Jornal Económico e A Bola avançam para regime de lay-off

sskennel / Flickr

O Jornal Económico e o desportivo A Bola vão avançar para o regime de lay-off devido a quebras significativas nas vendas e publicidade desencadeadas pela pandemia de covid-19, que já fez mais de 300 vítimas mortais em Portugal.

A notícia é avançada esta terça-feira pelo semanário Expresso, que apurou que, ao todo, este regime vai abranger 75 profissionais: 25 do jornal de economia e 50 do desportivo.

No caso do diário de economia, trata-se de um lay-off simplificado que se traduzirá na redução de um dia de trabalho para “a totalidade da redação”. A equipa que trabalhar na sexta-feira, dia em que o jornal sai para as bancas, folga na segunda-feira seguinte.

Em declarações ao jornal Expresso, o diretor do Económico, Filipe Alves, disse que, apesar de o jornal ter fechado o mês de março com 11 milhões de visitas ao site – valor quase três vezes superior à media -, a subida não foi acompanhada pelo aumento de vendas de publicidade, que sofreu “uma quebra muito acentuada”.

Em causa está uma “atitude preventiva” para enfrentar o “tsunami” que se avizinha, disse ainda Filipe Alves, dando conta que o lay-off é válido por 30 dias renováveis.

O jornal desportivo A Bola, que registou uma quebra de vendas na ordem dos 40%, vai colocar 50 funcionários, entre os quais jornalistas, gráficos e administrativos neste regime, que terá também a duração de um mês.

Foi “a solução encontrada pela administração como a menos danosa, tendo em conta os efeitos devastadores da atual situação”, disse Vítor Serpa, diretor do jornal, ao Expresso, caracterizando a situação da imprensa desportiva como “calamidade pública”.

A quebra da publicidade, o encerramento de grande parte dos postos de venda e o facto de todas as modalidades desportivas estarem suspensas são os principais motivos apontado pelo diretor do título para justificar a decisão tomada.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …

Governo reforça oferta de creches e lares com mais espaços e funcionários

O primeiro-ministro, António Costa, considera que "é necessário reforçar em equipamentos como creches, lares ou no apoio domiciliário". Os programas sociais de apoio a idosos vão criar três mil postos de trabalho, anunciou o primeiro-ministro esta …

Marcelo e Rio almoçaram a sós em frente ao Tejo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o líder do PSD, Rui Rio, pela apresentação do programa de recuperação económica. Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio almoçaram, esta sexta-feira, num restaurante em frente …

75% dos hotéis em Portugal reabre em junho, mas com menos quartos

A maioria dos hotéis em território nacional vai abrir portas a partir de junho, sendo a expectativa dos feriados da próxima semana muito importante para esta reabertura. Segundo um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal …

Banco de Fomento precisa da luz verde de Bruxelas e do Banco de Portugal

O primeiro-ministro anunciou a criação do Banco de Fomento e já tem um acordo prévio com a Comissão Europeia. No entanto, para que funcione como um banco, também precisa de luz verde do Banco de …

Procurador-geral admite que há uma separação entre polícia e afro-americanos

O procurador-geral norte-americano reconheceu, esta quinta-feira, a existência de uma separação entre afro-americanos e a polícia e prometeu uma investigação sem limites do Departamento da Justiça para saber se houve um crime federal no assassínio …

Ministério Público pede suspensão de funções de Mexia e Manso Neto na EDP

O Ministério Público pediu, esta sexta-feira, a suspensão de funções do presidente da EDP, António Mexia, e do administrador Manso Neto. A notícia é avançada pela SIC Notícias, que dá conta de que a promoção das …

Polícia australiana desmantela rede de pedofilia e resgata 14 vítimas

A polícia australiana anunciou esta sexta-feira que desmantelou uma rede de pedofilia que distribuía fotografias e vídeos de abuso sexual de crianças na Internet, tendo resgatado 14 das vítimas. De acordo com a agência Lusa, as …