Livre evitou “assassinato em público” mas não “o vexame”, admitiu Ricardo Sá Fernandes

TempodeAvancar / Facebook

Ricardo Sá Fernandes com Ana Drago e Rui Tavares, todos membros do Livre

Os congressistas do Livre evitaram “o assassinato em público” de Joacine Katar Moreira mas não “o vexame do partido”, referiu Ricardo Sá Fernandes num artigo de opinião escrito esta quarta-feira no Público, no qual considera que o partido “está numa encruzilhada”.

No artigo, citado pelo Observador, o membro da comissão de ética do Livre garantiu que foi ao congresso do partido para tentar “evitar o desastre”, reconhecendo que este não correu bem. “Infelizmente, as acusações à deputada foram renovadas e esta reagiu como o país viu”.

Com o adiamento da discussão sobre o problema, o advogado considera que “evitou-se o assassinato em público”. “Por uma escassa maioria (52 votos contra 50), deferiu-se a discussão do problema para os órgãos a eleger no Congresso. O vexame do partido não foi evitado, mas do mal ainda assim ficou o menos”, escreveu.

Ricardo Sá Fernandes defendeu que “em nenhum partido democrático do mundo se retira a confiança política à sua única deputada por divergências procedimentais e sem lhe dar a oportunidade de se defender” e que “não havia condições nem tempo para poder fazer num Congresso que não fora convocado para esse efeito”.

O advogado apontou que o patido está “numa encruzilhada” porque “ou é capaz de construir as pontes que até agora faltaram ou fica amputado de uma parte de si”.

“O partido deve ter a ambição de ser plural e de absorver várias maneiras de estar na política e na sociedade. Não tem de ter receio de fazer conviver personalidades dissonantes e até contraditórias. Essa é uma riqueza, não uma fraqueza. Com fidelidade aos princípios, é certo, mas sem esquecer que o bom senso e a tolerância são imprescindíveis quando se desce das alturas dos valores para o concreto das pessoas”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Meu caro Ricardo Sá Fernandes! O ‘Livre’ já era, por isso não faça projectos futuros como fez o seu mano com o Bloco. Pirou-se e hoje está no bem- bom da CML a gozar de bons tachos com assessores e tudo. Portanto, perca as esperanças!!

  2. Faz falta à Direção do Livre uma personalidade com o traquejo, experiência e maduridade deste homem. Uma figura, descomprometida, com sabedoria e sensato que conhece a vida e pefilha de utopias bacocas que mais não pretende senão olhar para o seu peculio. São os esquerdistas do Livre, do BE e outros tantos que promovem a descrença de uma ideologia que se sustenta na justiça social com a criação de riqueza. Não pode haver distribuição quando nada há a dsitribuir. Não sei se vai a tempo mas pelo RSF pode dizer que tentou ensinar alguma coisa aos ineptos da direção do Livre.

RESPONDER

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …

Fátima esperava pela mãe à porta da escola. Foi torturada e assassinada

A menina de sete anos desapareceu, no dia 11, quando esperava pela mãe à porta da escola, num bairro da capital mexicana. O seu corpo foi encontrado alguns dias depois, com sinais de tortura. Fátima Anton, …

Última residência do czar Nicolau II reabre portas este verão

O Palácio de Alexandre, na Rússia, vai reabrir ao público este verão, depois ter sido sujeito a obras de remodelação profundas durante oito anos. O Palácio de Alexandre, a última residência do czar Nicolau II antes …

Banco de Portugal quer rever regras sobre governo e controlo interno de bancos

O Banco de Portugal (BdP) vai rever as regras de governo e sistemas de controlo interno nos bancos, incluindo práticas remuneratórias, tendo até 23 de março em consulta pública dois projetos regulamentares. Segundo o Banco de …

"Arca de Noé" na Noruega vai ser reforçada com sementes portuguesas

O Banco Português de Germoplasma Vegetal vai enviar 972 amostras de milho, feijão e trigo para o Banco Mundial de Sementes, na Noruega. As amostras vão ser armazenadas na “Arca de Noé” para acudir caso …

Xanana Gusmão anuncia nova coligação para formação de Governo

O líder do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), Xanana Gusmão, anunciou hoje a formação de uma nova maioria parlamentar para apoiar a formação de um novo Governo em Timor-Leste. "Para ultrapassar o impasse, os partidos …

ESA procura voluntários para tomarem "banho de imersão a seco"

A Agência Espacial Europeia (ESA) está a expandir o seu programa que permite aos investigadores estudar os efeitos da ausência de peso no corpo humano. De acordo com a Agência Espacial Europeia, o programa consiste em …

Oito temas competem por quatro lugares na final do Festival da Canção

O processo de escolha do representante de Portugal no 65.º Festival Eurovisão da Canção, que decorre em maio na Holanda, começa hoje com a primeira semifinal do Festival da Canção, em Lisboa, na qual competem …