/

Sondagens. Livre cai a pique, Montenegro lidera corrida ao PSD

17

Rodrigo Antunes / EPA

A candidata eleita pelo Livre à Assembleia da República, Joacine Katar Moreira

O PS lidera as intenções de voto com 37,1% e um avanço de 10,2 pontos percentuais sobre o PSD numa sondagem em que o Livre surge com metade da votação alcançada nas legislativas em outubro.

Num estudo da Eurosondagem para o jornal Sol e o Porto Canal, os socialistas seguem na frente com mais 0,7 pontos percentuais do que o resultado alcançado nas legislativas de outubro passado. O PSD obtém 26,9% das intenções de voto, menos 0,9 do que o ‘score’ conquistado nas eleições de outubro, ficando a 10,2 pontos  do PS.

Exatamente com o mesmo resultado obtido nas legislativas, 9,5%, surge o BE, enquanto a CDU, que junta PCP e PEV, obtém 7,1% — mais 0,8 pontos do que o registado em outubro. O CDS e o PAN surgem quase a par, com uma ligeira vantagem para os centristas. O CDS conquista 3,6% (-0,6 pontos que em outubro) e o PAN 3,5 (+0,2 pontos).

Entre os três partidos que se estrearam na Assembleia da República após as legislativas, destaca-se pela negativa o Livre, que fica reduzido a praticamente metade da votação registada em outubro, depois das polémicas surgidas entre a sua deputada única, Joacine Katar Moreira, e a direção do partido.

O Chega continua a liderar o segmento dos novos partidos parlamentares, alcançando 1,9%, subindo 0,6 pontos em relação ao resultado das legislativas. O terceiro dos novos partidos, a Iniciativa Liberal, regista 1,1%, — uma descida de 0,2 pontos.

Montenegro lidera sondagens

O estudo também se debruça sobre a corrida à liderança do PSD, com Luís Montenegro a alcançar a preferência dos inquiridos, tanto do universo em geral, como dos inquiridos que disseram votar nos sociais-democratas.

À pergunta “quem prefere para líder do PPD/PSD e candidato a primeiro-ministro”, 25% dos inquiridos responderam Luís Montenegro, 24,1% Rui Rio, e 13,8% Miguel Pinto Luz, com 37,1% na categoria de dúvidas, não sabe ou não responde.

A mesma questão colocada aos inquiridos que responderam votar no PSD, Montenegro segue à frente, com 27,4%, seguido de Rui Rio, com 24,2%, e Miguel Pinto Luz, com 15,4%, e 33% na categoria dúvidas, não sabe ou não responde.

O estudo da Eurosondagem, feito a partir de 1.019 entrevistas telefónicas, tem uma margem de erro de de 3,07%, para um grau de probabilidade de 95,0%.

Marcelo vale 5 vezes mais que todos

Se as eleições presidenciais fossem hoje, Marcelo Rebelo de Sousa ganharia novamente, com uma percentagem dos votos cinco vezes maior que a soma da percentagem de todos os eventuais candidatos sugeridos — Jerónimo de Sousa, Ana Gomes, Francisco Louçã, André Ventura e Pedro Santana Lopes.

Segundo sondagem da Aximage para o Jornal Económico publicada esta sexta-feira, o atual Presidente da República reúne 69,9% das intenções de voto, o que lhe permitiria ser eleito à primeira volta e faria deste ato eleitoral “pouco mais do que mera formalidade”. Jerónimo de Sousa, com 4% das intenções, é o segundo nas preferências dos inquiridos.

ZAP // Lusa

17 Comments

  1. E continuamos no país das maravilhas onde os ladrões e vigaristaa imperzm e mandam…mal vai um país sem rei nem roque…vom xuxas ladrões a mandar nisto tudo
    Estou farta disto…

  2. Como são feitas estas sondagens? Por telefone? Por correio? Mail? Facebook? Quem lucra com isso numa altura destas? Enfim! O facto de gritarem muito no Parlamento, falarem mais alto e até insultarem-se não será garantia de mais votos e deputados…Um Feliz Natal para todos os leitores do ZAP…

  3. Quem domina Portugal é a maçonaria que tem os seus membros dentro desses partidos, estão dentro do ps e psd.

    O técnico responsável da eurosondagem é Rui Manuel de Oliveira Costa https://www.eurosondagem.pt/who.htm

    Rui Manuel de Oliveira Costa é maçon da Loja Tolerância https://casadasaranhas.com/2017/05/29/lista-de-membros-da-maconaria-grande-oriente-lusitano-portugal/

    Vivemos numa ditadura maçonica, dominam partidos, jornais, tvs, empresas de sondagens tudo para influenciar e dominar a opinião publica, esta é a verdadeira sondagem, é só clicar e votar http://www.strawpoll.me/19068133/r

  4. Se o Livre cai é que é pena pois a AR risca passar a ter mais monotonia e correrá o risco de quem vê as imagens na TV ficarem sem esses momentos de diversão que sempre animam um pouco!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.