Linha de Fundo: Estrela de Inverno, onda amarela

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

O leão “Campeão de Inverno”. Os golos e os troféus de Ronaldo. E a onda amarela, vista da Linha de Fundo.

Batalha de Leiria ganha com estrelinha

Sporting CP 1 (Pedro Porro 41′) – SC Braga 0

Foi um jogo intenso, competitivo, com muitos duelos, marcado por muita chuva e por um relvado pesado. Pedro Porro fez a diferença e deu a Taça ao Sporting.

Em 3x4x3, ambas as equipas foram sujeitas a uma missão mais musculada. Num relvado encharcado, com algumas zonas onde a bola rolava com muita dificuldade, foi impossível mostrar um futebol mais atrativo e técnico.

Entrou melhor o Sporting, rapidamente equilibrou o SC Braga. Na primeira oportunidade do jogo, os leões chegaram à vantagem. Pedro Porro foi o protagonista. Após um passe longo de Gonçalo Inácio, Porro escapou pela direita, aproveitou a falta de marcação, solto na área rematou colocado para aquele que seria o único momento de golo no jogo. Um lance visto pelos treinadores… na bancada.

Com 30 minutos de jogo, Amorim e Carvalhal trocaram palavras, mas fizeram-no à distância, num momento mais nervoso e próprio das emoções de uma final, e que foi ajuizado de uma forma severa por Tiago Martins, expulsando os treinadores. Pouca sensibilidade e nenhum bom senso por parte do árbitro.

Na segunda parte, minhotos mais acutilantes, criando várias situações ofensivas sem resultado prático. Jogo mais nervoso, momentos finais com oportunidades para as duas equipas, mas com superioridade minhota.

Adán e Coates, foram decisivos para manter a vantagem.

Não foi um jogo bem jogado, missão impossível num relvado deplorável onde se tentou jogar futebol. O SC Braga tudo fez para inverter a situação, frente a um Sporting confiante, solidário e com a tal “estrelinha”. Foi uma batalha dura, foi feliz o leão. Com esforço e dedicação se fez um “Campeão de Inverno”.

Fica o aplauso para a galhardia dos “Guerreiros do Minho”.

Destaque: Sebastián Coates. Nota máxima para o capitão leonino. Um patrão, um líder, a voz de comando. Imperial a desfazer as intenções do adversário. Um dos melhores jogos desde que chegou a Alvalade, em 2015/2016.

Números da Final:

  • O Sporting conquista a 3.ª Taça da Liga.
 É a quarta vez, em quatro finais, que os leões conquistam uma taça frente ao SC Braga (Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaça).
  • Os leões conquistaram três das últimas quatro edições da Taça da Liga, duas delas com Frederico Varandas.
  • 
O treinador dos leões igualou Bruno de Carvalho em número de títulos no Sporting (3).
 Frederico Varandas – Taça de Portugal, Taça da Liga (2).
 Bruno de Carvalho – Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaça.
  • Os bracarenses perdem a sua segunda final da prova em cinco anos (2017 Moreirense e 2021 Sporting).
  • Rúben Amorim conquistou a 8.ª Taça da Liga da carreira, 6 como jogador e 2 como treinador, ninguém conquistou mais do que Amorim nesta prova. Rúben Amorim é o primeiro treinador a conquistar duas Taças da Liga consecutivas por dois clubes diferentes (Sporting e SC Braga).
  • No ranking da prova, os leões, que já tinham vencido em 2017/18 e 2018/19 e perdido as finais de 2007/08 e 2008/09, sempre nos penáltis, isolam-se no segundo lugar, com três cetros, contra dois do Sporting de Braga. Lidera o Benfica, com sete.

Frases da Semana

“Tenho estrelinha, uma boa equipa, aprendi com psicólogos, investi na carreira e sou cunhado do Antero Henrique. Se me quiserem tirar do Sporting, vão ter de pagar tudo, porque estou feliz aqui.” Rúben Amorim, treinador do Sporting, em entrevista à Sport TV.

“Incrível o que vivi. Não tenho palavras… Amo-vos a todos e a Taça vai para vocês.” Pedro Porro, jogador do Sporting CP.

“É um orgulho imenso poder ganhar o meu primeiro troféu com este enorme clube. Têm sido semanas difíceis para todos e infelizmente não podemos celebrar com todos os sportinguistas!” Pedro Gonçalves, jogador do Sporting CP.

“Primeira de muitas”. Nuno Mendes, jogador do Sporting CP.

“Hoje disse antes do jogo que a ganhar seria um título “made in Sporting”. O Matheus disse-me que estava habituado a ganhar coisas no Distrital e de repente está a ganhar uma Taça da Liga. Quando o mister chegou, isto aqui passou a ser mais real. A mensagem passou de maneira diferente. Há que dar os parabéns ao Gonçalo Inácio que fez dois bons jogos. Mas tinha também de referir o Bragança, o Quaresma, o Max, o Jovane, o Matheus.” Luís Neto, jogador do Sporting CP.

Paulo Cunha / Lusa

Sporting é o vencedor da Taça da Liga

“É com grande satisfação que vejo um clube como o Sporting vibrar tanto, tanto, tanto com as vitórias sobre o SC Braga. Mostra que, às vezes, eles sentem-se pequenos ao lado do nosso clube. Na vida é preciso saber ganhar e perder. Também é preciso saber ganhar.” António Salvador, presidente do SC Braga.

“Temos estado a sofrer e vamos continuar a sofrer em relação a todo esse processo, mas somos a equipa que, se calhar, vai criar a imunidade de grupo mais rápido. Já sofremos tanto. A tempestade, acho que a gente vai passar e, quando passar esta tempestade, vamos ficar mais fortes.” Jorge Jesus, treinador do SL Benfica.

“Adoro esta sensação” Cristiano B. Marcou o golo 760 da conta pessoal no jogo que lhe permitiu a conquista do 31.º troféu da carreira, a Supertaça de Itália.

Não é o melhor do mundo, mas treinou muito para se tornar no melhor. Sou um fã do Ronaldo, porque manteve-se humilde e fez por conquistar tudo o que conquistou. Lutou para estar onde está agora.George Weah, ex-futebolista e atual presidente da Libéria.

Campeão? Já esteve mais longe… É importante perceber que temos vindo a crescer na última década e a criar sustentabilidade desportiva e económica. 
Há uma coisa que não podemos esconder: há três clubes em Portugal que têm dimensão social e económica que o Braga não tem. Esse é o grande problema do futebol português, é a desigualdade económica e social entre os clubes. Se formos ver em termos orçamentais, o Braga nunca irá ser campeão. O Braga poderá um dia ser campeão pela forma como montar a equipa e, obviamente, se os outros clubes estiverem num ano menos bom, o que não é fácil. Combater orçamentos de cento e tal milhões em ordenados com 15 milhões é difícil. O dinheiro não é tudo, mas ajuda a ter os melhores”. António Salvador, presidente do SC Braga.

Dou-me bem com toda a gente. Temos um grupo fantástico, um grupo jovem, mas com bons miúdos, que querem aprender e têm qualidade. Não me sinto aquele velho que as pessoas dizem no meio deles. Gosto de lhes dar essa confiança para poderem partilhar algumas brincadeiras comigo. Esse espírito de grupo reflete-se dentro de campo.” Ricardo Quaresma, jogador do Vitória SC.

“Estou muito feliz e orgulhoso por me tornar selecionador de futebol da Polónia. A Polónia é um país de futebol. Juntos seremos capazes de lutar pelo próximo campeonato da Europa.” Paulo Sousa, novo selecionador da Polónia.

“Valeu a pena todo o esforço. Percebemos que a Taça da Liga tinha lugar no calendário competitivo. Quando fizemos esta transição de Braga para Leiria, ficamos desiludidos por não dar ao município de Leiria tudo o que esta competição pode dar. Podemos adiantar aqui que a competição fica em Leiria não nos próximos três, mas sim nos próximos quatro anos. Este era para ser o primeiro ano, mas será o ano zero. Esta competição está amputada do principio maior. Falta a relação com a comunidade… falta a festa.” Pedro Proença, presidente da Liga Portugal.

Não ficou nada na conta. Ficou lá o bonequinho do Multibanco a dizer adeus. A verdade é que também nunca ganhei muito dinheiro quando era futebolista. Ganhei algum. Falo abertamente sobre isto, sem problema. Comprei um apartamento de 250 mil euros e paguei 100 mil. Tinha condições para ter pago tudo? Tinha. Mas onde é que derreti o resto? É impressionante. Ganhava mil contos nos juniores e chegava ao fim sem dinheiro. Com alojamento e alimentação pagos. Isto não é normal.Pepa, treinador do Paços de Ferreira, em entrevista ao Maisfutebol.

