Um milhão de assinaturas contra sátira de Natal da Porta dos Fundos

A petição online contra o filme “Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo”, uma sátira da produtora brasileira Porta dos Fundos, exibido na Netflix, conta com mais de um milhão de assinaturas.

Lançada na semana passada no Change.org, um site que permite a criação de petições online, a iniciativa apela ao “impedimento” do filme “por ofender gravemente os cristãos”, tendo já ultrapassado a marca de um milhão de assinaturas.

Em causa está a mais recente comédia da Porta dos Fundos, “Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo”, lançada em 3 de dezembro, e que apresenta Jesus Cristo como homossexual, questionando a sua vocação para pregar a palavra de Deus.

O filme, de 46 minutos, protagonizado pelos humoristas brasileiros Gregorio Duvivier e Fábio Porchat, não agradou a grupos religiosos, que criticaram a temática abordada.

A Associação Nacional de Juristas Islâmicos (ANAJI) do Brasil, formada por juristas muçulmanos que têm como objetivo defender os interesses da comunidade islâmica no país, emitiu uma nota de repúdio contra o grupo Porta dos Fundos e contra a Netflix por considerar que desrespeita a fé cristã.

“É com imenso pesar que a ANAJI repudia a atitude do Porta dos Fundos e Netflix, que em vídeo deturpa a imagem do profeta Jesus e sua mãe, Maria. O artigo 5.º da Constituição brasileira deixa bem claro a proteção e respeito ao sagrado”, indica a associação.

Esta entidade alerta ainda que a “liberdade de opinião e de expressão, também garantida pela Constituição, tem caráter relativo, podendo ser exercido tão somente dentro dos limites impostos pelo ordenamento jurídico, de maneira que não haja o desrespeito e o fomento de aversões ou agressões a grupos religiosos, caso contrário implica na tipificação de crime”.

O documento, assinado pelo presidente da ANAJI, Girrad Mahmoud Sammour, pede aos “cidadãos de bem” que denunciem a obra cinematográfica em causa, independentemente da sua religião, argumentando que a “liberdade deve ser para todos, sem exceção”.

“Estamos contra qualquer desrespeito e em solidariedade aos nossos irmãos cristãos. No Alcorão Deus diz para nos auxiliarmos na virtude e piedade e não no pecado e hostilidade”, refere o documento, acrescentando que a ANAJI irá tomar todos os “meios judiciais cabíveis para coibir tamanho desrespeito”.

Também o bispo católico brasileiro Henrique Soares da Costa, da Diocese de Palmares, no estado de Pernambuco, usou o Facebook para declarar que anulou a sua subscrição da plataforma Netflix após o lançamento do filme “A Primeira Tentação de Cristo”, apelando aos cristãos que procedam da mesma forma.

Sem Netflix:um simples e belo presente para o Deus nascido da VirgemEu era assinante da Netflix. Nesta semana, desfiz…

Publicado por Henrique Soares da Costa em Sábado, 7 de dezembro de 2019

Henrique Soares da Costa pediu aos crentes que “atinjam” a Netflix e a Porta dos Fundos naquilo que realmente lhes importa, “o bolso”.

“Como bispo da Igreja, eu exorto vivamente aos cristãos: neste Natal, proclame o seu amor, a sua fé, o seu respeito em relação a Nosso Senhor Jesus Cristo, mostre que o seu amor por Ele é real e ativo: cancele a assinatura da Netflix e lá, no menu apropriado, explique o motivo: ‘desrespeito por Jesus Cristo’, ‘desrespeito pelo cristianismo’”, escreveu.

Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente Jair Bolsonaro, também criticou o episódio de Natal, expressando o seu descontentamento no. “Somos a favor da liberdade de expressão, mas vale a pena atacar a fé de 86% da população? Fica a reflexão”, escreveu o deputado federal.

Gregorio Duvivier, um dos comediantes visados, regozijou-se com o facto de o episódio estar a ser visto “por todo o mundo”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Bem… confesso que não estava à espera de um comentário desses – típico de fanáticos religiosos como o Bolsonabo, etc…
      A que propósito vem isso?
      Estás a justificar que aconteceu no C. Hebdo?
      Por um desenho (etc), pode-se executar um grupo de pessoas??!
      Como há radicais religiosos loucos, já não se pode dizer nada?
      Em que ano estamos?
      Pensei que a (santa?) Inquisição já tinha acabado!…

      • Bem, a sátira é a Jesus, daí o “Ai, Jesus!” É um pouco como dizer “Graças a Deus sou ateu!”
        De qualquer forma não sou a favor de se gozar com as crenças dos outros. Dá a ideia que a minha forma de pensar é superior à dos outros. Se a Inquisição impunha o seu pensamento aos que apelidava de hereges, eu não tenho que fazer o mesmo àqueles que são crentes. Isto não quer dizer que tenha qualquer problema em visualizar o vídeo, bem pelo contrário! Já há muitos anos era fã dos Monty Python e até das “entrevistas históricas” do Humor de Perdição do Herman José (1988). Mas isso sou eu (não o Eu!).
        Peace and love!

  1. Muito bom!!
    Ainda há brasileiros com inteligência e sentido de humor!!
    Bem falta faz para aqueles lados onde as religiões/seitas tem espalhado ignorância e provocado o atraso civilizacional que se vai vendo!…

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …