Jogos Olímpicos: quarentena não, vários testes sim

Wu Hong / EPA

Proposta do governo japonês defende que os adeptos não precisam de estar isolados durante duas semanas. No entanto, vai haver controlo.

A realização dos Jogos Olímpicos em 2021 ainda não é certa mas continuam a surgir notícias sobre os métodos que poderão ser adotados no Japão, sobretudo em Tóquio, no próximo verão. Esta é sobre o controlo dos adeptos que chegam a solo nipónico.

O governo japonês vai apresentar uma proposta que defende que os adeptos que cheguem para assistir aos Jogos Olímpicos não precisem de ficar em quarentena durante 14 dias – medida obrigatória, no Japão e noutros países, para os estrangeiros.

Isolamento não, mas vários testes sim: o governo do Japão prevê também a obrigatoriedade da realização de vários testes negativos para cada pessoa que queira assistir ao evento. Além disso, cada adepto deverá ser controlado frequentemente enquanto estiver no Japão, no que diz respeito às suas condições de saúde.

Esta proposta, que vai ser discutida nesta quinta-feira com os governadores de Tóquio e com a organização dos Jogos Olímpicos, indica também que, ao contrário dos atletas e dos restantes elementos dos países participantes, os adeptos vão poder utilizar os transportes públicos em Tóquio.

No meio da incerteza, os responsáveis pelos Jogos Olímpicos estão confiantes na realização do maior evento desportivo do mundo. Recorde-se que, já nesta semana, um dos organizadores, Hidemasa Nakamura, reagiu às notícias sobre a futura vacina da Pfizer: “Sentimos um sentimento positivo e um alívio. Mas o que estamos a fazer agora não é pensar na vacina, porque ainda não a temos, mas sim a concentrarmo-nos nos testes, distanciamento social e também na cooperação entre atletas e outras partes interessadas”.

Já o vice-presidente do Comité Olímpico Internacional, John Coates, tinha dito que os Jogos Olímpicos vão avançar “com ou sem” a pandemia. E acredita que estes Jogos Olímpicos “serão os Jogos que derrotaram a covid-19, é a luz no fim do túnel”.

No mesmo sentido, Yoshihide Suga, primeiro-ministro do Japão, afirmou que esta edição dos Jogos Olímpicos vão ser a “prova de que a humanidade derrotou o vírus“.

  NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …