“Acalmar os ânimos.” Justiça brasileira impede exibição do especial de Natal da Porta dos Fundos

Netflix

“A primeira tentação de Cristo”, Porta dos Fundos

Um juiz do Tribunal de Justiça do estado brasileiro do Rio de Janeiro determinou esta quarta-feira que a Porta dos Fundos e a Netflix deixem de exibir o especial de Natal “A Primeira Tentação de Cristo”.

A decisão provisória responde a um pedido da Associação Centro Dom Bosco de Fé e Cultura e foi tomada pelo magistrado Benedicto Abicair.

Depois de apresentar argumentos e a linha jurídica que adotou, o juiz que deferiu o pedido contra o grupo humorístico considerou “mais adequado e benéfico, não só para a comunidade cristã, mas para a sociedade brasileira, majoritariamente cristã”, que o conteúdo seja retirado “até que se julgue o mérito”, recorrendo-se, assim, “à cautela, para acalmar ânimos”.

A três de dezembro, a produtora do grupo Porta dos Fundos lançou o especial de Natal “A Primeira Tentação de Cristo” no qual Jesus é representado como um jovem que terá tido uma experiência homossexual e também insinua que o casal bíblico Maria e José viveram um triângulo amoroso com Deus.

A sátira, de 46 minutos, protagonizado pelos humoristas brasileiros Gregorio Duvivier e Fábio Porchat, não agradou a grupos religiosos, que criticaram a temática. Foi também lançada uma petição contra o filme, com mais de dois milhões de assinaturas de pessoas que consideram que a obra “ofende gravemente os cristãos”.

Na madrugada de 24 de dezembro, na véspera de Natal, a sede da Porta dos Fundos, no Rio de Janeiro, foi alvo de um atentado que não provocou vítimas. Numa nota, a produtora condenou “todos os atos de violência” e afirmou esperar que “os responsáveis por este ataque sejam encontrados e punidos”.

O incidente foi filmado pelas câmaras de vigilância, tendo as imagens sido entregues às autoridades. Eduardo Fauzi Richard Cerquise, um dos suspeitos de participar do ataque à produtora do Porta dos Fundos, já foi identificado pelas autoridades brasileiras embora se encontre na Rússia.

O suspeito fazia parte da Frente Integralista Brasileira (FIB), um dos principais grupos nacionalistas e de extrema-direita do Brasil, e que se define como defensora dos valores cristãos, da propriedade privada e da família.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • E que tal respeitar a liberdade religiosa e religião dos outros? Eu nasci e fui criado na religião católica, hoje não me revejo na maioria do que prega a religião católica e muito menos qualquer outra religião mas tenho a obrigação de respeitar as crenças dos outros. Muito do terrorismo que acontece pelo mundo tem como base a intolerância e descriminação religiosa, e o desrespeito. Não obstante o fanatismo religioso é, tal como disse Karl Marx, o ópio do povo.
      Liberdade não é o mesmo que libertinagem, ora vejamos, eu posso chamá-la de algo muito ofensivo, mas isso vai além dos limites da liberdade e entra não só na libertinagem como também no desrespeito, ofensa, injúria e até crime. Mas se eu fosse frívolo fá-lo-ia e quando você me chamasse à atenção por isso eu simplesmente dir-lhe-ia que estava no meu direito como cidadão e era livre de o fazer, e se o zap me bloqueasse o comentário queixar-me-ia que estava a ser vítima de censura! A sua liberdade termina quando se sobrepõe ou fere de qualquer modo a liberdade de outros, o respeito é bom e todo mundo gosta.

      • Já pensou que se calhar também é um desrespeito pela liberdade das pessoas envolvidas na Porta dos Fundos não lhes permitir expressarem-se livremente? Essa questão da liberdade dos outros só é relevante quando alguém impede ou prejudica efetivamente outro. Os cristãos podem alegremente seguir a sua vida ignorando completamente a Porta dos Fundos, pois a sua liberdade não foi afetada em nenhum sentido prático.

      • “E que tal respeitar a liberdade religiosa e religião dos outros?”

        Mas em que é que a sua liberdade religiosa foi desrespeitada? Não continua a ser livre de ter e praticar a sua religião? Os humoristas e todos os apreciadores desta arte, esses sim vão ser desrespeitados através de um ato medieval de censura.

        “…mas tenho a obrigação de respeitar as crenças dos outros.”

        Mas porque é que tem a obrigação de respeitar as crenças dos outros?
        Especialmente quando essas crenças são fundadas em superstições milenares que atrasaram e continuam a atrasar o progresso civilizacional.

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …