Grande Lisboa deverá sair da calamidade (mas os autarcas estão preocupados com a segunda vaga)

Tiago Petinga / Lusa

Na próxima semana, o Governo deverá rever o estado de calamidade decretado para a região de Lisboa e Vale do Tejo e algumas restrições deverão ser levantadas. Enquanto isso, os autarcas estão preocupados com uma eventual segunda vaga em setembro.

De acordo com o semanário Expresso, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse, à saída de uma reunião na segunda-feira com o ministro da Educação, secretário de Estado Adjunto e autarcas da Grande Lisboa, que o estado de calamidade se mantém até final de julho.

Segundo o semanário, as 19 freguesias dos concelhos de Lisboa, Sintra, Amadora, Odivelas e Loures vão ter medidas menos restritivas no início de agosto.

Porém, os autarcas da região de Lisboa e Vale do Tejo estão preocupados com uma eventual segunda vaga de covid-19 em setembro.

Bernardino Soares, autarca de Loures, disse, ao Expresso, que evolução no concelho, é “positiva”, mas que é preciso fazer muito para evitar uma recaída em setembro e outubro. Para o autarca, é necessário reforçar a oferta de transportes públicos, reforçar as equipas de saúde pública e reorganizar a gestão regional dos internamentos hospitalares.

O regresso às aulas presenciais também preocupa Bernardino Soares. O autarca considera urgente assegurar a aquisição de material informático e a contratação de pessoal docente e pessoal não docente para garantir as condições de acompanhamento de alunos, apoio aos professores, higienização das escolas e preparação das refeições escolares.

Hugo Martins, autarca de Odivelas, considera necessário “flexibilizar o horário escolar, dando mais autonomia às direções; reorganizar os espaços de tempos livres; aumentar os rácios de pessoal não docente; e reforçar o apoio informático aos professores”.

O autarca apela também que não se baixe a guarda. “Estou preocupado com a possibilidade da existência de falta de zelo, de cuidado por parte de cumprimento das regras pelas diversas entidades”, assume.

Basílio Horta, autarca de Sintra, concelho com mais novos casos, exigiu, em entrevista ao Diário de Notícias, o reforço da capacidade de resposta do serviço de urgência no Hospital Amadora-Sintra. “Estamos realmente preocupados com o que pode vir aí, porque não é só a covid. É a covid a coincidir com a gripe e com a reabertura das escolas. Nós temos aqui 47 mil alunos que vão ter aulas presenciais”, disse.

Na quarta-feira, Portugal registou 252 infetados, cinco mortos e 230 pessoas curadas. Dos novos casos, 85% concentram-se na região de Lisboa e Vale do Tejo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Desconfinamento recua em alguns concelhos, e será suspenso noutros. Mas avança no resto do país

O primeiro-ministro, António Costa, fez uma declaração ao país no final da reunião do Conselho de Ministros que aprovou, esta quinta-feira, as medidas para a terceira fase de desconfinamento da pandemia de covid-19. Apesar do Rt …

"Nova era". Turquia manda delegação ao Egito para normalizar relações

Uma delegação turca vai deslocar-se em maio ao Egito para encontros que visarão a "normalização" das relações entre os dois países, degradadas após vários anos de tensão. "Na sequência do convite dirigido pelo Egito à Turquia, …

Estão a chegar poemas às caixas de correio. A ideia é combater a solidão

“Palavras Vizinhas” é um projeto que pretende contribuir para o combate à solidão e desenvolvimento do sentido de comunidade, através da poesia. Os envelopes sem remetente nem destinatário trazem poemas manuscritos lá dentro. Tudo começou quando …

Ministra da Cultura francesa promete reabertura de Notre-Dame em 2024

A catedral de Notre-Dame, em Paris, vai reabrir em 2024, prometeu, esta quarta-feira, a ministra da Cultura francesa, na véspera de se completarem dois anos desde que um incêndio devastou o mundialmente famoso monumento. A promessa …

“É urgente“. Ex-ministros da educação querem abertura das escolas no verão

Os antigos ministros da educação, Maria de Lurdes Rodrigues e Marçal Grilo, defendem a abertura de escolas no verão para responder às dificuldades causadas pela pandemia. Maria de Lurdes Rodrigues e Marçal Grilo concordam que “é …

"Tirámos Trump de lá". Funcionário da CNN admite que canal quis ajudar Biden a vencer eleições

Um funcionário da CNN falou abertamente com um jornalista disfarçado sobre as motivações políticas que a emissora teve durante a eleição presidencial de 2020. A investigação foi divulgada pela Fox News, que relatou que o funcionário …

Cem mil famílias vão receber 1.300 euros para melhorar conforto térmico de casa

Cerca de 100 mil famílias carenciadas vão receber vouchers no valor de 1.300 euros para melhorar a eficiência energética das suas casas. Parte do dinheiro da “bazuca europeia” vai destinar-se a melhorar a eficiência energética. O …

Juventude Popular defende que corrupção deve prescrever apenas ao fim de 20 anos

A Juventude Popular (JP) preparou um conjunto de "propostas contra a corrupção" e defende que crimes como corrupção ativa e passiva devem prescrever ao fim de 20 anos. A Juventude Popular (JP) defende que crimes como …

EUA abrem "a cada 10 horas" uma nova investigação contra a China

O Departamento Federal de Investigação (FBI) dos Estados Unidos tem mais de duas mil investigações abertas relacionadas com o governo chinês e abre uma nova “a cada 10 horas”, disse o diretor da instituição ao …

São Miguel em Alto Risco a partir das 00h00 de sexta-feira

A ilha de São Miguel, nos Açores, entra oficialmente em situação de Alto Risco de contágio a partir da meia noite desta sexta-feira. A ilha de São Miguel, nos Açores, vai passar para o nível de …