Hugo Delgado / Lusa

Inicialmente, não tive sintomas. Depois, tive dores de cabeça, mas pensei que seria do clima e do facto de andar normalmente de t-shirt e casaco. Acordava ensopado. A minha mulher também deu positivo, esteve três/quatro dias mal, com dores de cabeça e no corpo e transpirava muito. Ainda hoje, não recuperou o olfato e paladar. A partir do quinto dia, começou a melhorar. Perdi quatro quilos e, sinceramente, senti alguma dificuldade no regresso à competição. Precisei de fazer treino intensivo para recuperar a minha forma. O coronavírus é uma questão muito séria e preocupante. É uma gripe, só que pior.Haris Seferovic, jogador do SL Benfica, já de regresso aos relvados depois de ter estado infetado com covid-19.

“É oficial! Sou o novo treinador do Gaziantep. Estou muito feliz e orgulhoso por liderar a equipa do Gaziantep. Vamo-nos esforçar por continuar com o crescimento e sucesso do clube, com um espírito ambicioso. Sempre pronto para lutar e ganhar”. Ricardo Sá Pinto, novo treinador da equipa turca do Gaziantep, que empatou a um golo na receção ao Hatayspor, na 21.ª jornada da Liga turca, e segue em quarto lugar, agora mais distante dos três primeiros.

Muitas vezes temos pessoas que nos cumprimentam e dizem que fizemos um bom trabalho. Podem ser cinco, seis ou dez pessoas. Mas se um diz que você não presta, vamos para casa focados no que esse disse, em vez de valorizarmos os elogios. O ser humano é assim. Temos de usar o que temos no meio das duas orelhas a nosso favor. As montanhas são muito grandes, tivemos uma há dois dias, outra hoje, outra a seguir, temos de descer, subir… Precisamos de todos na máxima força mental, física e tática.” Abel Ferreira, treinador do Palmeiras.

Ele é um daqueles jogadores que corre e cobre o campo todo em todos os jogos. É muito bom a recuperar e a recarregar as baterias. Desde que chegou ele tem sido absolutamente incansável e não, não está cansado. Se eu lhe perguntar, não há absolutamente hipótese nenhuma de ele dizer que está cansado“, Ole Gunnar Solskjaer, treinador do Manchester United, sobre a condição física de Bruno Fernandes.

Peter Powell / EPA Pool

“Estou sempre à disposição da direção. Não estou aqui para lhes moer o juízo. Coloco o meu lugar à disposição deles. Sempre. Quando os resultados não aparecem, não há problema. Se decidirem que os resultados não são bons e que eu não estou à altura, não é preciso despedirem-me. Se houver necessidade de mudar, estou à disposição.” André Villas-Boas, treinador do Marselha.

“Começámos juntos na seleção com 15 ou 16 anos, fomos campeões da Europa e do Mundo de sub-21, ganhámos tudo o que havia para ganhar. Ele foi muito importante na minha carreira, eu, certamente também o ajudei. Temos uma grande amizade, partilhámos muita coisa dentro e fora do campo. Parecíamos o Bud Spencer e o Terence Hill. Levou mais estaladas minhas do que do pai.” Gennaro Gattuso, treinador do Nápoles, sobre a especial relação de amizade com Andrea Pirlo, treinador da Juventus.

“Às vezes visto-me para ir ao supermercado. Tenho visto muito Netflix. Há uma série muita boa agora: Lupin. Adoro. Também gosto muito de Designated Survivor.” Rúben Dias, jogador do Manchester City, sobre os dias de confinamento.

Clive Brunskill / EPA POOL

“Há muito lusco-fusco. É um rendimento muito importante para os clubes, entre 700 e 800 milhões de euros para cada um, mas também carrega uma afetação considerável. Possivelmente, as ligas domésticas não teriam tanto valor. Durante os primeiros três anos, as ligas foram encerradas, mas depois disso houve planos de promoção e despromoção. É um contrato que se assina por sete anos e é vinculativo e subordinado a eles. Há uma cláusula muito elevada. Penso que são 18 equipas. Pode ser pão para hoje e fome para amanhã.” Joan Laporta, candidato à presidência do Barcelona, sobre a eventual criação da SuperLiga europeia.

