Livre admite dificuldades de comunicação, mas mantém confiança em Joacine

Manuel de Almeida / Lusa

A Assembleia do Livre, órgão máximo do partido entre congressos, reuniu-se este domingo em Lisboa, um encontro que já estava marcado, mas que aconteceu um dia depois da polémica entre a deputada única Joacine Katar e o Grupo de Contacto, a direção do partido.

“A Assembleia do Livre reconhece que todos os nossos membros, apoiantes e eleitores olham para as declarações dos últimos dias com perplexidade. Assumimos as dificuldades de comunicação e queremos garantir que estamos a trabalhar em conjunto para as resolver, reafirmando que o partido continua unido e focado em torno do seu programa político e eleitoral”, pode ler-se no comunicado enviado pelo órgão diretivo.

No mesmo texto, é ainda reiterada a posição, “estabelecida ao longo dos seis anos de existência do partido, na defesa dos Direitos Humanos e subscrevendo os princípios do Direito Internacional contra os colonatos ilegais na Palestina“.

Joacine Katar Moreira também esteve presente na reunião — que segundo fonte do partido adiantou à Lusa terminou pelas 22h30 —, mas saiu antes do final, pouco depois das 18h, escusando-se a prestar declarações à comunicação social.

A Assembleia da República aprovou, na sexta-feira, um voto do PCP de “condenação da nova agressão israelita a Gaza”, que teve a abstenção da deputada única do Livre.

No sábado de manhã, o partido fundado por Rui Tavares manifestou preocupação com o voto da sua deputada “em contrassenso” com o programa e as posições do Livre, de acordo com um comunicado do Grupo de Contacto, a direção do partido.

Em resposta, Joacine Katar Moreira atribuiu o sentido do seu voto a uma “dificuldade de comunicação” com a direção do Livre, afirmando terem sido “três dias de contacto infrutífero”, e mostrou-se surpreendida com a posição do partido.

Posteriormente, Pedro Nunes Rodrigues, da direção do Livre assegurou à Lusa que nunca foi pedido pelo gabinete de Joacine Katar Moreira qualquer apoio específico no voto sobre a Palestina, mas adiantou que o partido continuará a trabalhar com a deputada “para que a legislatura corra da melhor forma, sem problemas de comunicação”.

// Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O Livre entrou no caminho do surreal. Depois do episódio da saia, surge esta telenovela de voto contraditório com posição assumida e justificação extraordinária: dificuldade de comunicação. Isto, na era da comunicação. E se Joacine votou em desacordo com o que pensa, então afinal o Livre está muito pouco livre. E ainda está a começar.

  2. Eu só questiono: Não estamos num país onde se fala Português? Qual a dificuldade na comunicação? A meu ver os alicerces da língua (portuguesa) não estão bem estudados por quem quer ser “deputada à força”.

  3. Que se entendam… A Joacine é inexperiente nestas andanças! Mas é Jovem, inteligente e com o tempo, mesmo em desacordo com a direcção, poderá vir a ser uma parlamentar com qualidade, marcando mesmo a diferença em muitas situações… O Livre naceu, penso eu, após uma ruptura com o BE! Tal como os recém formados, partidos, pensam que basta ir a eleições à conquista do voto para ter um grupo parlamentar grande ou com muitos deputados… Mas a realidade é diferente! Os Partidos designados tradicionais, da esquerda à direita, acabam por representar bem as “diferentes sensibilidades políticas” da maioria dos Portugueses! Os que se sentem exccluídos, como a extrema esquerda, extrema direita ou outros grupos terão de continuar a ir à luta! A extrema-direita conseguiu apenas um deputado… E difícilmente irá conseguir mais, pelo menos, nos próximos tempos…

  4. Pois se a mulher é gaga tem que haver dificuldades de comunicação! Eu sempre tenho dito que todo este enredo que envolve esta senhora e o seu partido, sobretudo ela, que irá dar em motivo de chacota.

RESPONDER

Vai ser possível ver auroras boreais a partir de um balão de ar quente

A agência Off The Map Travel vai lançar em dezembro de 2020 o primeiro balão de ar quente. O objetivo é levá-lo a ver auroras boreais do céu. As auroras boreais são já um verdadeiro espetáculo …

Nova tecnologia militar aquece as mãos em temperaturas negativas sem luvas

Cientistas do exército norte-americano criaram uma tecnologia capaz de aquecer as mãos dos soldados em baixas temperaturas sem serem necessárias luvas. Se completar uma tarefa do dia-a-dia com luvas pode revelar-se complicado, imagine-se tentar recarregar uma …

Os animais começaram a fazer sons para poderem conversar no escuro

O reino animal está cheio de diferentes vocalizações. A produção sonora apareceu há entre 100 milhões e 200 milhões de anos e a sua origem está fortemente ligada à vida no escuro. Os vertebrados são animais …

O novo líder do CDS reclama uma nova direita (e quer um partido "sexy")

Francisco Rodrigues dos Santos sagrou-se este domingo o 10º presidente do CDS, reclamando no seu discurso de vitória a herança de todos os seus antecessores, desde o fundador, Freitas do Amaral, a Assunção Cristas. O tom …

Paços 0 - 2 Benfica | “Águia” não vacila e passa pressão

O Benfica foi a Paços de Ferreira vencer por 2-0, colocando pressão sobre o FC Porto, segundo classificado, que na próxima terça-feira recebe o Gil Vicente. A formação “encarnada” foi superior na maioria dos principais momentos …

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …