Juiz desembargador queixa-se de Carlos Alexandre

José Sena Goulão / Lusa

O juiz Carlos Alexandre

O juiz desembargador Antero Luís, antigo director do Serviço de Informações e Segurança (SIS), apresentou uma participação disciplinar contra o juiz Carlos Alexandre e contra a procuradora Susana Figueiredo.

O magistrado não gostou da forma como o seu nome foi envolvido no processo dos Vistos Gold e avançou com queixas contra Carlos Alexandre e contra a procuradora da República Susana Figueiredo, refere o Diário de Notícias.

Antero Luís foi alvo de um inquérito no Supremo Tribunal de Justiça, que foi arquivado, depois de ter sido apanhado em escutas telefónicas com o ex-presidente do Instituto dos Registos e Notariado, António Figueiredo, o principal arguido do caso dos Vistos Gold.

O DN atesta que Antero Luís foi “fotografado pelas vigilâncias da Polícia Judiciária num jantar com Figueiredo e com um dos arguidos chineses”, o que levou à abertura do tal inquérito que foi arquivado.

O magistrado considera que a actuação de Carlos Alexandre e de Susana Figueiredo não foi a mais adequada e apresentou queixas no Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) e no Conselho Superior da Magistratura, segundo refere o DN.

No mesmo inquérito citado, a procuradora Susana Figueiredo avançava ainda com suspeitas contra Horácio Pinto, juiz desembargador que também é um ex-diretor do SIS, e contra Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa.

A procuradora já terá sido alvo de outras duas queixas disciplinares, mas nenhuma originou qualquer inquérito. Susana Figueiredo terá contudo, sido advertida “sobre o cuidado no tratamento de informação pessoal no âmbito de um processo-crime”, refere o citado diário.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Este juiz, Carlos Alexandre incomoda muita gente, que assim nao mama a vontade. Tudo se queixa dele, com o único intuito, afasta-lo do cargo que ocupa e por la uma marioneta, que se possa manejar a vontade. Merda de país este, onde a justiça esta sequestrada por interesses muito obscuros, ate de juizes.

    • ..Carlos Alexandre é o juiz que ilibou o CDS no caso dos sobreiros. Que ilibou Oliveira e Costa e os outros amigos de Cavaco no caso BPN e que não investigou nem levou a julgamento os responsáveis do mesmo. Foi ainda quem interrogou Salgado, notificando-o na sua casa, deixando-o depois sair sob caução, e que ainda não prendeu, nem vai prender, ninguém do BES. Este “Juiz”, com a detenção de José Sócrates, acabou de garantir a sua grande “reforma Vitalícia”!

RESPONDER

Panama Papers. Alemanha com ordens de detenção para Mossack e Fonseca

Um tribunal de Colónia emitiu ordens de detenção contra Jürgen Mossack e Ramón Fonseca por fraude fiscal e associação criminal no caso dos Papéis do Panamá, uma investigação internacional por branqueamento de dinheiro, anunciaram esta …

Depressão Bárbara. Registadas 654 ocorrências, mau tempo volta a agrava-se hoje

A Proteção Civil registou até ao final da manhã desta terça-feira 654 ocorrências devido ao mau tempo, sobretudo nas zonas urbanas a norte do rio Tejo, e colocou em alerta especial laranja mais três distritos …

Bolsonaro diz que vacina será gratuita mas não obrigatória

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta segunda-feira que a vacina contra a Covid-19 será gratuita mas não será obrigatória para a população do país, o segundo com mais mortes no mundo devido à …

Estudantes indicaram professor que foi decapitado a jihadista (em troca de dinheiro)

Investigadores acreditam que vários estudantes indicaram por dinheiro quem era o professor Samuel Paty ao jihadista que o decapitou na sexta-feira ao lado da escola onde trabalhava na região de Paris. O ministro da Educação, Jean-Michel …

Portugal regista mais 15 óbitos, 1.876 novos casos e 1.932 recuperados

Portugal contabiliza esta terça-feira mais 15 mortos relacionados com a covid-19 e 1.876 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim, …

Há ratos e répteis no Centro Hospitalar de Viseu. Ala psiquiátrica está em "péssimas condições"

O alerta partiu do bastonário da Ordem dos Médicos que denunciou a "péssima condição" a que os utentes estão sujeitos. Miguel Guimarães desafiou esta segunda-feira a ministra da Saúde a visitar o departamento de Psiquiatria do …

Portugal é pouco poupador, tem condições de trabalho precárias e pouca escolaridade

Portugal é um país envelhecido, com idosos a viverem sozinhos, pouco poupador e onde o trabalho é precário, os patrões e empregados têm baixa escolaridade e há poucas mulheres na polícia, revela uma publicação da …

País em duodécimos seria uma "irresponsabilidade". Bloco acusa Governo de chantagem “inaceitável”

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, falou, em entrevista à Rádio Observador, sobre as negociações com o Governo para a aprovação do Orçamento de Estado para 2021. Em entrevista à Rádio Observador, a coordenadora …

Não se sabe como foram infetadas 41% das pessoas em Portugal. Novo confinamento é "para evitar"

De acordo com a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, neste momento não se sabe como foram infetados 41% dos doentes, sendo apenas possível "identificar um contacto com alguém que tivesse sintomas de covid-19 ou que …

Chega acusa PSD de covardia por recusar proposta de revisão constitucional

O PSD vai chumbar a proposta de revisão constitucional do Chega. Em reação, André Ventura acusou os sociais-democratas de ter uma "atitude covarde". Em declarações ao jornal Público, o líder da bancada social-democrata, Adão Silva, disse …