Sondagens. Livre cai a pique, Montenegro lidera corrida ao PSD

Rodrigo Antunes / EPA

A candidata eleita pelo Livre à Assembleia da República, Joacine Katar Moreira

O PS lidera as intenções de voto com 37,1% e um avanço de 10,2 pontos percentuais sobre o PSD numa sondagem em que o Livre surge com metade da votação alcançada nas legislativas em outubro.

Num estudo da Eurosondagem para o jornal Sol e o Porto Canal, os socialistas seguem na frente com mais 0,7 pontos percentuais do que o resultado alcançado nas legislativas de outubro passado. O PSD obtém 26,9% das intenções de voto, menos 0,9 do que o ‘score’ conquistado nas eleições de outubro, ficando a 10,2 pontos  do PS.

Exatamente com o mesmo resultado obtido nas legislativas, 9,5%, surge o BE, enquanto a CDU, que junta PCP e PEV, obtém 7,1% — mais 0,8 pontos do que o registado em outubro. O CDS e o PAN surgem quase a par, com uma ligeira vantagem para os centristas. O CDS conquista 3,6% (-0,6 pontos que em outubro) e o PAN 3,5 (+0,2 pontos).

Entre os três partidos que se estrearam na Assembleia da República após as legislativas, destaca-se pela negativa o Livre, que fica reduzido a praticamente metade da votação registada em outubro, depois das polémicas surgidas entre a sua deputada única, Joacine Katar Moreira, e a direção do partido.

O Chega continua a liderar o segmento dos novos partidos parlamentares, alcançando 1,9%, subindo 0,6 pontos em relação ao resultado das legislativas. O terceiro dos novos partidos, a Iniciativa Liberal, regista 1,1%, — uma descida de 0,2 pontos.

Montenegro lidera sondagens

O estudo também se debruça sobre a corrida à liderança do PSD, com Luís Montenegro a alcançar a preferência dos inquiridos, tanto do universo em geral, como dos inquiridos que disseram votar nos sociais-democratas.

À pergunta “quem prefere para líder do PPD/PSD e candidato a primeiro-ministro”, 25% dos inquiridos responderam Luís Montenegro, 24,1% Rui Rio, e 13,8% Miguel Pinto Luz, com 37,1% na categoria de dúvidas, não sabe ou não responde.

A mesma questão colocada aos inquiridos que responderam votar no PSD, Montenegro segue à frente, com 27,4%, seguido de Rui Rio, com 24,2%, e Miguel Pinto Luz, com 15,4%, e 33% na categoria dúvidas, não sabe ou não responde.

O estudo da Eurosondagem, feito a partir de 1.019 entrevistas telefónicas, tem uma margem de erro de de 3,07%, para um grau de probabilidade de 95,0%.

Marcelo vale 5 vezes mais que todos

Se as eleições presidenciais fossem hoje, Marcelo Rebelo de Sousa ganharia novamente, com uma percentagem dos votos cinco vezes maior que a soma da percentagem de todos os eventuais candidatos sugeridos — Jerónimo de Sousa, Ana Gomes, Francisco Louçã, André Ventura e Pedro Santana Lopes.

Segundo sondagem da Aximage para o Jornal Económico publicada esta sexta-feira, o atual Presidente da República reúne 69,9% das intenções de voto, o que lhe permitiria ser eleito à primeira volta e faria deste ato eleitoral “pouco mais do que mera formalidade”. Jerónimo de Sousa, com 4% das intenções, é o segundo nas preferências dos inquiridos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. E continuamos no país das maravilhas onde os ladrões e vigaristaa imperzm e mandam…mal vai um país sem rei nem roque…vom xuxas ladrões a mandar nisto tudo
    Estou farta disto…

  2. Como são feitas estas sondagens? Por telefone? Por correio? Mail? Facebook? Quem lucra com isso numa altura destas? Enfim! O facto de gritarem muito no Parlamento, falarem mais alto e até insultarem-se não será garantia de mais votos e deputados…Um Feliz Natal para todos os leitores do ZAP…

  3. Quem domina Portugal é a maçonaria que tem os seus membros dentro desses partidos, estão dentro do ps e psd.

    O técnico responsável da eurosondagem é Rui Manuel de Oliveira Costa https://www.eurosondagem.pt/who.htm

    Rui Manuel de Oliveira Costa é maçon da Loja Tolerância https://casadasaranhas.com/2017/05/29/lista-de-membros-da-maconaria-grande-oriente-lusitano-portugal/

    Vivemos numa ditadura maçonica, dominam partidos, jornais, tvs, empresas de sondagens tudo para influenciar e dominar a opinião publica, esta é a verdadeira sondagem, é só clicar e votar http://www.strawpoll.me/19068133/r

  4. Se o Livre cai é que é pena pois a AR risca passar a ter mais monotonia e correrá o risco de quem vê as imagens na TV ficarem sem esses momentos de diversão que sempre animam um pouco!

RESPONDER

Ministério das Finanças já admite “documento de trabalho” sobre injeção no Novo Banco

Depois de negar ter recebido uma proposta do Banco de Portugal (BdP) com a hipótese de uma injeção final de 1,4 mil milhões no Novo Banco, o Ministério das Finanças, liderado por Mário Centeno, já …

Lobo d'Ávila: "No dia em que quisermos ser um Chega II não seremos o CDS"

O candidato à liderança do CDS Filipe Lobo d’Ávila acha que o partido “não deve cair na tentação” nem cometer o “erro tremendo” de tornar-se num “Chega II”, porque há “um mundo de diferenças” entre …

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …