“Olha que é a sexta substituição! Tens a certeza?”. Erro pode levar à saída de Paulo Fonseca

2

(dr) AS Roma

Paulo Fonseca, treinador da AS Roma.

Não tivesse a Roma sido eliminada dentro de campo nos ‘oitavos’ da Taça de Itália, a equipa de Paulo Fonseca acabaria por perder o jogo na secretaria, depois de ter feito seis substituições.

O treinador da AS Roma, Paulo Fonseca, protagonizou esta terça-feira um momento insólito, que muita tinta tem feito correr na imprensa internacional. A equipa da capital italiana foi eliminada nos oitavos de final da Taça de Itália pelo modesto Spezia, mas a razão da polémica não está propriamente relacionada com a derrota, mas sim com um erro cometido pela equipa técnica.

O início do jogo foi um presságio do que estaria para acontecer. Aos 15 minutos de jogo, o Spezia já ganhava por 0-2, com golos de Galabinov e Saponara. A equipa comandada por Paulo Fonseca acabaria por recuperar e igual o marcador.

O drama estava guardado já para o fim do encontro. Ao minuto 90+1, Gianluca Mancini foi expulso e, apenas um minuto depois, o guarda-redes Pau López seguiu o mesmo caminho. Em dois meros minutos, a Roma estava reduzida a nove unidades.

Com quatro substituições já feitas, com as entradas de Karsdorp, Veretout, Carles Pérez e Edin Dzeko, a Roma preparava-se para fazer entrar mais dois elementos: Roger Ibañez e Daniel Fuzato. Foi então que se deu o momento insólito da noite.

De dentro do campo ouve-se o clamar do capitão Lorenzo Pellegrini para o banco: “Olha que é a sexta substituição, hã? Tens a certeza?“. A pergunta foi dirigida ao team manager Gianluca Gombar, que se preparava para fazer a troca ilegal.

A substituição acabou mesmo por acontecer, apesar do aviso do médio romano e, não tivesse a Roma sido eliminada nos 120 minutos em campo, a equipa de Paulo Fonseca acabaria por perder o jogo na secretaria.

A falta de profissionalismo da equipa técnica da ‘i Lupi’ não deixou a imprensa italiana indiferente. “O ridículo é inaceitável”, escreveu o conceituado jornal desportivo Gazzetta dello Sport.

No final do jogo, o treinador português assumiu o erro nas substituições. “Se há um problema, temos de discuti-lo internamente. E há um problema”, disse Paulo Fonseca, em declarações à RAI Sport.

“Estamos a atravessar um momento difícil. Queríamos ir mais longe na Taça de Itália, mas não me posso queixar da atitude destes rapazes. Temos de preparar o próximo jogo. As ocasiões que criámos durante os 90 minutos deviam ser suficientes para vencer”, acrescentou.

Esta não é a primeira vez que algo semelhante acontece na AS Roma. O team manager já esteve envolvido numa outra polémica em setembro do ano passado, quando a utilização irregular de Amadou Diawara ditou a derrota frente ao Verona num encontro para a Serie A.

A família Friekin, que detém o clube, reuniu-se com o diretor-geral, o ex-Benfica Tiago Pinto, para decidirem o que fazer. O forte endividamento do clube terá levado a direção a optar pela continuidade do português no cargo, embora a Gazzetta dello Sport escreva que uma derrota no próximo jogo, neste sábado, pode empurrar Paulo Fonseca para a porta de saída.

Daniel Costa, ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.