Sondagens. Livre cai a pique, Montenegro lidera corrida ao PSD

Rodrigo Antunes / EPA

A candidata eleita pelo Livre à Assembleia da República, Joacine Katar Moreira

O PS lidera as intenções de voto com 37,1% e um avanço de 10,2 pontos percentuais sobre o PSD numa sondagem em que o Livre surge com metade da votação alcançada nas legislativas em outubro.

Num estudo da Eurosondagem para o jornal Sol e o Porto Canal, os socialistas seguem na frente com mais 0,7 pontos percentuais do que o resultado alcançado nas legislativas de outubro passado. O PSD obtém 26,9% das intenções de voto, menos 0,9 do que o ‘score’ conquistado nas eleições de outubro, ficando a 10,2 pontos  do PS.

Exatamente com o mesmo resultado obtido nas legislativas, 9,5%, surge o BE, enquanto a CDU, que junta PCP e PEV, obtém 7,1% — mais 0,8 pontos do que o registado em outubro. O CDS e o PAN surgem quase a par, com uma ligeira vantagem para os centristas. O CDS conquista 3,6% (-0,6 pontos que em outubro) e o PAN 3,5 (+0,2 pontos).

Entre os três partidos que se estrearam na Assembleia da República após as legislativas, destaca-se pela negativa o Livre, que fica reduzido a praticamente metade da votação registada em outubro, depois das polémicas surgidas entre a sua deputada única, Joacine Katar Moreira, e a direção do partido.

O Chega continua a liderar o segmento dos novos partidos parlamentares, alcançando 1,9%, subindo 0,6 pontos em relação ao resultado das legislativas. O terceiro dos novos partidos, a Iniciativa Liberal, regista 1,1%, — uma descida de 0,2 pontos.

Montenegro lidera sondagens

O estudo também se debruça sobre a corrida à liderança do PSD, com Luís Montenegro a alcançar a preferência dos inquiridos, tanto do universo em geral, como dos inquiridos que disseram votar nos sociais-democratas.

À pergunta “quem prefere para líder do PPD/PSD e candidato a primeiro-ministro”, 25% dos inquiridos responderam Luís Montenegro, 24,1% Rui Rio, e 13,8% Miguel Pinto Luz, com 37,1% na categoria de dúvidas, não sabe ou não responde.

A mesma questão colocada aos inquiridos que responderam votar no PSD, Montenegro segue à frente, com 27,4%, seguido de Rui Rio, com 24,2%, e Miguel Pinto Luz, com 15,4%, e 33% na categoria dúvidas, não sabe ou não responde.

O estudo da Eurosondagem, feito a partir de 1.019 entrevistas telefónicas, tem uma margem de erro de de 3,07%, para um grau de probabilidade de 95,0%.

Marcelo vale 5 vezes mais que todos

Se as eleições presidenciais fossem hoje, Marcelo Rebelo de Sousa ganharia novamente, com uma percentagem dos votos cinco vezes maior que a soma da percentagem de todos os eventuais candidatos sugeridos — Jerónimo de Sousa, Ana Gomes, Francisco Louçã, André Ventura e Pedro Santana Lopes.

Segundo sondagem da Aximage para o Jornal Económico publicada esta sexta-feira, o atual Presidente da República reúne 69,9% das intenções de voto, o que lhe permitiria ser eleito à primeira volta e faria deste ato eleitoral “pouco mais do que mera formalidade”. Jerónimo de Sousa, com 4% das intenções, é o segundo nas preferências dos inquiridos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. E continuamos no país das maravilhas onde os ladrões e vigaristaa imperzm e mandam…mal vai um país sem rei nem roque…vom xuxas ladrões a mandar nisto tudo
    Estou farta disto…

  2. Como são feitas estas sondagens? Por telefone? Por correio? Mail? Facebook? Quem lucra com isso numa altura destas? Enfim! O facto de gritarem muito no Parlamento, falarem mais alto e até insultarem-se não será garantia de mais votos e deputados…Um Feliz Natal para todos os leitores do ZAP…

  3. Quem domina Portugal é a maçonaria que tem os seus membros dentro desses partidos, estão dentro do ps e psd.

    O técnico responsável da eurosondagem é Rui Manuel de Oliveira Costa https://www.eurosondagem.pt/who.htm

    Rui Manuel de Oliveira Costa é maçon da Loja Tolerância https://casadasaranhas.com/2017/05/29/lista-de-membros-da-maconaria-grande-oriente-lusitano-portugal/

    Vivemos numa ditadura maçonica, dominam partidos, jornais, tvs, empresas de sondagens tudo para influenciar e dominar a opinião publica, esta é a verdadeira sondagem, é só clicar e votar http://www.strawpoll.me/19068133/r

  4. Se o Livre cai é que é pena pois a AR risca passar a ter mais monotonia e correrá o risco de quem vê as imagens na TV ficarem sem esses momentos de diversão que sempre animam um pouco!

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …