Juízes desentendem-se por causa de juíza do caso Bárbara vs Carrilho

barbara.guimaraes.oficial / Facebook

A apresentadora Bárbara Guimarães, ex-mulher do ex-ministro Manuel Maria Carrilho

A apresentadora Bárbara Guimarães, ex-mulher do ex-ministro Manuel Maria Carrilho

Juízes da Relação não conseguem chegar a um consenso sobre o pedido de escusa da juíza que estava à frente do caso que opõe a apresentadora ao ex-ministro.

Segundo o jornal Expresso, os juízes da Relação que vão decidir se o pedido de afastamento da magistrada Joana Ferrer será aceite estão com dificuldade em chegar a um consenso.

A magistrada, que estava à frente do processo de violência doméstica entre Bárbara Guimarães e Manuel Maria Carrilho, pediu escusa do caso depois de ter sido acusada de não ser imparcial.

De acordo com o mesmo jornal, a decisão era para ter sido tomada esta quinta-feira, no entanto, o juiz Almeida Cabral, que era o relator, votou vencido.

Contra o magistrado estavam dois membros do coletivo, o juiz Rui Rangel, que será agora o novo relator, e Trigo Mesquita, que é o presidente da 9ª secção.

Joana Ferrer foi acusada, logo na primeira sessão de julgamento, de ser parcial em desfavor da apresentadora da televisão da SIC, tratando, por exemplo, os intervenientes como “Bárbara” e “professor Carrilho”.

Na altura, também deixou bem claro que “censurava” a apresentadora por não ter apresentado logo queixa contra o ex-ministro da Cultura.

Antes de a própria magistrada ter pedido o afastamento do caso, já Bárbara Guimarães como também o Ministério Público tinham feito o mesmo pedido, por considerar existir “motivo sério e grave, adequado a gerar desconfiança sobre a imparcialidade da magistrada judicial”.

Na resposta ao incidente de recusa interposto pelo MP e pela defesa da apresentadora, Joana Ferrer refutou as acusações e diz que as suas palavras foram mal interpretadas.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Acusada de ser IMPARCIAL????
    Então os juizes não TÊM de ser imparciais???
    Das duas uma, ou o artigo tem a palavra “não” antes de “imparcial”, ou então em vez de dizer que a juíz não era imparcial, teriam de dizer que tinha um défice de parcialidade, ou seja, que não estava equidistante dos contendores, que era parcial, portanto.

RESPONDER

"A lei não pode exigir esse tipo de heroísmo". Presidente polaco recua na oposição ao aborto

O Presidente da Polónia defendeu esta quinta-feira que as próprias mulheres deveriam ter o direito de abortar em caso de fetos com problemas congénitos, rompendo com a liderança conservadora, que apoiou uma proibição que levou …

Advogados ligados à PLMJ contestam interesse público de revelações de Rui Pinto

A invocação de interesse público dos documentos e das informações expostas por Rui Pinto na Internet foi contestada, esta quarta-feira, por advogados ligados à sociedade PLMJ, na 18.ª sessão do julgamento do processo "Football Leaks". Na …

Microempresas do turismo do Norte com maior adesão a apoios

As microempresas de turismo do Norte foram as que mais dinheiro receberam da linha de apoio à tesouraria criada em resposta ao impacto da pandemia nesse setor, ficando com 29,3% (15,3 milhões de euros) do …

Migrantes marroquinos "desesperados e assustados" em greve de fome. Entre eles está uma mulher grávida

Seis dos migrantes marroquinos que chegaram ilegalmente em setembro estiveram em greve de fome, entre os quais uma grávida. Dizem não serem autorizados a falar com as famílias há mais de 40 dias. O protesto é …

TAP precisa de mais de 100 milhões por mês até final de 2020

O Plano de Tesouraria da TAP para 2020 revela que a empresa precisa, em média, mais de 100 milhões de euros por mês até ao final do ano para suprir as necessidades de liquidez. De acordo …

Fafe declara estado de emergência municipal devido à "rapidez" da propagação da covid-19

O concelho de Fafe está em estado de emergência municipal devido à “evolução grande” do número de infetados com o novo coronavírus e à “rapidez” da propagação, anunciou o presidente da Câmara. Em vídeo publicado nas …

Ameaça iminente. FBI alerta que hackers vão atacar sistema de saúde dos Estados Unidos

O Departamento Federal de Investigação (FBI) e duas agências federais anunciaram que cibercriminosos estão a desencadear um grande ataque de resgate contra o sistema de saúde dos Estados Unidos. Num alerta conjunto, o FBI e duas …

Multidão para ver ondas gigantes na Nazaré. Câmara corta acesso ao Farol

A Câmara e a Capitania da Nazaré decidiram cortar o acesso pedonal à estrada do Farol, para conter a excessiva concentração de público que assiste às ondas gigantes e garantir condições de segurança, informou o …

"Os números falam por si". Fauci critica reação dos Estados Unidos à pandemia e politização das máscaras

O principal epidemiologista norte-americano, Anthony Fauci, criticou a política errática do Governo do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação à covid-19, e lamentou o escasso uso de máscaras devido a motivações políticas. Durante uma …

Turistas podem circular entre concelhos apesar das restrições

Apenas os turistas estão autorizados a circular entre concelhos, apesar das restrições que vigoram entre 30 de outubro e 3 de novembro, indicou a AHRESP, citando um esclarecimento do Executivo. Segundo o esclarecimento enviado pelo gabinete …