Jogos Olímpicos: quarentena não, vários testes sim

Wu Hong / EPA

Proposta do governo japonês defende que os adeptos não precisam de estar isolados durante duas semanas. No entanto, vai haver controlo.

A realização dos Jogos Olímpicos em 2021 ainda não é certa mas continuam a surgir notícias sobre os métodos que poderão ser adotados no Japão, sobretudo em Tóquio, no próximo verão. Esta é sobre o controlo dos adeptos que chegam a solo nipónico.

O governo japonês vai apresentar uma proposta que defende que os adeptos que cheguem para assistir aos Jogos Olímpicos não precisem de ficar em quarentena durante 14 dias – medida obrigatória, no Japão e noutros países, para os estrangeiros.

Isolamento não, mas vários testes sim: o governo do Japão prevê também a obrigatoriedade da realização de vários testes negativos para cada pessoa que queira assistir ao evento. Além disso, cada adepto deverá ser controlado frequentemente enquanto estiver no Japão, no que diz respeito às suas condições de saúde.

Esta proposta, que vai ser discutida nesta quinta-feira com os governadores de Tóquio e com a organização dos Jogos Olímpicos, indica também que, ao contrário dos atletas e dos restantes elementos dos países participantes, os adeptos vão poder utilizar os transportes públicos em Tóquio.

No meio da incerteza, os responsáveis pelos Jogos Olímpicos estão confiantes na realização do maior evento desportivo do mundo. Recorde-se que, já nesta semana, um dos organizadores, Hidemasa Nakamura, reagiu às notícias sobre a futura vacina da Pfizer: “Sentimos um sentimento positivo e um alívio. Mas o que estamos a fazer agora não é pensar na vacina, porque ainda não a temos, mas sim a concentrarmo-nos nos testes, distanciamento social e também na cooperação entre atletas e outras partes interessadas”.

Já o vice-presidente do Comité Olímpico Internacional, John Coates, tinha dito que os Jogos Olímpicos vão avançar “com ou sem” a pandemia. E acredita que estes Jogos Olímpicos “serão os Jogos que derrotaram a covid-19, é a luz no fim do túnel”.

No mesmo sentido, Yoshihide Suga, primeiro-ministro do Japão, afirmou que esta edição dos Jogos Olímpicos vão ser a “prova de que a humanidade derrotou o vírus“.

Nuno Teixeira NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Anúncios de TV promovem mais os brindes do que o próprio fast food (e violam diretrizes do setor)

Para uma criança, a melhor parte de uma refeição de fast food não é a comida, mas o brinde que vem juntamente com a refeição. Os anúncios televisivos de fast food são regidos por diretrizes que …

“Se querem sucesso, têm de depender do sistema“. Empresário chinês é preso após disputa com o Estado

Sun Dawu, um dos empresários mais bem sucedidos da China, corre o risco de ser condenado a 25 anos de prisão, caso seja provado que cometeu os crimes dos quais está a ser acusado. O empresário …

Cientistas criam verniz para superfícies que mata bactérias em poucos minutos

Uma equipa multidisciplinar de cientistas desenvolveu um verniz para superfícies que mata bactérias, mesmo as mais resistentes, em apenas 15 minutos, anunciou a Universidade de Coimbra (UC). Trata-se de “uma solução segura e eficaz para prevenir …

Num país marcado pelo racismo, Jane Bolin fez história tornando-se a primeira juíza negra dos EUA

A 22 de julho de 1939, Jane Bolin fez história ao prestar juramento como juíza na cidade de Nova Iorque. A jovem ocupou o cargo durante 40 anos e só saiu de cena quando atingiu …

A petrolífera Exxon está a culpá-lo pelas alterações climáticas

Nos últimos anos, as empresas petrolíferas têm-se afastado do discurso de negação das alterações climáticas. Gigantes globais de energia como a Total, a Exxon, a Shell e a BP reconhecem abertamente que a mudança climática …

"Muita fraternidade”. Portugal enviou vacinas para Cabo Verde

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta segunda-feira que os indicadores da pandemia de covid-19 em Portugal permanecem "muito estáveis" e que a última grande abertura no plano de desconfinamento não teve …

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre bullying na escola, diz relatório

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre 'bullying' na escola, alertou esta segunda-feira a UNESCO, por ocasião do Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. A Organização Internacional de Jovens e Estudantes LGBTQI (IGLYO) e …

Telescópio vai "caçar" a luz de 30 milhões de galáxias para mapear Universo e "revelar" energia escura

Um instrumento de um telescópio nos Estados Unidos vai capturar nos próximos cinco anos a luz de quase 30 milhões de galáxias e outros objetos cósmicos, permitindo aos cientistas mapearem o Universo e desvendarem os …

Portugal ficou acima da média europeia quanto ao teletrabalho

Dados do Eurostat sobre o teletrabalho durante a pandemia revelaram que Portugal registou uma média ligeiramente superior (13,9%) à da União Europeia (12,3%) entre as pessoas com idade dos 15 e os 64 anos. Em anos …

"Idiotas". Bolsonaro critica pessoas que mantêm isolamento social na pandemia

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou os brasileiros que seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e mantêm isolamento social na pandemia, a quem chamou de 'idiotas', em conversa com os seus …