Lei do mercado faz preço da Pfizer disparar: custa agora quase 20 euros por dose

Jean-Francois Monier / AFP

Boyko Borissov, primeiro-ministro da Bulgária, revelou no domingo que o preço unitário da vacina da Pfizer/BioNTech está a subir. Segundo o governante, estão a ser negociados contratos a um preço unitário de 19,5 euros.

A notícia é avançada pelo jornal Expresso e surge numa altura em que a Europa tenta alcançar o objetivo de atingir a imunidade de grupo no verão, enquanto enfrenta atrasos nas encomendas.

O primeiro-ministro búlgaro disse, no domingo, que o preço de cada dose da vacina da Pfizer/BioNTech tem subido ao ponto de, neste momento, estarem a ser negociados contratos a um preço unitário de 19,5 euros, mais 63% do que o preço inicial.

“A [vacina da] Pfizer custava 12 euros, depois passou para os 15,50. Estão a ser assinados contratos [pela Comissão Europeia (CE)] para 900 milhões de vacinas a um preço de 19,50 euros”, disse Boyko Borissov ao site de notícias europeu Euractiv.

A Comissão Europeia admitiu as negociações para a compra de cerca de dois mil milhões de vacinas esta segunda-feira de manhã, mas não confirmou os preços de compra nem a sua inflação ou a empresa com quem está a negociar.

“Não falamos sobre os preços de potenciais contratos. O objetivo é o de estarmos preparados para 2022 e depois. Identificámos a necessidade de quase dois mil milhões de doses que serão necessárias para enfrentar os desafios”, disse Stefan De Keersmaecker, porta-voz da Comissão.

De acordo com o primeiro-ministro da Bulgária, os desafios prendem-se com as novas variantes do vírus.

“Agora temos mais medo da variante francesa. Tantas outras variantes irão surgir… Porque 19,50 euros por 900 milhões [de doses] custará quase 18 mil milhões“, adiantou, alertando que os países devem definir orçamentos muito mais altos para incluir o esforço com a vacinação.

Stefan De Keersmaecker indicou que a Comissão Europeia decidiu avançar para a compra de mais dois mil milhões de doses para “estarmos bem preparados em 2022-2023”, “precisamente para darmos resposta aos riscos associados às novas variantes”. No entanto, não confirmou se havia negociações com a Pfizer para a compra das tais 900 milhões de doses a 19,50 euros por unidade.

Em dezembro, a secretária de Estado belga Eva De Bleeker partilhou, no Twitter, uma tabela com os preços negociados pela União Europeia (UE), apesar de a Comissão não divulgar os preços a que tem negociado as vacinas.

A tabela incluía os preços das vacinas negociados pela Comissão, bem como o número de doses adquiridas pelo Governo da Bélgica. O tweet acabou por ser apagado, mas soube-se que a vacina da AstraZeneca custava 1,78 euros por dose contra os 12 euros da Pfizer-BioNTech.

A Reuters conseguiu apurar que a União Europeia acordou pagar 12 e 15,5 euros por unidade à Pfizer-BioNTech. Os Estados-membros apoiam o plano, mas ainda não houve uma aprovação definitiva.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …