Bárbara Guimarães pede afastamento de juíza

Move Notícias

Manuel Maria Carrilho e Bárbara Guimarães

Manuel Maria Carrilho e Bárbara Guimarães

A apresentadora decidiu entregar um requerimento judicial que pede a recusa da juíza Joana Ferrer Antunes no caso de violência doméstica contra Manuel Maria Carrilho.

Bárbara Guimarães decidiu entregar esta quinta-feira um requerimento judicial que pede a recusa da juíza que está a julgar o seu ex-marido Manuel Maria Carrilho por violência doméstica.

Na origem do pedido de afastamento da juíza Joana Ferrer Antunes está a “suspeita de imparcialidade objetiva e subjetiva” devido às declarações da magistrada na primeira audiência do julgamento.

Também o Ministério Público já entregou o mesmo pedido de recusa por considerar existir “motivo sério e grave, adequado a gerar desconfiança sobre a imparcialidade da magistrada judicial“, informou a Procuradoria-Geral da República.

A sessão da última sexta-feira ficou marcada pelo tratamento discriminatório da juíza e pelas suas declarações polémicas contra a apresentadora da SIC, tendo sido fortemente criticada por várias associações de defesa dos direitos das mulheres.

Joana Ferrer Antunes terá censurado a apresentadora por nunca ter apresentado queixa por violência doméstica, tratando-a sempre pelo primeiro nome, enquanto que ao ex-ministro o chamava de “senhor professor”.

“Confesso que estive a ver fotografias do vosso casamento. Parece que o professor Carrilho foi um homem, até ao nascimento da Carlota [a segunda filha do casal], e depois passou a ser um monstro. O ser humano não muda assim”, terá sido uma das declarações da juíza no tribunal.

Ainda quando a apresentadora alegou o argumento da “vergonha” para explicar não ter ido ao hospital, a juíza terá dito que “esse argumento é fraquinho”.

“Ó Bárbara, causa-me nervoso ver mulheres informadas a reagirem assim. Se tinha fundamento, devia ter feito queixa”, terá afirmado a juíza.

Na sequência deste requerimento, a audiência que estava agendada para amanhã não se deverá realizar.

ZAP / Move

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Na realidade estou estupefacto com o que se está a passar na justiça portuguesa, será pois que a apresentadorazeca tem amigos tão influentes que consigam afastar uma magistrada por ter expresso a sua opinião sobre este caso. Sinto vergonha de ser português com uma justiça como esta que se deixa manipular e não aceita a opinião de uma juíza no seu pleno direito de se exprimir.

RESPONDER

Fundo de Resolução deve ser analisado com rigor, diz BCP. Presidente do banco defende moratórias

O presidente da Comissão Executiva do Millennium BCP, Miguel Maya, disse na segunda-feira que o tema do financiamento do Fundo de Resolução deve ser analisado com o "máximo cuidado e rigor", afirmando não ter nenhuma …

Falhas nas escolas: Falta de funcionários, alunos reprovados e Internet lenta condicionam resultados

Dois em cada três estudantes portugueses frequentam escolas onde os diretores apontam a falta de pessoal não docente como um dos fatores que condiciona a capacidade de ensinar. Chumbos ou Internet lenta também são condicionantes …

Há pontos de contacto e linhas vermelhas na relação amor-ódio que desenha o futuro do OE2021

O PCP foge por entre os dedos, o Bloco de Esquerda está cheio de dúvidas e o PSD é o terceiro interveniente à espera de intervir. A viabilização do Orçamento do Estado para 2021 é …

PS recuou e cedeu ao PSD na residência alternada dos filhos de pais separados

O PS e o PSD chegaram a um acordo no âmbito da residência alternada dos filhos de pais separados, de modo a que este regime passe a constar da Lei. Contudo, ao contrário do que …

Torra acusa Estado de "golpe". Milhares protestam contra decisão do Supremo

O presidente inabilitado da Catalunha denunciou, esta segunda-feira, o "golpe arquitetado" pelo Estado com o objetivo de o destituir. Milhares de pessoas saíram às ruas de Barcelona para se manifestar contra a decisão do Supremo. O …

Donald Trump garante ter pagado impostos. Só não apresentou provas

Esta segunda-feira, o Presidente norte-americano afirmou que pagou milhões de dólares ao Tesouro sem, no entanto, ter apresentado qualquer prova. Para se defender da reportagem publicada pelo The New York Times - que revela que o …

Guilhermina Freitas eleita presidente do Tribunal da Relação de Lisboa

A juíza Guilhermina Freitas venceu, esta segunda-feira, com maioria absoluta, as eleições para a presidência do Tribunal da Relação de Lisboa (TRL), cargo que já ocupava interinamente. Fonte do Tribunal da Relação de Lisboa adiantou à …

Liga propõe assistência de mil pessoas no jogo entre Santa Clara e Gil Vicente

A Liga propôs à Direção Regional da Saúde dos Açores que o encontro Santa Clara-Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, tenha uma assistência de mil pessoas, seguindo as normas regionais para a covid-19. A …

Montijo vai mesmo descolar. "Não será uma pandemia a alterar um projeto necessário há mais de 50 anos"

A pandemia de covid-19 não vai alterar um projeto "considerado necessário há mais de 50 anos", sublinhou o primeiro-ministro na conferência da Confederação do Turismo de Portugal (CTP). Acelerar a recuperação do turismo, um dos setores …

Sérgio Conceição galardoado com Dragão de Ouro para Treinador do Ano

O treinador da equipa principal de futebol do FC Porto recebeu, esta segunda-feira, o Dragão de Ouro para Treinador do Ano, galardão entregue pelo presidente do clube. Sérgio Conceição venceu o prémio pela segunda vez na …