Laos anuncia que venceu a covid-19. Está sem novos casos há 59 dias

Enric Fontcuberta / EPA

O Governo de Laos anunciou que venceu a covid-19, depois de ter dado alta ao último dos seus 19 pacientes hospitalizados por causa do novo coronavírus e de não ter registado nenhuma nova infeção em 59 dias.

“Laos obteve uma importante vitória na primeira campanha contra este inimigo implacável”, anunciou o primeiro-ministro laociano, Thongloun Sisoulith, em conferência de imprensa, na sexta-feira, de acordo com o site local The Laotian Times.

A nação isolada do Laos foi um dos últimos países a detetar os primeiros casos de covid-19 dentro das suas fronteiras, a 24 de março, quando uma guia turística, de 36 anos, que tinha acompanhado um grupo de europeus, e um homem, de 28 anos, que tinha estado num congresso em Banguecoque, foram diagnosticados com o novo coronavírus.

O diagnóstico tardio resultou, em grande parte, da escassez de testes neste país de mais de sete milhões de habitantes, onde, até ao momento, foram realizados apenas 8926 testes e detetados 19 casos, sem nenhuma morte, de acordo com os dados recolhidos na página de Internet do Comité Nacional de Prevenção e Controlo da covid-19.

O regime comunista do país impôs medidas rigorosas para conter a pandemia, incluindo a quarentena obrigatória de todos os cidadãos – com exceção da compra de bens essenciais ou da visita a hospitais -, a proibição de viajar para outras províncias e o encerramento total das suas fronteiras, bem como de estabelecimentos como bares, restaurantes ou ginásios.

As medidas foram flexibilizadas no final de maio, com a abertura de centros educativos, de salas de cinema e com a autorização de eventos desportivos, embora sem espetadores, mas as fronteiras permaneceram fechadas, exceto em casos especiais e com autorização expressa.

A pandemia de covid-19 já provocou quase 423 mil mortos e infetou mais de 7,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Libertados nos EUA os primeiros mosquitos geneticamente modificados

Foi a primeira vez que mosquitos geneticamente modificados foram libertados nos Estados Unidos. O objetivo é suprimir populações de mosquitos transmissores de doenças. De acordo com o site Live Science, a empresa de biotecnologia Oxitec lançou …

Descobertos os restos de nove Neandertais numa gruta em Itália

Os restos de nove Neandertais foram descobertos na Gruta de Guattari, em San Felice Circeo, na costa entre Roma e Nápoles, onde já tinham sido encontrados vestígios da presença Neandertal, anunciou este sábado o ministro …

Leis draconianas na Malásia. Fahmi Reza foi detido por insultar a rainha com playlist no Spotify

A sátira desempenha um importante papel na sociedade. Na Malásia, as leis draconianas estão a reacender o debate em torno da liberdade de expressão. Fahmi Reza, um artista gráfico e ativista social malaio, foi detido no …

António Barreto

Portugal vai ter "um problema de cor de pele" (por muitos anos e com conflitos)

O sociólogo António Barreto considera que Portugal vai "ter um problema" de "cor de pele" e "por muitos anos". Uma ideia defendida numa entrevista onde se reporta para "o que se passa em toda a …

Um laboratório vivo. Há residentes "superimunes" à covid-19 numa pequena cidade italiana

A pequena cidade de Vo, no norte de Itália, tornou-se um dos primeiros locais com um surto de covid-19 da Europa em fevereiro de 2020. Agora, os cientistas descobriram que a cidade abriga um número …

Portugal com duas mortes e 406 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 406 novos casos de infeção pelo coronavírus e nova descida no número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

Portugal "tem nível de rendimentos baixíssimo". Muitos municípios que perdem população desde o final II Guerra

Portugal tem municípios que perdem população desde o final da II Guerra Mundial e dificilmente fenómenos como o teletrabalho irão alterar esta paisagem, na opinião do geógrafo Álvaro Domingues, da Universidade do Porto. Em entrevista à …

Gestora em teletrabalho esqueceu-se da filha no carro. Bebé encontrada sem vida sete horas depois

Maria Pilar, uma bebé de dois anos, morreu esta sexta-feira, depois de ter ficado esquecida dentro do carro durante cerca de sete horas. A menina de dois anos esteve cerca de sete horas dentro do carro, …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Cimeira Social cheia de boas intenções deixa factura de um milhão de euros (e "erro" na comida da PSP)

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia comprometeram-se, na Cimeira Social do Porto, a "trabalhar em prol de uma Europa social". Mas o evento deixa uma polémica com as refeições distribuídas aos …

Alfredo Casimiro contrata Banco Nomura para vender 50,1% da Groundforce

O principal acionista da Groundforce anunciou este sábado, em comunicado, ter contratado o banco Nomura para assessorar a venda da participação de 50,1% da Pasogal na empresa de handling Groundforce, e pediu "especial atenção" ao …