/

Sede da Porta dos Fundos atacada com “cocktails molotov”

14

A sede da produtora brasileira Porta dos Fundos, no Rio de Janeiro, foi alvo de um ataque com ‘cocktails molotov’, sem provocar feridos, semanas depois do lançamento de uma sátira de Natal que está a causar polémica.

“No madrugada do dia 24 de dezembro, véspera de Natal, a sede da Porta dos Fundos foi alvo de um atentado” que não provocou vítimas, anunciou a produtora, em comunicado divulgado na terça-feira.

Na mesma nota, a produtora condena “todos os atos de violência” e afirma esperar que “os responsáveis por este ataque sejam encontrados e punidos”. O incidente foi filmado pelas câmaras de vigilância, tendo as imagens sido entregues às autoridades.

Em 03 de dezembro, a produtora lançou um especial de Natal na plataforma Netflix, com o título “A primeira tentação de Cristo”, na qual Jesus é representado como um jovem que terá tido uma experiência homossexual e também insinua que o casal bíblico Maria e José viveram um triângulo amoroso com Deus.

A sátira, de 46 minutos, protagonizado pelos humoristas brasileiros Gregorio Duvivier e Fábio Porchat, não agradou a grupos religiosos, que criticaram a temática abordada. Foi também lançada uma petição contra o filme, com mais de dois milhões de assinaturas de pessoas que consideram que o mesmo “ofende gravemente os cristãos”.

Em 18 de dezembro, o deputado federal Júlio Cessar Ribeiro anunciou nas redes sociais que encaminhou um ofício ao ministro da Justiça do Brasil, Sérgio Moro, solicitando a “apuração e representação criminal” contra os humoristas da Porta dos Fundos.

O parlamentar alegou que os humoristas violaram o artigo 208 do Código Penal brasileiro ao “vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso”.

Na Assembleia Legislativa do estado brasileiro de São Paulo o caso gerou um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), um instrumento legal que dá aos parlamentares o direito de investigar um facto que seja muito importante para a vida pública e para a ordem constitucional, legal, económica ou social do país.

// Lusa

14 Comments

  1. Deviam ter sido lançados murteiros e granadas, para acabar o mal pela raiz, como diria Sua Excelência o Dr. Boca de Sapo, numero 2 da Nação ….

    • Era crucificar os humoristas… à espera, isso foi o que fizeram ao “lider” que estes loucos religiosos dizem seguir – correu tão bem que aquela região do mundo vive só em paz e amor!…
      .
      Cortar o mal pela raiz só quando acabar a vigarice que são as religiões e deixar as pessoas pensar livremente e pela própria cabeça!!
      Não é por acaso que os países mais religiosos são os mais violentos do mundo!
      Basta olhar para o exemplo dos cristãos, com o Brasil e o México (os países com mais cristãos do mundo) e cujos níveis de violência são os que se conhecessem!…

  2. E assim se vê como são os religiosos!!
    Mais um exemplo de paz e tolerância!…
    Aqui fica mais um prova de que os fanáticos católicos não são diferentes dos fanáticos muçulmanos!!
    Sempre a falar em Deus (e indignados com palavras), mas depois cometem actos terroristas como se nada fosse…
    Mais alguns anos com fanáticos religiosos loucos no governo e o Brasil vai voltar para a Idade Media, onde a religião é que manda – como se vê em alguns países do Médio Oriente e, com o resultado que se conhece…

    • Os fanáticos serão sempre fanáticos – sejam fanáticos católicos, fanáticos muçulmanos, ou, como tu, fanáticos ateus.
      Mas ao fim do dia, conta apenas o resultado prático dos fanatismos. E a diferença entre os fanáticos católicos e os fanáticos muçulmanos, é que os seus fanáticos católicos são uma franja extremista que pouco ladra e nunca morde, enquanto os fanáticos muçulmanos têm o apoio institucional dos seus líderes religiosos, ladram muito e de vez em quando mordem mesmo.
      Sou fã dos Porta dos Fundos e sou fã incondicional da liberdade de expressão total. Conheço bem os sketches dos PdF. Este não é o primeiro skecth que satiriza o imaginário católico. É para aí o 10º. Ou 15º. Alguns até têm bastante piada.
      Nunca vi um sketch dos PdF a satirizar o imaginário muçulmano.
      Gostei muito do comunicado dos PdF a dizer que não têm medo.
      Mas gostava de os ver a satirizar Maomé, as 70 virgens, rezar de traseiro parta o ar, etc. Não falta material para fazer sketchs humorísticos, até porque Alá É Grande. Aí, sim, estarão a fazer humor, a exercer a sua liberdade de expressão, e não apenas uma perseguição religiosa.
      Imagino no entanto o que diriam os defensores do direito à religião, e o que fariam os fanáticos muçulmanos, se os PdF tivessem feito 10 ou 15 sketches sobre Maomé.

      • “fanaticos ateus”
        Hahahaaaa, gostei – nunca tinha ouvido essa!…
        Mas, outra vez essa conversa do Maomé?
        A que propósito?
        E agora tu és quem decide o que é (ou não) humor?!
        Está boa!…
        Eles fazem os sketches que lhes apetece, e bem – quem quer sketches sobre o Maomé, que os faça!!

  3. Interessante… não vi a sátira e dificilmente a verei. O interessante é o Brasil estar, infelizmente, bem “fornecido” de corrupção, fome, miséria, crimes ambientais na Amazónia, e não parece existir este tipo de extremismo para com todas estas situações! Estas “virgens ofendidas”, neste caso o deputado em causa, deveria sim se preocupar com as várias enfermidades de que o Brasil padece, deixando que cada ponto de vista sobre o que quer que seja, naturalmente, dado a conhecer…

  4. Mas porque é que estes gajos escolheram para gozar com Jesus Cristo em vez de Maomé? Eles sabem que se gozassem com Maomé aí cantava outro galo e a esta hora estariam todos mortos. Covardes!!!

    • Porquê?
      Ora essa… e porque não?!
      Caso ainda não tenhas reparado, o Brasil está infestado de fanáticos cristãos e é o maior país cristão do mundo (além de ter agora também um governo cheio desses loucos religiosos) – será razão suficiente para essa cabecinha limitada?
      Queres “gozo” com o Maomé, goza tu, covarde apalermado!!
      Ou agora tu és quem manda em com o que os outros podem gozam?
      Eles gozam com o que lhes apetece e fazem-no muito bem!

      • E tu és fanático muçulmano e estás a deturpar o que eu disse. não há fanáticos maiores que os muçulmanos, basta ver o que eles fizeram no charles hebdu em França.

      • “Eles gozam com o que lhes apetece e fazem-no muito bem!” Dizes isso porque eles gozaram com Jesus, Se eles gozassem com Maomé aí atiravas-lhes uma bomba desgraçado.

      • Qual Maomé, aquele profeta pedofilo?
        Podem gozar à vontade – eu só atiro bombas aos palermas que nem sequer tem capacidade para perceber o que é uma sátira e mesmo assim acham que são moralmente superiores aos outros!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.