Listas de vacinação desatualizadas. Incluem mortos e idosos já imunizados

Christian Bruna / EPA

A lista de contactos de utentes dada pela Saúde à Câmara de Cascais, na semana passada, incluía uma pessoa morta há 20 anos, idosos residentes em lares e já vacinados ou emigrantes.

A notícia é avançada esta quinta-feira pelo Jornal de Notícias que escreve que a lista facultada à Câmara de Cascais para agendar a toma da vacina da covid-19 incluía uma pessoa morta há 20 anos, idosos residentes em lares e já vacinados ou emigrantes. Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais, diz que se trata de um problema generalizado.

Não é só Cascais e não estamos na fase pior. Quando chegar à generalidade da população, vai ser a confusão total”, disse, acrescentando que “as bases de dados estão desatualizadas”.

Perante o caso, Cascais acordou com a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo que será a própria autarquia a realizar os contactos aos utentes e a agendar o dia e hora para a toma da vacina.

Por sua vez, o Sindicato Independente dos Médicos e a Associação de Unidades de Saúde Familiar exigem ao Governo uma operação de atualização dos contactos dos pacientes.

O Jornal de Notícias entrou em contacto com a Segurança Social que remeteu para a Saúde. “É a Saúde que tem a identificação da totalidade dos utentes residentes em lares que foram vacinados”, afirmou fonte oficial. O diário não recebeu resposta do Ministério da Saúde nem da task force.

São várias as autarquias a colaborar com as autoridades de saúde na identificação dos contactos. É o caso da Câmara de Gondomar, que está a colaborar com o agendamento da vacinação e já bateu à porta de 4.294 pessoas sem contacto móvel.

Segundo o JN, as autarquias apelam, assim, a que seja iniciada uma operação de atualização das bases de dados. Os utentes podem também atualizar os contactos junto do centro de saúde ou online.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Não são só as bases de dados que estão desactualizadas. Está desactualizada a “democracia”, está desactualizado o governo, o Presidente da República, os profissionais que são obrigados a trabalhar já fora do prazo de validade devido à burla da Segurança Social. Finalmente, de uma forma ainda mais perniciosa, está desactualizado o modelo de administração do estado e a própria Constituição. O que não deixa de ser curioso é que nem os partidos políticos nem os portugueses de um modo geral estão interessados em actualizar coisa alguma!

    • Pessoas que já morreram á mais de 20 anos, é feio e desonesto falar no Governo, a conclusão natural seria acusar os Governos, e são estas reações Partidárias que com a intenção de fugir com o rabo á seringa vai engrossando o leque Abstencionista.

  2. Estas Listas Julgo ser criadas e mantidas pelos Funcionários Públicos, se não fossem Públicos, teríamos a Assembleia da República a exigir Responsabilidades, e a rolar cabeças, e penalizações.
    Como são Funcionários Públicos temos o Sistema, neste caso encabeçado pelo BE e PCP seguidos por os restantes Partidos Políticos e Comunicação Social do Sistema, a exigir Melhoramentos Salariais, Condições, e Prémios.

  3. Naturalmente que um governo é formado por um ou mais partidos polítcos por força da constituição mas a partir do momento que toma posse passa a ser o governo do país e é responsável pela governação. Falar nisto não tem nada a ver com questões estéticas, deontológicas ou partidárias está apenas em causa uma questão de competência. Ponto!
    Os funcionários públicos dependem do governo, fazem o que os governos os mandam fazer, quando os mandam fazer e da forma que os mandam fazer.
    Começo a pensar que está também desactualizado o “software” de alguns portugueses!

  4. Parem de dizer mal e fazer tábua rasa de tudo, como se isto fosse de simples solução! E não, não sou FP muito menos xuxa!

  5. Mas alguém aqui não percebe que vivemos numa espécie de País chamado “Portugal” ? Montes de burocracia, taxas e mais taxas e taxinhas, papelada para tudo e mais alguma coisa, requerimentos por tudo e por nada, só podia dar nesta confusão total em que se vai transformar esta história da vacinação. Se daqui a um ano estiver vacinada 70% da população teremos muita sorte. Pela aragem se vê quem vai na carruagem, diz o povo na sua imensa sabedoria.

