta” Maomé.

AF, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Greve dos anestesistas no Amadora-Sintra adia 300 cirurgias

Os médicos anestesistas do Hospital Amadora-Sintra terminam esta sexta-feira às 20h00 uma greve de cinco dias para exigir a contratação de mais especialistas e reclamar condições de segurança clínica. A paralisação no Hospital Fernando Fonseca, que …

“No que depender do Governo”, a rede Multibanco vai continuar gratuita, garante Centeno

"No que depender do Governo, vai continuar gratuita para os portugueses" a utilização das caixas multibanco, cuja gratuitidade foi questionada recentemente por alguns líderes dos bancos. O ministro das Finanças, Mário Centeno, garantiu esta sexta-feira que …

Protecção Civil pagou combustível para participar em novela da SIC

A SIC não pagou qualquer valor pelo empréstimo de meios da Protecção Civil para as filmagens de uma novela que está a ser produzida pelo canal. A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) …

Liderança do Montepio pode voltar a mudar

Uma nova reviravolta na administração do Banco Montepio pode estar prestes a acontecer. Carlos Tavares, atual presidente da administração com poderes não executivos, pode voltar a ser presidente executivo deste banco. Se isso acontecer, Dulce Mota …

Berardo era peça na "estratégia" de Sócrates para dominar a banca

Em entrevista ao Jornal Económico, o empresário Patrick Monteiro de Barros defende que Joe Berardo foi uma das pessoas de quem José Sócrates se serviu para dominar a banca. Patrick Monteiro de Barros disse, em entrevista …

BCE arrasa propostas de Centeno. Reforma coloca em risco independência do BdP

O Banco Central Europeu teceu duras criticas às propostas de Centeno para a reforma da supervisão financeira em Portugal. O BCE admite que a independência do Banco de Portugal poderia ficar em risco. Depois da Comissão …

#MeToo. Acordo de 40 milhões para evitar processo contra Harvey Weinstein

O antigo produtor de Hollywood Harvey Weinstein terá chegado a um acordo no valor de 44 milhões de dólares (cerca de 40 millhões de euros) em indemnização com dezenas das suas vítimas, de forma a …

Paulo Sande, cabeça de lista do Aliança, recebeu salário de Belém. Mas vai devolver

O cabeça de lista do Aliança decidiu devolver o vencimento que lhe foi pago este mês pela Presidência da República enquanto assessor político de Marcelo Rebelo de Sousa. Paulo Sande começou por gozar uma licença sem …

Trump quer vender armas à Arábia Saudita sem aprovação do Congresso

Uma grande venda de bombas à Arábia Saudita pode estar na mira da Administração Trump. O Presidente dos Estados Unidos quer fintar o Congresso norte-americano e desbloquear 6,3 mil milhões de euros em vendas.  O jornal …

Europeias: Com o PS a "malhar" no Bloco, Rangel fala em encenação eleitoral

Na véspera do último dia de campanha para as eleições europeias, António Costa e Augusto Santos Silva deram um empurrão ao candidato do PS com discursos apontados aos parceiros de esquerda. Enquanto isso Paulo Rangel …