“A realização dos Jogos é o nosso caminho, não discutimos outro.” Toshiro Mutu, diretor executivo do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

Números da Semana

  • 760 – Cristiano Ronaldo marcou o golo 760 da carreira!!! Está batida a marca de Josep Bican, antigo glória austríaca (759). O capitão da Seleção de Portugal é o melhor goleador da história do futebol.
  • 33 – A Juventus conquistou a Supertaça de Itália e Cristiano Ronaldo ficou a um troféu de Vítor Baía. O internacional português fez o primeiro golo no 2-0 sobre o Nápoles. Cristiano ganhou o 33.º troféu da carreira e está a um de Vítor Baía, o recordista português.
  • 15 – Cristiano Ronaldo foi eleito pela 15.ª vez para a equipa masculina do ano, referente a 2020, votada pelos adeptos no site oficial da UEFA. Numa lista dominada pelo Bayern Munique, vencedor da última edição da Liga dos Campeões, Ronaldo tem a companhia do argentino Lionel Messi (Barcelona), que aparece pela 12.º vez nas escolhas, e do polaco Robert Lewandowski, do emblema germânico, eleito jogador do ano da UEFA em 2020.

    O onze fica completo com Manuel Neuer (Bayern Munique), Joshua Kimmich (Bayern Munique), Sergio Ramos (Real Madrid), Virgil van Dijk (Liverpool), Alphonso Davies (Bayern Munique) ), Thiago Alcântara (Bayern Munique/Liverpool), Kevin De Bruyne (Manchester City) e Neymar (Paris Saint-Germain).

  • 15 – O FC Porto é a equipa portuguesa com melhor classificação no ranking dos melhores clubes do Mundo em 2020, elaborado pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol, ocupando o 15.º lugar (197 pontos) numa tabela liderada pelo Bayern, campeão da Alemanha e da Europa no ano passado.
    Seguem-se SL Benfica, no 27.º lugar, e SC Braga, 48.º. O Sporting é 81.º e o Rio Ave fecha o top 5 de equipas portuguesas no ranking, no 113.º lugar.
  • 100 – O Sporting Clube de Braga celebrou 100 anos a 19 de janeiro de 2021. Foi nesse dia, em 1921, que um grupo de jovens, na sua maioria estudantes – destaque para Celestino Lobo, Carlos José de Morais, os irmãos Carvalho, Eurico Sameiro, Costinha, João Gomes (que viria a ser o primeiro presidente) e ainda Joaquim de Oliveira Costa – se reuniram à volta da ideia de criar um clube de futebol que representasse a cidade de Braga. Parabéns.

  • 40.000 – Já foram realizados 40 mil testes à covid-19 no futebol profissional em Portugal. No total, desses 40 mil testes, 15 por cento das pessoas que fazem parte da organização (jogadores, equipas técnicas, dirigentes e restante pessoal) em torno das provas profissionais testaram positivo. Destes 15 por cento, agentes desportivos representam 0,98 por cento de todos os intervenientes, num total de 393 pessoas que já testaram positivo.
  • 11 – Que surpresa!!! O Palmeiras convocou 11 sócios com oferta de convites para assistirem à final da Taça Libertadores da América, que será realizada no dia 30 de janeiro, às 20 horas, contra o Santos, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O convite foi feito de surpresa, por meio de uma chamada de vídeo do técnico Abel Ferreira. De acordo com o Palmeiras, os critérios para a seleção dos sócios foram “assiduidade nos jogos do Palmeiras e tempo de contribuição com o plano de sócio, além do esforço para manter a mensalidade em dia durante a pandemia.”
  • 6 – Surreal. A Roma de Paulo Fonseca fez seis substituições (!!!) frente ao Spezia. Já não bastava o desaire por 4-2 que ditou o afastamento da Taça de Itália, a Roma viu-se envolvida num erro de amadores, ao realizar mais uma substituição do que as que são permitidas. Ao todo, diante do Spezia, os romanos fizeram seis alterações ao longo do jogo, quatro no tempo regulamentar e mais duas no prolongamento.
  • 9 – Mario Mandžukić, avançado croata, é reforço do AC Milan. Assinou contrato até final da época, com mais uma de opção. Aos 34 anos, estava sem clube depois de ter saído do Al-Duhail, do Catar, onde atuou em apenas sete jogos no último ano. Trata-se de um regresso a Itália, depois de cinco anos na Juventus, onde marcou 44 golos em 162 jogos. É o novo camisola 9 do AC Milan.
  • 35 – Luton Shelton, figura histórica do futebol jamaicano, morreu na passada sexta-feira, 22 de janeiro, aos 35 anos vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica. Jogou na Premier League com a camisola do Sheffield United na época 2006/07, cumpriu 75 jogos pela seleção da Jamaica e apontou 35 golos, que lhe valeram o estatuto de melhor marcador pelo seu país.

