Sondagens. Livre cai a pique, Montenegro lidera corrida ao PSD

Rodrigo Antunes / EPA

A candidata eleita pelo Livre à Assembleia da República, Joacine Katar Moreira

O PS lidera as intenções de voto com 37,1% e um avanço de 10,2 pontos percentuais sobre o PSD numa sondagem em que o Livre surge com metade da votação alcançada nas legislativas em outubro.

Num estudo da Eurosondagem para o jornal Sol e o Porto Canal, os socialistas seguem na frente com mais 0,7 pontos percentuais do que o resultado alcançado nas legislativas de outubro passado. O PSD obtém 26,9% das intenções de voto, menos 0,9 do que o ‘score’ conquistado nas eleições de outubro, ficando a 10,2 pontos  do PS.

Exatamente com o mesmo resultado obtido nas legislativas, 9,5%, surge o BE, enquanto a CDU, que junta PCP e PEV, obtém 7,1% — mais 0,8 pontos do que o registado em outubro. O CDS e o PAN surgem quase a par, com uma ligeira vantagem para os centristas. O CDS conquista 3,6% (-0,6 pontos que em outubro) e o PAN 3,5 (+0,2 pontos).

Entre os três partidos que se estrearam na Assembleia da República após as legislativas, destaca-se pela negativa o Livre, que fica reduzido a praticamente metade da votação registada em outubro, depois das polémicas surgidas entre a sua deputada única, Joacine Katar Moreira, e a direção do partido.

O Chega continua a liderar o segmento dos novos partidos parlamentares, alcançando 1,9%, subindo 0,6 pontos em relação ao resultado das legislativas. O terceiro dos novos partidos, a Iniciativa Liberal, regista 1,1%, — uma descida de 0,2 pontos.

Montenegro lidera sondagens

O estudo também se debruça sobre a corrida à liderança do PSD, com Luís Montenegro a alcançar a preferência dos inquiridos, tanto do universo em geral, como dos inquiridos que disseram votar nos sociais-democratas.

À pergunta “quem prefere para líder do PPD/PSD e candidato a primeiro-ministro”, 25% dos inquiridos responderam Luís Montenegro, 24,1% Rui Rio, e 13,8% Miguel Pinto Luz, com 37,1% na categoria de dúvidas, não sabe ou não responde.

A mesma questão colocada aos inquiridos que responderam votar no PSD, Montenegro segue à frente, com 27,4%, seguido de Rui Rio, com 24,2%, e Miguel Pinto Luz, com 15,4%, e 33% na categoria dúvidas, não sabe ou não responde.

O estudo da Eurosondagem, feito a partir de 1.019 entrevistas telefónicas, tem uma margem de erro de de 3,07%, para um grau de probabilidade de 95,0%.

Marcelo vale 5 vezes mais que todos

Se as eleições presidenciais fossem hoje, Marcelo Rebelo de Sousa ganharia novamente, com uma percentagem dos votos cinco vezes maior que a soma da percentagem de todos os eventuais candidatos sugeridos — Jerónimo de Sousa, Ana Gomes, Francisco Louçã, André Ventura e Pedro Santana Lopes.

Segundo sondagem da Aximage para o Jornal Económico publicada esta sexta-feira, o atual Presidente da República reúne 69,9% das intenções de voto, o que lhe permitiria ser eleito à primeira volta e faria deste ato eleitoral “pouco mais do que mera formalidade”. Jerónimo de Sousa, com 4% das intenções, é o segundo nas preferências dos inquiridos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. E continuamos no país das maravilhas onde os ladrões e vigaristaa imperzm e mandam…mal vai um país sem rei nem roque…vom xuxas ladrões a mandar nisto tudo
    Estou farta disto…

  2. Como são feitas estas sondagens? Por telefone? Por correio? Mail? Facebook? Quem lucra com isso numa altura destas? Enfim! O facto de gritarem muito no Parlamento, falarem mais alto e até insultarem-se não será garantia de mais votos e deputados…Um Feliz Natal para todos os leitores do ZAP…

  3. Quem domina Portugal é a maçonaria que tem os seus membros dentro desses partidos, estão dentro do ps e psd.

    O técnico responsável da eurosondagem é Rui Manuel de Oliveira Costa https://www.eurosondagem.pt/who.htm

    Rui Manuel de Oliveira Costa é maçon da Loja Tolerância https://casadasaranhas.com/2017/05/29/lista-de-membros-da-maconaria-grande-oriente-lusitano-portugal/

    Vivemos numa ditadura maçonica, dominam partidos, jornais, tvs, empresas de sondagens tudo para influenciar e dominar a opinião publica, esta é a verdadeira sondagem, é só clicar e votar http://www.strawpoll.me/19068133/r

  4. Se o Livre cai é que é pena pois a AR risca passar a ter mais monotonia e correrá o risco de quem vê as imagens na TV ficarem sem esses momentos de diversão que sempre animam um pouco!

RESPONDER

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …

Braga 2-1 Sporting | Minhotos domam "leão" e garantem final

O Sporting de Braga está na final da Allianz Cup. A formação minhota, anfitriã da “final four”, bateu o Sporting – ainda detentor do título – na primeira das meias-finais, por 2-1, num jogo bem …

"Missão secreta" recuperou cinco quadros roubados há 40 anos de museu alemão

Cinco quadros roubados em 1979 de um museu na Alemanha, e passados clandestinamente entre a fronteira interna alemã, foram resgatados no final do ano passado. As investigações prosseguem para encontrar os responsáveis pelo roubo. Cinco quadros …