Mais cinco mortes, 252 novos infetados e 230 recuperados

Mahmoud Khaled / EPA

Portugal regista esta quarta-feira mais cinco mortes e 252 novos casos de infeção por covid-19 em relação a terça-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).

No que respeita ao número de óbitos, regista-se nesta quarta-feira menos uma morte do que na véspera, estando o valor acima da média dos últimos sete dias (3,7). A taxa de crescimento face a ontem é de 0,3%, escreve o semanário Expresso.

Já na novas infeções, o número desta quarta-feira é quase o dobro do registando ontem (127) e ligeiramente superior à média dos últimos sete dias (246).

Face à véspera, e de acordo com os dados da DGS, houve um aumento de 0,52%.

De acordo com o boletim, desde o início da pandemia até esta quarta-feira registam-se 49.150 casos de infeção confirmados e 1.702 mortes.

Lisboa e Vale do Tejo, onde há mais surtos ativos, soma esta quarta-feira 24.685 casos, mais 215 infetados do que na véspera e mais quatro mortos. 85% dos novos casos registados são na região da Grande Lisboa.

Há ainda a registar 230 doentes dados recuperados no boletim desta quarta-feira, valor que eleva o total de altas para 33.999.

Menos 896 mil consultas hospitalares até junho

Nesta quarta-feira, a ministra da Saúde revelou que os hospitais realizaram até junho menos 896 mil consultas e os cuidados de saúde primários menos 1,1 milhões, dados que já mostram alguma melhoria na recuperação da atividade assistencial,.

“Já temos junho com dados provisórios encerrados que mostram alguma melhoria” mesmo sem ter ainda começado a funcionar o regime excecional de incentivos à recuperação da atividade assistencial não realizada por causa da pandemia de Covid-19, nos termos previstos no Programa de Estabilização Económica e Social, afirmou Marta Temido na Comissão de Saúde.

Os dados acumulados a maio indicavam menos 900 mil consultas hospitalares e “em junho já recuperámos um bocadinho” e foi “um mês particularmente difícil” sobretudo em grandes hospitais de Lisboa e Vale do Tejo devido ao número de casos de covid-19.

“Claro que são muitas [consultas], mas nunca é demais sublinhar que estamos a falar de 896 mil consultas a menos num sistema que produz 12 milhões de consultas por ano”, enfatizou Marta Temida na audição requerida pelo PSD sobre o “Relatório Anual de Acesso a Cuidados de Saúde nos Estabelecimentos do SNS e Entidades Convencionadas – 2018”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Só Portugal e Lituânia é que ainda não têm 5G na União Europeia

Portugal e a Lituânia eram os dois países da União Europeia (UE) sem serviços de quinta geração (5G) no final de junho, de acordo com último relatório do Observatório Europeu para o 5G. "No final de …

Número três do Benfica suspeito de fraude fiscal

Os investigadores da Operação Saco Azul suspeitam que o Benfica desviou 1,4 milhões de euros, dos 1,8 milhões que pagou à empresa informática Questão Flexível. O semanário Expresso avança, na sua edição desta sexta-feira, que o …

OE2022: PCP já reuniu com o Governo, mas chuta discussões para pós-autárquicas. BE resgata propostas

O Governo já começa a apalpar terreno à esquerda para as negociações do Orçamento do Estado para 2022. O executivo reuniu com o PCP, mas o partido diz que só negoceia após as autárquicas. BE …

Harry Kane a caminho do Manchester City por 187 milhões de euros

A confirmar-se este valor, esta será a segunda maior transferência da história, superada apenas pela saída de Neymar do Barcelona para o PSG em 2017. Segundo avança o The Sun, Harry Kane está mesmo a caminho …

Benfica fez sondagem por Kaio Jorge

O jovem ponta-de-lança estará a ser cobiçado pelos italianos do AC Milan, mas os encarnados também não quiseram ficar para trás. De acordo com o jornal Record, o Benfica fez uma sondagem por Kaio Jorge, o …

Governo propõe que avós ou tios possam usufruir de licença parental

O Executivo propôs aos parceiros sociais que, quando a mãe ou o pai de uma criança estão impedidos de gozar a licença parental, os familiares diretos, como avós, tios ou irmãos, possam fazê-lo e receber …

"Jogo de passa-culpas". Detenção de Vieira abre guerra entre Novo Banco e Fundo de Resolução

O Novo Banco acusa o Fundo de Resolução pelo facto de a venda da dívida da Imosteps, empresa de Luís Filipe Vieira, não ter sido vendida isoladamente a um fundo. A detenção de Luís Filipe Vieira …

Santa Clara goleia na Macedónia do Norte e está mais perto da Europa

O Santa Clara venceu hoje por 3-0 na visita ao Shkupi, em jogo da primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, disputado em Skopje, na Macedónia do Norte. No estádio Arena Nacional Todor Proeski, …

Testes e certificados covid falsos à venda na Internet

Existem cada vez mais casos de venda ilícita de testes negativos e certificados covid. Alguns documentos estão à venda na Internet por 21 euros. Com a obrigatoriedade de apresentar testes negativos à covid-19 ou certificados de …

Sporting quer faturar até 35 milhões de euros com Jovane e Matheus Nunes

O Sporting quer faturar em grande com as vendas de Jovane Cabral e Matheus Nunes. Os 'leões' esperam conseguir uma verba entre os 28 e os 35 milhões de euros pelos dois jogadores. Esta pode ter …