“Juntos por Todos” recolheu mais de um milhão de euros (e uma polémica com Salvador)

Tiago Petinga / Lusa

Salvador Sobral durante o concerto solidário "Juntos por Todos"

Salvador Sobral durante o concerto solidário “Juntos por Todos”

O concerto “Juntos por Todos”, que decorreu esta terça-feira em solidariedade com as vítimas dos fogos florestais, angariou 1,153 milhões de euros, revertendo a favor da União de Misericórdias Portuguesas para reforçar o apoio às populações afetadas.

Ao longo de toda a noite, 25 artistas portugueses subiram ao palco do MEO Arena, em Lisboa, para um concerto solidário com lotação esgotada, 14 mil pessoas.

Na plateia, estiveram figuras como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.

Agir, Amor Electro, Ana Moura, Aurea, Camané, Carlos do Carmo, Carminho, DAMA, David Fonseca, Diogo Piçarra, Gisela João, Hélder Moutinho, João Gil, Jorge Palma, Luísa Sobral, Luís Represas, Matias Damásio, Miguel Araújo, Paulo Gonzo, Pedro Abrunhosa, Raquel Tavares, Rita Redshoes, Rui Veloso, Salvador Sobral e Sérgio Godinho foram os artistas convidados para dar a cara por este evento.

No final deste concerto único, que foi transmitido em direto e em simultâneo pela RTP, SIC, TVI e todas as rádios nacionais, foi anunciado que os donativos tinham totalizado 1,153 milhões de euros para ajudar as populações afetadas pelo incêndio que deflagrou no passado dia 17 no concelho de Pedrógão Grande, no centro do país.

O valor foi conseguido através das chamadas de valor acrescentado. Durante todo o concerto, que começou por volta das 21h00 e que acabou já perto da 01h00 da madrugada, esteve disponível a linha solidária 760 200 200.

Num dos intervalos da iniciativa, Marcelo Rebelo de Sousa – que foi muito requisitado pelos presentes para as já habituais ‘selfies’ – realçou aos jornalistas que Portugal é “uma grande Nação, uma Nação muito unida, muito solidária e muito antiga”. “Quer dizer que já passou por muita coisa ao longo de nove séculos. Perda de independência, crises, guerras, catástrofes e ultrapassou sempre, deu sempre a volta por cima“, recordou.

O chefe de Estado enalteceu que a Nação também agora “foi capaz de se unir e de ser solidária” com as populações afetadas pelos incêndios que deflagraram na região Centro, há mais de uma semana, que provocaram 64 mortos e mais de 200 feridos.

Salvador Sobral deixa portugueses revoltados

O cantor de 27 anos voltou a fazer uma declaração controversa. Mas desta vez, a piada lançada por Salvador Sobral não foi considerada engraçada pela maioria dos portugueses, que a tomaram como uma falta de respeito.

“Sinto que posso fazer qualquer coisa que vocês aplaudem. Vou mandar um peido para ver o que é que acontece”, disse Salvador Sobral durante a sua atuação no concerto solidário, no qual começou por cantar “A Case of You”, de Joni Mitchell, e depois “Amar Pelos Dois”, música que lhe valeu a vitória na Eurovisão.

Nas redes sociais, o sentido de humor do artista não foi bem recebido, com muitos utilizadores a manifestar o seu desagrado, notando que Salvador mostrou apenas “falta de humildade” e “imaturidade” para com o público português.

O evento conseguiu angariar mais de um milhão de euros. No entanto, o assunto mais falado acabou por ser a controversa atitude do vencedor da Eurovisão.

Atualização (16:00):
Entretanto, o cantor pediu desculpa pelo comentário “inoportuno” e diz que não teve qualquer intenção de ofender ninguém.

ZAP // Lusa / Move

PARTILHAR

27 COMENTÁRIOS

  1. Nada de surpreendente. Este tipo não é só uma ave rara, é também um parvalhão com ares de importante. Teve sorte que alguém lhe escreveu uma boa música para ganhar na Eurovisão, e que a malta lhe achou piada ao jeito esquisito. Vai ser sol de pouca dura. A menos que comece a deitar cá para fora mais música de jeito, a mesma malta que o levou a ganhar vai perder a paciência e seguir em frente.

  2. Receio mais que muito, como vão ser “geridas” todas estas ofertas solidárias, para ajudar a colmatar a grave tragédia ocorrida.
    Com todo o dinheiro e outros bens entregues às “Misericórdias”, vão dar força (muita) a algumas organizações de tipo mafioso.
    Por exemplo, o patifório que se prepara para voltar a ser Presidente da Câmara Municipal (com o apoio de Passos Coelho), foi exactamente quem lançou a cruel e estúpida atoarda dos suicídios, enquanto actual chefe (Provedor) da “Santa (?!) Casa da Misericórdia” de Pedrógão.

  3. realmente a noite foi maravilhosa ate à altura da estupida frase.
    se o pessoal estava a bater palmas (altura em que com a boca imitou um trompete) é porque estava a gostar do que ele estava a fazer. o publico sentiu esse carinho.
    mas é tipico de alguns portugueses estragarem o que está a correr bem.
    espero que ele venha às tv’s pedir desculpas ao povo que o acarinha

  4. sem dúvida o pior da noite – desrespeitador, convencido e inconveniente, não se manca??? aonde ele pensou que estava??? no bar com os amigos já com 5 cervejas no bucho?? Os portugueses puseram-no no altar e olha: o “Princepezinho” resolver dar um “ar da sua graça” sem graça nenhuma e sem respeito por milhões que estavam a assistir inclusive tanta criança e jovens… que mensagem passa para eles??? se ele é da aristocracia como dizem se a familia dele é poderosa e manda nas tv’s como já li, e ele sente as “costas quentes” para se sentir á vontade e desrespeitar quem o apoiou, está na hora de dar uma lição a esse menino não?? por mim não fui nem sou fã dele, fui um pouco na onda por ele ter ganho mas sempre fui fiel á minha 1º INTUIÇÃO E EM RELAÇÃO A ELE NÃO ME ENGANEI.Ganhou o festival?? ok……. sempre ouvi dizer que as decisões em relação ao vencedor de cada ano eram muito políticas e económicas e que havia um poder muito oculto nestes eventos , muitos interesses, por isso a ver vamos o que vai custar aos portugueses este prémio eurovisão, porque o que vemos é um jovem mais ou menos esquisito mais um menos talentoso mas por detrás dos”filmes” nos bastidores é que está a acontecer a realidade, o que vemos é o “filme” que passam para nós andarmos contentinhos, calminhos, ovelhinhas …. neste pasto encantado … mas por pouco tempo pois o pasto está todo queimado e o cenário estó todo cinzento!

  5. Acredito que o Salvador quisesse fazer um momento de humor mas, se calhar, escolheu mal o momento ou, digo eu, não tenha assim tanto sentido de humor, como tem outros talentos e a coisa saiu-lhe mal… eu diria: um p…. florido e borrou a escrita.
    Foi uma pedrada no charco, de que, espero eu, se venha a retratar, no mínimo, em relação ao acto que estava a homenagear.
    Neste país, passa-se de bestial a besta em mês e meio mas não podemos esquecer o talento que está inerente a tudo isto, sem que isso lhe possa permitir tudo.
    Se recuarmos uns anos, Herman José, teve “resmas” de atitudes destas e tudo lhe foi perdoado. Talvez o grande problema aqui seja o momento, que não foi o adequado.
    Também fiquei desiludido… estava tudo a correr tão bem!
    Continuo a acreditar no bom senso e educação do Soveral e quero prestar uma homenagem às vítimas esquecendo este incidente.

  6. O que se estava à espera de um pobre drogado, que cantou uma música composta pela irmã. pobre coitado é um peido em pessoa, isso sim,

  7. Lindo concerto …. SALVADOR SOBRAL interprete fabuloso… Talvez a frase seja agressiva demais, mas demais não quer dizer malcriadez, desrespeito… talvez seja só para dizer que “não me bajulem!!!” .. e também revolta por este espectáculo de solidariedazinha cujo resultado 1.153.000.00 € vai para onde? Como? Qual o critério? Quem controla e estabelece as regras?, etc.etc. … Os artistas responderam presente e os politicos também…. Lembro uma coisa parecida em 1978 “OPERAÇÂO PIRAMIDE” cuja distribuição dos proveitos e produtos angariados estiveram e penso que nunca foram esclarecidas, envoltos em polémica por aproveitamento de “certas” pessoas……

  8. Putos sem personalidade armados em engraçados sem graça nenhuma. Lamentável e condenável atitude. Que lhe sirva de lição. Que imagem ridícula……..

  9. O milhão alcançado com as receitas foi defato uma grande prova do povo Portugues.
    Ora este milhão será entregue´união das meseiricórdias, para o distribuir.
    Como opinião pessoal,acho que o milhão que é distribuído pela santa casa de lisboa para o sorteio do Euromilhões,poderia muito bem reverter para este fim.e faria muito melhor publicidade ao jogo,já que ninguem obriga a Santa Casa a atribui-lo.Assim teria uma finalidade bem visivel enão havia necessidade de andar a pedichar aos que já pouco podem e não conseguem ajudar mais.SEMPRE SÃO 4 MILHOES MENSALMENTE

  10. Vamos lá ver, o rapaz demonstra imaturidade e tiques de vedetismo mas a grande culpa talvez seja de todos nós ao atribuir-lhe um estatuto de herói nacional. É certo, que na Eurovisão cantou em Português e dispensou os “foguetes e outros efeitos visuais” o que só o dignificou e realçou a sua/nossa personalidade e afirmação, no entanto, ontem e por se julgar, ou começar a julgar vedeta, excedeu largamente e de forma lamentável aquilo que com simplicidade tinha alcançado, a manifestação de solidariedade/ espectáculo não merecia uma atoarda como aquela que mandou, ( o peido ), assim como o começar a cantar em Inglês num evento com este cariz foi mais uma bojarda/retrocesso naquilo que até ontem tinha conquistado, talvez a irmã “mandona” seja capaz de lhe fazer ver que não lhe ficaria mal pedir desculpa aos tristemente homenageados e aos homenageantes, que diabo irreverência é uma coisa, convencimento é outra…
    Aguardemos a reacção do moço, pode ser que se enxergue, caso não o faça, “caguemos” nele, será maçã que apodreceu precocemente!!!!

  11. Imaturo e possivelmente a deixar-se cair na onda do importante acabou por dar uma escorregadela que lhe ficou muito mal mas duvido que isto o venha afectar pois também não demonstra muito aspecto para tal.

  12. O que me deixa perplexa e ao mesmo tempo pensativa é que, durante quase 4 horas de um espetáculo inédito e incrível, a maior parte das pessoas só tivesse retido um peido. Falem de outra coisa sff.

  13. Este senhor Salvador está convencido que é já alguém com algum peso no panorama artístico Nacional. Muito se engana o pobre… conforma surgiu quase do nada assim vai desaparecer como tantos outros cujo talento deixava muito a desejar.
    “Arrugantesinho” e mal educado primou pela estupidez da interpretação. Os Portugueses que aplaudiam, não o fazia para ele mas para o gesto cheio de simbolismo daquela noite. Pode estar certo que para o ouvirem nem 10% lá estariam….
    Enfim, vai ter o sucesso do bichinho que de tanto inchar acabou por rebentar….

RESPONDER

Ângelo Rodrigues já fez a primeira cirurgia de reconstrução da perna

O ator Ângelo Rodrigues está internado no Hospital Garcia de Orta devido a uma infeção provocada por uma bactéria. Realizou uma cirurgia de reconstrução de parte da perna esquerda e está "em plena recuperação". Ângelo Rodrigues …

Guaidó questiona novo diálogo com o regime e alerta que crise se intensificará

O presidente da Assembleia Nacional diz que “nunca houve diálogo” entre o Governo de Nicolás Maduro e a oposição porque ao regime “não lhe interessava solucionar”. O líder político opositor Juan Guaidó questionou esta segunda-feira …

150 tigres foram resgatados de um templo na Tailândia. Mais de metade não sobreviveu

Mais de metade dos 150 tigres resgatados há três anos num templo budista em Kanchanaburi, no oeste da Tailândia, morreram, segundo os media locais. Em causa estiveram problemas relacionados com a consanguinidade, uma vez que foram …

Holanda. Mudanças na legislação fiscal sobre empresas para corrigir imagem de paraíso fiscal

O governo holandês deve apresentar esta terça-feira, no reinício dos trabalhos parlamentares, uma modificação da lei sobre a taxação dos lucros das multinacionais, com o intuito de corrigir a imagem de paraíso fiscal para os …

ISEP acaba com venda de garrafas de água de plástico

O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) vai, a partir desta segunda-feira, “acabar com a venda de garrafas de água de plástico de 33 centilitros” no campus, uma vez que, anualmente, são consumidas quase …

Procuradores de Nova Iorque querem a declaração de impostos de Donald Trump

É a primeira vez, em quase 40 anos, que um Presidente dos Estados Unidos (EUA) não exibe a declaração de impostos. Donald Trump negou-o durante a campanha presidencial de 2016 mas agora procuradores de Nova …

Políticos de PS e PSD envolvidos no negócio milionário da canábis

Os ex-ministros Jaime Gama, do PS, e Ângelo Correia, do PSD, têm ligações a empresas que obtiveram licença para a produção em Portugal de canábis para fins medicinais. Um negócio milionário que já é conhecido …

Diretor da PJ vai ganhar mais com o fim do teto máximo dos juízes

O salário de diretor da Polícia Judiciária, equiparado ao dos juízes dos Tribunais da Relação com cinco anos de serviço, vai beneficiar do fim do teto salarial que impedia os magistrados de receberem mais do …

Tribunal Constitucional perdeu caixa com assinaturas do RIR de Tino de Rans

Vitorino Silva ou Tino de Rans, como é mais conhecido, apanhou um valente susto quando descobriu que o Tribunal Constitucional perdeu uma caixa com assinaturas para a legalização do seu partido, o RIR. Depois de …

Administrador nomeado pelo Estado demitiu-se da Fundação Coleção Berardo. Já há substituto

João Neves apresentou à tutela a sua demissão de administrador da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Coleção Berardo (FAMC) na passada quinta-feira, devido ao processo de guarda do arresto das cerca das mil …