Laos anuncia que venceu a covid-19. Está sem novos casos há 59 dias

Enric Fontcuberta / EPA

O Governo de Laos anunciou que venceu a covid-19, depois de ter dado alta ao último dos seus 19 pacientes hospitalizados por causa do novo coronavírus e de não ter registado nenhuma nova infeção em 59 dias.

“Laos obteve uma importante vitória na primeira campanha contra este inimigo implacável”, anunciou o primeiro-ministro laociano, Thongloun Sisoulith, em conferência de imprensa, na sexta-feira, de acordo com o site local The Laotian Times.

A nação isolada do Laos foi um dos últimos países a detetar os primeiros casos de covid-19 dentro das suas fronteiras, a 24 de março, quando uma guia turística, de 36 anos, que tinha acompanhado um grupo de europeus, e um homem, de 28 anos, que tinha estado num congresso em Banguecoque, foram diagnosticados com o novo coronavírus.

O diagnóstico tardio resultou, em grande parte, da escassez de testes neste país de mais de sete milhões de habitantes, onde, até ao momento, foram realizados apenas 8926 testes e detetados 19 casos, sem nenhuma morte, de acordo com os dados recolhidos na página de Internet do Comité Nacional de Prevenção e Controlo da covid-19.

O regime comunista do país impôs medidas rigorosas para conter a pandemia, incluindo a quarentena obrigatória de todos os cidadãos – com exceção da compra de bens essenciais ou da visita a hospitais -, a proibição de viajar para outras províncias e o encerramento total das suas fronteiras, bem como de estabelecimentos como bares, restaurantes ou ginásios.

As medidas foram flexibilizadas no final de maio, com a abertura de centros educativos, de salas de cinema e com a autorização de eventos desportivos, embora sem espetadores, mas as fronteiras permaneceram fechadas, exceto em casos especiais e com autorização expressa.

A pandemia de covid-19 já provocou quase 423 mil mortos e infetou mais de 7,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …