Listas de vacinação desatualizadas. Incluem mortos e idosos já imunizados

Christian Bruna / EPA

A lista de contactos de utentes dada pela Saúde à Câmara de Cascais, na semana passada, incluía uma pessoa morta há 20 anos, idosos residentes em lares e já vacinados ou emigrantes.

A notícia é avançada esta quinta-feira pelo Jornal de Notícias que escreve que a lista facultada à Câmara de Cascais para agendar a toma da vacina da covid-19 incluía uma pessoa morta há 20 anos, idosos residentes em lares e já vacinados ou emigrantes. Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais, diz que se trata de um problema generalizado.

Não é só Cascais e não estamos na fase pior. Quando chegar à generalidade da população, vai ser a confusão total”, disse, acrescentando que “as bases de dados estão desatualizadas”.

Perante o caso, Cascais acordou com a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo que será a própria autarquia a realizar os contactos aos utentes e a agendar o dia e hora para a toma da vacina.

Por sua vez, o Sindicato Independente dos Médicos e a Associação de Unidades de Saúde Familiar exigem ao Governo uma operação de atualização dos contactos dos pacientes.

O Jornal de Notícias entrou em contacto com a Segurança Social que remeteu para a Saúde. “É a Saúde que tem a identificação da totalidade dos utentes residentes em lares que foram vacinados”, afirmou fonte oficial. O diário não recebeu resposta do Ministério da Saúde nem da task force.

São várias as autarquias a colaborar com as autoridades de saúde na identificação dos contactos. É o caso da Câmara de Gondomar, que está a colaborar com o agendamento da vacinação e já bateu à porta de 4.294 pessoas sem contacto móvel.

Segundo o JN, as autarquias apelam, assim, a que seja iniciada uma operação de atualização das bases de dados. Os utentes podem também atualizar os contactos junto do centro de saúde ou online.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Não são só as bases de dados que estão desactualizadas. Está desactualizada a “democracia”, está desactualizado o governo, o Presidente da República, os profissionais que são obrigados a trabalhar já fora do prazo de validade devido à burla da Segurança Social. Finalmente, de uma forma ainda mais perniciosa, está desactualizado o modelo de administração do estado e a própria Constituição. O que não deixa de ser curioso é que nem os partidos políticos nem os portugueses de um modo geral estão interessados em actualizar coisa alguma!

    • Pessoas que já morreram á mais de 20 anos, é feio e desonesto falar no Governo, a conclusão natural seria acusar os Governos, e são estas reações Partidárias que com a intenção de fugir com o rabo á seringa vai engrossando o leque Abstencionista.

  2. Estas Listas Julgo ser criadas e mantidas pelos Funcionários Públicos, se não fossem Públicos, teríamos a Assembleia da República a exigir Responsabilidades, e a rolar cabeças, e penalizações.
    Como são Funcionários Públicos temos o Sistema, neste caso encabeçado pelo BE e PCP seguidos por os restantes Partidos Políticos e Comunicação Social do Sistema, a exigir Melhoramentos Salariais, Condições, e Prémios.

  3. Naturalmente que um governo é formado por um ou mais partidos polítcos por força da constituição mas a partir do momento que toma posse passa a ser o governo do país e é responsável pela governação. Falar nisto não tem nada a ver com questões estéticas, deontológicas ou partidárias está apenas em causa uma questão de competência. Ponto!
    Os funcionários públicos dependem do governo, fazem o que os governos os mandam fazer, quando os mandam fazer e da forma que os mandam fazer.
    Começo a pensar que está também desactualizado o “software” de alguns portugueses!

  4. Parem de dizer mal e fazer tábua rasa de tudo, como se isto fosse de simples solução! E não, não sou FP muito menos xuxa!

  5. Mas alguém aqui não percebe que vivemos numa espécie de País chamado “Portugal” ? Montes de burocracia, taxas e mais taxas e taxinhas, papelada para tudo e mais alguma coisa, requerimentos por tudo e por nada, só podia dar nesta confusão total em que se vai transformar esta história da vacinação. Se daqui a um ano estiver vacinada 70% da população teremos muita sorte. Pela aragem se vê quem vai na carruagem, diz o povo na sua imensa sabedoria.

  6. Afinal as novas tecnologias nada de novo trouxeram à paupérrima burocracia do sistema de funcionamento da função pública. Parece estarmos em África!

  7. Que esperam deste governo?
    É normal porque não é só as vacinas é tudo é uma vergonha.
    Essa gente são maçons, seita perigosa…
    Acordem portuguêses, pois quem se safa são os corruptos e ladrões, pois o processos estão a ser arquivados.
    É o mesmo que foi com a casa Pia…

RESPONDER

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …