Um milhão de assinaturas contra sátira de Natal da Porta dos Fundos

A petição online contra o filme “Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo”, uma sátira da produtora brasileira Porta dos Fundos, exibido na Netflix, conta com mais de um milhão de assinaturas.

Lançada na semana passada no Change.org, um site que permite a criação de petições online, a iniciativa apela ao “impedimento” do filme “por ofender gravemente os cristãos”, tendo já ultrapassado a marca de um milhão de assinaturas.

Em causa está a mais recente comédia da Porta dos Fundos, “Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo”, lançada em 3 de dezembro, e que apresenta Jesus Cristo como homossexual, questionando a sua vocação para pregar a palavra de Deus.

O filme, de 46 minutos, protagonizado pelos humoristas brasileiros Gregorio Duvivier e Fábio Porchat, não agradou a grupos religiosos, que criticaram a temática abordada.

A Associação Nacional de Juristas Islâmicos (ANAJI) do Brasil, formada por juristas muçulmanos que têm como objetivo defender os interesses da comunidade islâmica no país, emitiu uma nota de repúdio contra o grupo Porta dos Fundos e contra a Netflix por considerar que desrespeita a fé cristã.

“É com imenso pesar que a ANAJI repudia a atitude do Porta dos Fundos e Netflix, que em vídeo deturpa a imagem do profeta Jesus e sua mãe, Maria. O artigo 5.º da Constituição brasileira deixa bem claro a proteção e respeito ao sagrado”, indica a associação.

Esta entidade alerta ainda que a “liberdade de opinião e de expressão, também garantida pela Constituição, tem caráter relativo, podendo ser exercido tão somente dentro dos limites impostos pelo ordenamento jurídico, de maneira que não haja o desrespeito e o fomento de aversões ou agressões a grupos religiosos, caso contrário implica na tipificação de crime”.

O documento, assinado pelo presidente da ANAJI, Girrad Mahmoud Sammour, pede aos “cidadãos de bem” que denunciem a obra cinematográfica em causa, independentemente da sua religião, argumentando que a “liberdade deve ser para todos, sem exceção”.

“Estamos contra qualquer desrespeito e em solidariedade aos nossos irmãos cristãos. No Alcorão Deus diz para nos auxiliarmos na virtude e piedade e não no pecado e hostilidade”, refere o documento, acrescentando que a ANAJI irá tomar todos os “meios judiciais cabíveis para coibir tamanho desrespeito”.

Também o bispo católico brasileiro Henrique Soares da Costa, da Diocese de Palmares, no estado de Pernambuco, usou o Facebook para declarar que anulou a sua subscrição da plataforma Netflix após o lançamento do filme “A Primeira Tentação de Cristo”, apelando aos cristãos que procedam da mesma forma.

Sem Netflix:um simples e belo presente para o Deus nascido da VirgemEu era assinante da Netflix. Nesta semana, desfiz…

Publicado por Henrique Soares da Costa em Sábado, 7 de dezembro de 2019

Henrique Soares da Costa pediu aos crentes que “atinjam” a Netflix e a Porta dos Fundos naquilo que realmente lhes importa, “o bolso”.

“Como bispo da Igreja, eu exorto vivamente aos cristãos: neste Natal, proclame o seu amor, a sua fé, o seu respeito em relação a Nosso Senhor Jesus Cristo, mostre que o seu amor por Ele é real e ativo: cancele a assinatura da Netflix e lá, no menu apropriado, explique o motivo: ‘desrespeito por Jesus Cristo’, ‘desrespeito pelo cristianismo’”, escreveu.

Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente Jair Bolsonaro, também criticou o episódio de Natal, expressando o seu descontentamento no. “Somos a favor da liberdade de expressão, mas vale a pena atacar a fé de 86% da população? Fica a reflexão”, escreveu o deputado federal.

Gregorio Duvivier, um dos comediantes visados, regozijou-se com o facto de o episódio estar a ser visto “por todo o mundo”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Bem… confesso que não estava à espera de um comentário desses – típico de fanáticos religiosos como o Bolsonabo, etc…
      A que propósito vem isso?
      Estás a justificar que aconteceu no C. Hebdo?
      Por um desenho (etc), pode-se executar um grupo de pessoas??!
      Como há radicais religiosos loucos, já não se pode dizer nada?
      Em que ano estamos?
      Pensei que a (santa?) Inquisição já tinha acabado!…

      • Bem, a sátira é a Jesus, daí o “Ai, Jesus!” É um pouco como dizer “Graças a Deus sou ateu!”
        De qualquer forma não sou a favor de se gozar com as crenças dos outros. Dá a ideia que a minha forma de pensar é superior à dos outros. Se a Inquisição impunha o seu pensamento aos que apelidava de hereges, eu não tenho que fazer o mesmo àqueles que são crentes. Isto não quer dizer que tenha qualquer problema em visualizar o vídeo, bem pelo contrário! Já há muitos anos era fã dos Monty Python e até das “entrevistas históricas” do Humor de Perdição do Herman José (1988). Mas isso sou eu (não o Eu!).
        Peace and love!

  1. Muito bom!!
    Ainda há brasileiros com inteligência e sentido de humor!!
    Bem falta faz para aqueles lados onde as religiões/seitas tem espalhado ignorância e provocado o atraso civilizacional que se vai vendo!…

RESPONDER

Lobo d'Ávila: "No dia em que quisermos ser um Chega II não seremos o CDS"

O candidato à liderança do CDS Filipe Lobo d’Ávila acha que o partido “não deve cair na tentação” nem cometer o “erro tremendo” de tornar-se num “Chega II”, porque há “um mundo de diferenças” entre …

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …