Bárbara Guimarães pede afastamento de juíza

Move Notícias

Manuel Maria Carrilho e Bárbara Guimarães

Manuel Maria Carrilho e Bárbara Guimarães

A apresentadora decidiu entregar um requerimento judicial que pede a recusa da juíza Joana Ferrer Antunes no caso de violência doméstica contra Manuel Maria Carrilho.

Bárbara Guimarães decidiu entregar esta quinta-feira um requerimento judicial que pede a recusa da juíza que está a julgar o seu ex-marido Manuel Maria Carrilho por violência doméstica.

Na origem do pedido de afastamento da juíza Joana Ferrer Antunes está a “suspeita de imparcialidade objetiva e subjetiva” devido às declarações da magistrada na primeira audiência do julgamento.

Também o Ministério Público já entregou o mesmo pedido de recusa por considerar existir “motivo sério e grave, adequado a gerar desconfiança sobre a imparcialidade da magistrada judicial“, informou a Procuradoria-Geral da República.

A sessão da última sexta-feira ficou marcada pelo tratamento discriminatório da juíza e pelas suas declarações polémicas contra a apresentadora da SIC, tendo sido fortemente criticada por várias associações de defesa dos direitos das mulheres.

Joana Ferrer Antunes terá censurado a apresentadora por nunca ter apresentado queixa por violência doméstica, tratando-a sempre pelo primeiro nome, enquanto que ao ex-ministro o chamava de “senhor professor”.

“Confesso que estive a ver fotografias do vosso casamento. Parece que o professor Carrilho foi um homem, até ao nascimento da Carlota [a segunda filha do casal], e depois passou a ser um monstro. O ser humano não muda assim”, terá sido uma das declarações da juíza no tribunal.

Ainda quando a apresentadora alegou o argumento da “vergonha” para explicar não ter ido ao hospital, a juíza terá dito que “esse argumento é fraquinho”.

“Ó Bárbara, causa-me nervoso ver mulheres informadas a reagirem assim. Se tinha fundamento, devia ter feito queixa”, terá afirmado a juíza.

Na sequência deste requerimento, a audiência que estava agendada para amanhã não se deverá realizar.

ZAP / Move

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Na realidade estou estupefacto com o que se está a passar na justiça portuguesa, será pois que a apresentadorazeca tem amigos tão influentes que consigam afastar uma magistrada por ter expresso a sua opinião sobre este caso. Sinto vergonha de ser português com uma justiça como esta que se deixa manipular e não aceita a opinião de uma juíza no seu pleno direito de se exprimir.

RESPONDER

Há vestígios de ouro nesta imagem de satélite

As operações de mineração num dos maiores depósitos de ouro da Rússia, em Aldan, incluem um método que deixa rastos na paisagem. E são visíveis do Espaço. A imagem de satélite, tirada em setembro de 2019, …

Dezenas de corpos de vítimas de covid-19 encontrados nas margens do rio Ganges

Ciclone Tauktae faz pelo menos 33 mortos na Índia (e paralisa vacinação contra covid-19)

Pelo menos 33 pessoas morreram e quase cem estão desaparecidas na Índia, devido ao impacto do ciclone Tauktae, esta terça-feira. O país também registou o maior número de mortes diárias provocadas pela covid-19. Centenas de milhares …

Cientistas criam dispositivos de testagem que produzem resultados em tempo recorde

Cientistas criaram dispositivos que permitem detetar infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 num segundo ou em menos de 30 minutos, conforme a técnica usada, revelam dois estudos distintos divulgados esta terça-feira na imprensa da especialidade. Investigadores das …

CP está a vender bilhetes com 80% de desconto

A CP tem uma nova campanha, que entra em vigor esta terça-feira, através da qual disponibiliza cerca de 17.920 viagens com descontos até 80% nos comboios intercidades. De acordo com o jornal Público, os bilhetes abrangidos …

Mais de 40 pessoas, quase todas crianças, no hospital de Beja com vómitos

Um total de 35 crianças e seis adultos oriundos de diversas escolas do concelho de Beja deram esta terça-feira entrada no Hospital José Joaquim Fernandes, naquela cidade alentejana. A notícia foi avançada por fonte hospitalar, que …

Novo Banco. "Não era um banco bom, foi preciso fazer dele um bom banco", diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, afirmou esta terça-feira que o Novo Banco “não era um banco bom” e “foi preciso fazer dele um bom banco”, recordando o “legado do BES” que marca …

Ensino superior com vagas especiais para lusodescendentes

O Governo alargou o contingente especial de acesso ao ensino superior dirigido a emigrantes e seus familiares permitindo que, no próximo ano letivo, se possam candidatar todos os lusodescendentes, de nacionalidade portuguesa e residentes no …

Países admitem criação de lotaria europeia do património

A ministra portuguesa da Cultura, Graça Fonseca, disse esta terça-feira que os Estados-membros da União Europeia (UE) admitem a criação de uma lotaria europeia do património, como a que arranca hoje em Portugal, para angariar …

Costa pede fim dos ataques de Israel a enclaves palestinianos

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu hoje o fim dos ataques de Israel aos enclaves palestinianos na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, para que se possa regressar a um caminho em que “a paz seja …

Taxa de vacinação completa no distrito de Bragança superior à média nacional

A taxa de vacinação completa contra a covid-19 no distrito de Bragança é superior à média nacional, com 19,3% da população com duas doses, enquanto no país o valor é de 13,5%, segundo dados oficiais. A …