  6. Afinal as novas tecnologias nada de novo trouxeram à paupérrima burocracia do sistema de funcionamento da função pública. Parece estarmos em África!

  7. Que esperam deste governo?
    É normal porque não é só as vacinas é tudo é uma vergonha.
    Essa gente são maçons, seita perigosa…
    Acordem portuguêses, pois quem se safa são os corruptos e ladrões, pois o processos estão a ser arquivados.
    É o mesmo que foi com a casa Pia…

RESPONDER

O "toma lá, dá cá" à Esquerda promete continuar. Mas até onde está o Governo disposto a ceder para aprovar o OE?

Bloco de Esquerda e Partido Comunista anunciaram ontem, após a entrega e apresentação do Orçamento do Estado para 2022, que votarão contra a aprovação do documento caso, nas próximas semanas, não lhe sejam incorporadas alterações …

Mundial 2022: violência nas bancadas (e não só) em Inglaterra e na Albânia

Em jogos do mesmo grupo, o empate entre Inglaterra e Ucrânia e a vitória da Polónia na Albânia não tiveram acção apenas no relvado. Nove anos depois, a Inglaterra não ganhou em casa, num jogo de …

Leão diz que OE prevê uma redução de impostos (e garante que Pedro Nuno não é uma "pedra no sapato")

O ministro das Finanças esteve na TVI, esta terça-feira, tendo abordado várias questões sobre a proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), apresentado no mesmo dia aos portugueses. Inicialmente questionado sobre os impostos atualizados à …

Não foi só Cristiano: 12 números interessantes do Portugal-Luxemburgo

Goleada portuguesa contra uma selecção que tem dado trabalho aos adversários. Cristiano, Rui Patrício e João Palhinha são três dos nomes em destaque na análise ao jogo. Portugal transformou um jogo que poderia ser complicado numa …

"O luto de uma vida não cabe em 5 dias". PS quer aumentar faltas justificadas de pais que perdem filho

O PS entregou esta terça-feira no parlamento um projeto para estender o período de luto parental dos atuais cinco para 20 dias, considerando esta mudança da legislação laboral essencial perante casos em que há perda …

Há cinco jogos sem vencer, Palmeiras cai do pódio. Abel culpa calendário "desumano"

O Palmeiras volta a não conseguir vencer para o Brasileirão e caiu do pódio. Com quatro jogos nos últimos dez dias, Abel Ferreira criticou o calendário "desumano". Na passada madrugada, o Palmeiras visitou o terreno do …

Abbott desafia Biden. Governador do Texas proíbe empresas de exigirem vacinação aos funcionários

A decisão surge numa altura em que vários estados estão a desafiar legalmente o plano de vacinação de Biden. Apenas 66% dos americanos elegíveis para se vacinarem o fizeram. O governador Republicado no Texas, Greg Abbott, …

Sem apoios e com despesas a subir, empresas estão à beira do precipício

Adivinham-se dificuldades para uma grande parte das pequenas e médias empresas portuguesas, com um Orçamento que poucos apoios prevê para elas. Se o Orçamento do Estado para 2021 — motivado pela crise pandémica que tinha acabado …

Barcelona aperta o cinto e quer contratar a "custo zero" em janeiro

O mercado de inverno vai ter de ser de contenção para o Barcelona, que precisa de reforçar a equipa. A solução passará por jogadores a "custo zero". O FC Barcelona não vive os seus melhores dias, …

Mulher de Rendeiro tentou impedir PJ de levar quadros suspeitos de serem falsos. Juíza mandou apreender

A PJ suspeita que várias as obras que pertencem ao Estado mas estão à guarda da mulher de Rendeiro possam ser réplicas. A juíza já emitiu um mandado de apreensão e Maria de Jesus Rendeiro …