Juiz desembargador queixa-se de Carlos Alexandre

José Sena Goulão / Lusa

O juiz Carlos Alexandre

O juiz desembargador Antero Luís, antigo director do Serviço de Informações e Segurança (SIS), apresentou uma participação disciplinar contra o juiz Carlos Alexandre e contra a procuradora Susana Figueiredo.

O magistrado não gostou da forma como o seu nome foi envolvido no processo dos Vistos Gold e avançou com queixas contra Carlos Alexandre e contra a procuradora da República Susana Figueiredo, refere o Diário de Notícias.

Antero Luís foi alvo de um inquérito no Supremo Tribunal de Justiça, que foi arquivado, depois de ter sido apanhado em escutas telefónicas com o ex-presidente do Instituto dos Registos e Notariado, António Figueiredo, o principal arguido do caso dos Vistos Gold.

O DN atesta que Antero Luís foi “fotografado pelas vigilâncias da Polícia Judiciária num jantar com Figueiredo e com um dos arguidos chineses”, o que levou à abertura do tal inquérito que foi arquivado.

O magistrado considera que a actuação de Carlos Alexandre e de Susana Figueiredo não foi a mais adequada e apresentou queixas no Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) e no Conselho Superior da Magistratura, segundo refere o DN.

No mesmo inquérito citado, a procuradora Susana Figueiredo avançava ainda com suspeitas contra Horácio Pinto, juiz desembargador que também é um ex-diretor do SIS, e contra Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa.

A procuradora já terá sido alvo de outras duas queixas disciplinares, mas nenhuma originou qualquer inquérito. Susana Figueiredo terá contudo, sido advertida “sobre o cuidado no tratamento de informação pessoal no âmbito de um processo-crime”, refere o citado diário.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Este juiz, Carlos Alexandre incomoda muita gente, que assim nao mama a vontade. Tudo se queixa dele, com o único intuito, afasta-lo do cargo que ocupa e por la uma marioneta, que se possa manejar a vontade. Merda de país este, onde a justiça esta sequestrada por interesses muito obscuros, ate de juizes.

    • ..Carlos Alexandre é o juiz que ilibou o CDS no caso dos sobreiros. Que ilibou Oliveira e Costa e os outros amigos de Cavaco no caso BPN e que não investigou nem levou a julgamento os responsáveis do mesmo. Foi ainda quem interrogou Salgado, notificando-o na sua casa, deixando-o depois sair sob caução, e que ainda não prendeu, nem vai prender, ninguém do BES. Este “Juiz”, com a detenção de José Sócrates, acabou de garantir a sua grande “reforma Vitalícia”!

RESPONDER

Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal. A decisão vem no mesmo sentido da Organização Mundial de …

PCP mantém festa do Avante! e pede calma às "almas mais inquietas"

O secretário-geral do PCP admitiu hoje que “não seria um drama”, devido à pandemia de covid-19, cancelar a festa do Avante, e garantiu que não é por dinheiro que os comunistas estão empenhados em realizá-la …

Futebol inglês aponta regresso para dia 17 de junho

A Liga inglesa de futebol, suspensa desde 13 de março devido à pandemia da covid-19, vai regressar em 17 de junho, com a realização de dois encontros em atraso, de acordo com BBC e Sky …

Estado investe 2.000 milhões na ferrovia, mas comboios vão circular à mesma velocidade

O investimento da Infraestruturas de Portugal deverá rondar os 2.000 milhões de euros, mas este montante servirá quase exclusivamente para eletrificação de linhas e substituição de sinalização. De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal …

SBSR confirma Foals, Local Natives e Boy Pablo para a edição de 2021

Os Foals, os Local Natives e o músico Boy Pablo são os primeiros nomes reagendados para a 26.ª edição do Festival Super Bock Super Rock, remarcada para julho de 2021, foi hoje anunciado. O SBSR deveria …

Artistas com espetáculos cancelados recebem pelo menos 50%

O primeiro-ministro referendou, esta quarta-feira, a lei que regula a possibilidade de festivais e espetáculos no verão e que assegura apoio financeiro a artistas alvo de cancelamento ou reagendamento dos espetáculos por causa da pandemia. Este …

EUA anunciam fim da isenção de sanções no programa nuclear civil iraniano

Os Estados Unidos (EUA) anunciaram na quarta-feira o fim das derrogações que autorizaram até agora projetos relacionados com o programa nuclear civil iraniano, acordo internacional de 2015 do qual Washington se retirou. "Hoje, anuncio o fim …

Violência doméstica, droga, bairros problemáticos. Agentes da PSP obrigados a usar coletes anti-bala

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) decidiu tornar obrigatório o uso de coletes balísticos em oito tipos de situações. De acordo com o Jornal de Notícias, os agentes da PSP vão passar a …

Benfica e FC Porto estão entre os clubes europeus com maior valor comercial

O Benfica e o FC Porto estão em 24.º e 30.º, respetivamente, na lista dos 32 clubes de futebol europeus com maior valor comercial, que é liderada pelos espanhóis do Real Madrid. O Benfica (24.º) e …

Estados Unidos podem vir a acusar Cilia Flores, mulher de Maduro, por narcotráfico

Os Estados Unidos podem vir a acusar formalmente a mulher do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, por crimes de tráfico de droga e corrupção. A notícia foi avançada esta quarta-feira pela Reuters, que cita quatro fontes diferentes. …