Equipa da Semana

Este Paços de Ferreira é cada vez mais um caso sério

A equipa treinada por Pepa continua a surpreender no Campeonato, somando por vitórias os últimos quatro jogos realizados. É a melhor série na prova.

Se este é um registo digno de sublinhado, acresce ainda o facto de os castores o terem feito sem sofrer qualquer golo. Na jornada 15, depois de mais uma vitória, 0-3 frente ao Maritímo, Pepe assumiu alguma surpresa, “para mim é surreal estar há quatro jogos sem sofrer golos, dá muito trabalho, mas acima de tudo o grupo procura isso porque sabemos que ao não sofrer estamos sempre mais próximos de ganhar os jogos.”

Foi um mês de janeiro imaculado. Começou com o triunfo ao Rio Ave (2-0), seguiu-se a vitória em Famalicão (0-2), igual resultado em casa frente ao SC Braga e novo resultado positivo na Madeira (0-3), diante do Marítimo. Estamos perante uma equipa bem trabalhada, com planos de jogo bem definidos, conseguindo com sucesso passar as ideias do treino à prática. Uma formação solidária, talentosa e que traz alegria aos relvados.

É das equipas que dá gosto ver jogar. Está mais do que comprovado o estatuto de equipa sensação. Mais uma jornada, mais uma vitória.

  Teófilo Fernando, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ó Salvador, claro que o Sporting se sente pequeno perante o Benfica B, será talvez uma questão de se saber com quantos adversários se vai defrontar no jogo!

RESPONDER

A judoca Bárbara Timo

Judoca Bárbara Timo conquista ouro nos -63kg no Grand Slam de Paris

A judoca portuguesa Bárbara Timo conquistou, este sábado, a medalha de ouro no primeiro dia do Grand Slam de Paris, na sua estreia na categoria -63 kg em provas do circuito mundial. Bárbara Timo, de 30 …

Afinal, o início do Universo pode nunca ter realmente existido

Investigador português da Universidade de Liverpool partiu da teoria dos conjuntos causais para pôr em causa alguns dos conceitos mais importantes na complexa evolução do Universo. A ideia de que o nosso universo foi criado através …

Exoplaneta gigante conseguiu sobreviver à morte da sua estrela

Cientistas encontraram um exoplaneta gigante que parece ter conseguido sobreviver à morte da sua estrela, orbitando neste momento uma anã branca. As anãs brancas são o processo final de estrelas e chegam a ser tão densas …

Homem budista a meditar

O tukdam - um estado mental "meio-morto" dos monges budistas - é o novo fascínio da ciência

Os monges budistas conseguem chegar a um estado de meditação tão profunda que não é detectada qualquer actividade cerebral. No Budismo no Tibete, há um conceito mítico conhecido como "thukdam" ou "tukdam". Acredita-se que este é …

Trofense 1-2 Benfica | Águias passam a rasar

O Benfica, da I Liga, venceu hoje o Trofense, da II Liga, por 2-1, no prolongamento, depois do 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue …

Como nasceu o mito dos vampiros? Mais doenças e menos Drácula

Os vampiros são um mito com séculos de história e que podem estar associados a doenças como a raiva e a pelagra — e não ao Drácula. O vampiro é uma imagem comum na cultura pop …

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …

Monumento Pillar of Shame, na Universidade de Hong Kong

Pillar of Shame foi, em tempos, um testemunho da liberdade de Hong Kong. Agora, dizem-lhe adeus

Em tempos, a escultura Pillar of Shame, plantada na Universidade de Hong Kong, foi um testemunho das liberdades da cidade. Agora, está a ser removida. Exposta há mais de 20 anos na Universidade de Hong Kong, …

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …

Novo SEF deverá chamar-se Agência para as Migrações e Asilo

Afinal, já não vai haver um Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas sim uma Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA). De acordo com o …