“Acalmar os ânimos.” Justiça brasileira impede exibição do especial de Natal da Porta dos Fundos

Netflix

“A primeira tentação de Cristo”, Porta dos Fundos

Um juiz do Tribunal de Justiça do estado brasileiro do Rio de Janeiro determinou esta quarta-feira que a Porta dos Fundos e a Netflix deixem de exibir o especial de Natal “A Primeira Tentação de Cristo”.

A decisão provisória responde a um pedido da Associação Centro Dom Bosco de Fé e Cultura e foi tomada pelo magistrado Benedicto Abicair.

Depois de apresentar argumentos e a linha jurídica que adotou, o juiz que deferiu o pedido contra o grupo humorístico considerou “mais adequado e benéfico, não só para a comunidade cristã, mas para a sociedade brasileira, majoritariamente cristã”, que o conteúdo seja retirado “até que se julgue o mérito”, recorrendo-se, assim, “à cautela, para acalmar ânimos”.

A três de dezembro, a produtora do grupo Porta dos Fundos lançou o especial de Natal “A Primeira Tentação de Cristo” no qual Jesus é representado como um jovem que terá tido uma experiência homossexual e também insinua que o casal bíblico Maria e José viveram um triângulo amoroso com Deus.

A sátira, de 46 minutos, protagonizado pelos humoristas brasileiros Gregorio Duvivier e Fábio Porchat, não agradou a grupos religiosos, que criticaram a temática. Foi também lançada uma petição contra o filme, com mais de dois milhões de assinaturas de pessoas que consideram que a obra “ofende gravemente os cristãos”.

Na madrugada de 24 de dezembro, na véspera de Natal, a sede da Porta dos Fundos, no Rio de Janeiro, foi alvo de um atentado que não provocou vítimas. Numa nota, a produtora condenou “todos os atos de violência” e afirmou esperar que “os responsáveis por este ataque sejam encontrados e punidos”.

O incidente foi filmado pelas câmaras de vigilância, tendo as imagens sido entregues às autoridades. Eduardo Fauzi Richard Cerquise, um dos suspeitos de participar do ataque à produtora do Porta dos Fundos, já foi identificado pelas autoridades brasileiras embora se encontre na Rússia.

O suspeito fazia parte da Frente Integralista Brasileira (FIB), um dos principais grupos nacionalistas e de extrema-direita do Brasil, e que se define como defensora dos valores cristãos, da propriedade privada e da família.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • E que tal respeitar a liberdade religiosa e religião dos outros? Eu nasci e fui criado na religião católica, hoje não me revejo na maioria do que prega a religião católica e muito menos qualquer outra religião mas tenho a obrigação de respeitar as crenças dos outros. Muito do terrorismo que acontece pelo mundo tem como base a intolerância e descriminação religiosa, e o desrespeito. Não obstante o fanatismo religioso é, tal como disse Karl Marx, o ópio do povo.
      Liberdade não é o mesmo que libertinagem, ora vejamos, eu posso chamá-la de algo muito ofensivo, mas isso vai além dos limites da liberdade e entra não só na libertinagem como também no desrespeito, ofensa, injúria e até crime. Mas se eu fosse frívolo fá-lo-ia e quando você me chamasse à atenção por isso eu simplesmente dir-lhe-ia que estava no meu direito como cidadão e era livre de o fazer, e se o zap me bloqueasse o comentário queixar-me-ia que estava a ser vítima de censura! A sua liberdade termina quando se sobrepõe ou fere de qualquer modo a liberdade de outros, o respeito é bom e todo mundo gosta.

      • Já pensou que se calhar também é um desrespeito pela liberdade das pessoas envolvidas na Porta dos Fundos não lhes permitir expressarem-se livremente? Essa questão da liberdade dos outros só é relevante quando alguém impede ou prejudica efetivamente outro. Os cristãos podem alegremente seguir a sua vida ignorando completamente a Porta dos Fundos, pois a sua liberdade não foi afetada em nenhum sentido prático.

      • “E que tal respeitar a liberdade religiosa e religião dos outros?”

        Mas em que é que a sua liberdade religiosa foi desrespeitada? Não continua a ser livre de ter e praticar a sua religião? Os humoristas e todos os apreciadores desta arte, esses sim vão ser desrespeitados através de um ato medieval de censura.

        “…mas tenho a obrigação de respeitar as crenças dos outros.”

        Mas porque é que tem a obrigação de respeitar as crenças dos outros?
        Especialmente quando essas crenças são fundadas em superstições milenares que atrasaram e continuam a atrasar o progresso civilizacional.

RESPONDER

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …

Quase cem mil crianças contraíram a covid-19 em apenas duas semanas nos Estados Unidos

Noventa e sete mil crianças norte-americanas foram identificadas como infetadas com o novo coronavírus (covid-19) nas últimas semanas de julho. Os números relativos a estas duas semanas são avançados pela empresa norte-americana, que cita um relatório …

A1 terá novo acesso em Grijó no sentido sul/norte em 2021

A autoestrada A1 terá em 2021 um novo acesso em Grijó, concelho de Vila Nova de Gaia, no sentido sul/norte, revelou esta segunda-feira o presidente da autarquia que acredita que, com este projeto, o nó …

Tiros em frente à Casa Branca levam à retirada de Trump de conferência de imprensa

Um agente do Serviço Secreto retirou, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano da sala na Casa Banca na qual estava a começar uma conferência de imprensa. O período em que Donald Trump esteve fora da sala foi …

Nani candidato a melhor jogador nos Estados Unidos

Internacional português e o colega João Moutinho (este para melhor jovem) estão na corrida para os prémios e também para o onze. Os futebolistas portugueses Nani e João Moutinho, ambos do Orlando City, estão entre os …

102 dias depois, coronavírus regressa à Nova Zelândia

A Nova Zelândia anunciou a sua primeira infeção por coronavírus transmitida localmente em 102 dias esta terça-feira, o que levou a primeira-ministra do país a emitir uma ordem de confinamento em Auckland, a maior cidade …

Taiwan acusa China de querer fazer da ilha o "próximo Hong Kong"

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Taiwan, Joseph Wu, disse que há pressão da China sobre a ilha para aceitar condições políticas que farão de Taiwan o próximo Hong Kong. A Presidente de Taiwan recebeu esta …