“Com ou sem pandemia”, haverá Jogos Olímpicos em 2021

Numa altura de pandemia mundial muitos foram os eventos que foram cancelados. Os Jogos Olímpicos, que se realizam apenas de 4 em 4 anos não fugiram à regra e foram adiados para o próximo ano. Mas há quem garanta que, independentemente dos avanços da covid-19, o evento não deverá ser adiado mais uma vez.

O vice-presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), John Coates não deixa margens para dúvidas e garante que os Jogos Olímpicos de Tóquio, vão ser disputados no próximo ano, independentemente da evolução do novo coronavírus no mundo – avança o Diário de Notícias.

Numa entrevista à agência de notícias France-Presse (AFP), o presidente do comité de coordenação do COI para os Jogos Olímpicos de 2020 explica que o evento vai emergir  “com ou sem” covid-19, adiantando uma data para o início das provas que deverão  começar “a 23 de julho do próximo ano”.

Coates acredita ainda que a edição de 2021 será um marco na história dos Jogos Olímpicos, pois “serão os Jogos que derrotaram a covid-19, é a luz no fim do túnel”, afirmou à France-Presse.

Depois do terramoto e do tsunami que devastaram o nordeste japonês em 2011, deixando milhares de pessoas desalojadas, o Comité Olímpico tomou a decisão de usar esta edição para fazer uma homenagem ao acontecimento trágico que assolou o país. Por isso o tema dos jogos Olímpicos de 2021 será a “reconstrução após a devastação causada pelo tsunami”, afirmou Coates na entrevista.

Os Jogos Olímpicos deveriam ter sido realizados este ano, com data de início prevista para 24 de julho, contudo a organização do evento tomou a difícil decisão de adiar. O adiamento dos Jogos foi uma decisão histórica uma vez que as olimpíadas só tinham sido canceladas até agora em tempos de guerra.

Coates disse que o Governo japonês “não desistiu de forma alguma” dos jogos, apesar da “tarefa monumental” que se coloca agora perante a decisão de adiar o evento. O vice-presidente do Comité Olímpico explica que “antes da covid-19, Thomas Bach (presidente do COI) disse que foram os Jogos mais bem preparados de sempre, as instalações estavam quase todas concluídas, a vila Olímpica é incrível”, lamentando assim o adiamento.

As autoridades japonesas já deixaram claro que não querem que os Jogos sejam adiados uma segunda vez, porém de acordo sondagens recentes realizadas no país, a maioria dos japoneses quer que o evento seja adiado novamente ou até mesmo cancelado, mediante o avanço do coronavírus no mundo.

O Diário de Notícias adianta que só 23,9% dos participantes da sondagem nacional de três dias, publicada em julho, disseram que queriam ver os Jogos 2020 realizados no próximo ano. A sondagem constatou que 36,4% dos entrevistados apoiam um novo adiamento, enquanto 33,7% consideram que o evento deve ser cancelado.

Atualmente, as fronteiras do Japão permanecem fechadas para estrangeiros, e muitos especialistas duvidam que a pandemia esteja sob controlo no próximo verão.

No Japão foram registados mais de 71 mil infetados com o novo coronavírus, dos quais mais de 1300 pessoas morreram. Os números são do portal worldometers, que recolhe dados de todos os países e é atualizado em tempo real.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.