Juíza pede para ser afastada do caso Bárbara Guimarães vs Carrilho

Miguel A. Lopes / Lusa

A apresentadora de televisão Barbara Guimarães

A juíza Joana Ferrer pediu escusa do caso em que Bárbara Guimarães acusa o ex-marido Manuel Maria Carrilho de violência doméstica, embora defenda que não foi parcial em desfavor da apresentadora de televisão.

A posição da juíza surge depois da polémica por causa das palavras usadas pela juíza, durante a primeira audiência do julgamento, durante o qual tratou sempre os envolvidos por “Bárbara” e por “professor Carrilho”, notando ainda que “censurava” a apresentadora por não ter apresentado queixa.

Joana Ferrer defende que foi mal interpretada e que queria simplesmente manifestar a Bárbara Guimarães que “devia ter apresentado queixa atempadamente porque senão a justiça fica de mãos atadas”, refere o Expresso.

Recusando as acusações de parcialidade, a magistrada diz que “quis manter um registo mais familiar, relembrando que até tratou a apresentadora por querida“, transcreve o semanário.

A defesa de Bárbara Guimarães solicitou o afastamento da juíza, considerando haver motivo “sério e grave, adequado a gerar desconfiança sobre a parcialidade da magistrada judicial”.

O juiz desembargador que vai analisar o caso decidirá aceitar ou não o pedido de escusa da juíza.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Morreram os primeiros dois capacetes azuis vítimas da covid-19

Dois militares da força de manutenção da paz das Nações Unidas no Mali morreram devido à covid-19, os primeiros entre cerca de 100.000 soldados e polícias destacados em 15 missões no mundo. "Infelizmente, ontem [quinta-feira] e …

Asteróide que dizimou os dinossauros atingiu a Terra no "mais mortífero ângulo possível"

O asteróide que dizimou os asteróides e 75% de todas espécies à face da Terra há 65 milhões de anos atingiu a Terra no "mais mortífero ângulo possível", concluiu uma investigação do Imperial College de …

O Sol pode ser fruto de um acidente galáctico entre a Via Láctea e uma galáxia anã

Uma pequena galáxia, chamada Sagitário, moldou a Via Láctea há milhares de milhões de anos: cada vez que passou perto da nossa galáxia, causou fortes explosões de formação estelar que podem até ter originado o …

Se diplomacia falhar, China admite uso de força militar para controlar Taiwan

A China vai atacar Taiwan se não houver outra maneira de impedir que este Estado se torne independente, disse Li Zuocheng, um dos mais importantes generais do país, esta sexta-feira. Esta será uma opção de …

Encontrada canábis e incenso em templo bíblico de Israel. Foram usados em ritos religiosos antigos

A análise do material em dois altares da Idade do Ferro descobertos na entrada do santuário "santo dos santos" em Tel Arad, no vale de Beer-sheba, Israel, contém canábis e incenso. Escavações anteriores revelaram duas fortalezas …

Funerárias de Nova Iorque processadas por guardarem cadáveres em camiões

Devido ao elevado número de mortes causadas pela covid-19, as agências Andrew T. Cleckley, DeKalb e Armistead Burial armazenavam os corpos nos camiões frigoríficos até ser possível realizar os funerais. Três processos foram movidos por, pelo …

"Never again". Estudantes nos EUA vão aprender mais sobre o Holocausto

Estudantes norte-americanos vão passar a aprender mais coisas sobre o Holocausto, numa altura em que os Estados Unidos enfrentam níveis cada vez mais altos de antissemitismo. De acordo com a revista Newsweek, o Presidente norte-americano, Donald …

Polónia vai ser o primeiro país a voltar a ter adeptos nas bancadas

A Polónia vai ser o primeiro país a voltar a ter adeptos nas bancadas. Os estádios vão poder ter 25% da sua capacidade preenchida, anunciou o primeiro-ministro. De acordo com o jornal online Observador, a liga …

Recondicionados e "banhados a ouro". Irmão de Pablo Escobar vai vender iPhones 11 a 540 euros

A empresa de Robert Escobar, irmão do narcotraficante Pablo Escobar, está a vender iPhones 11 Pro recondicionados por 499 dólares (450 euros). Numa comunicação citada pelo portal Engadget, a Escobar Inc revela que está a vender …

É um polvo, chama-se Dumbo e mora a sete mil metros de profundidade (um novo recorde)

Um polvo foi fotografado no leito do Oceano Índico, a sete mil metros de profundidade. É um novo recorde. A descoberta de um polvo a 7 mil metros de profundidade, 6.957 metros mais especificamente, foi relatada …