O Governo vai entregar mais mil milhões à TAP. Esta injeção, que será inscrita no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), eleva para perto de 2 mil milhões o dinheiro público de apoio à empresa.
O ministro das Finanças, João Leão, anunciou que o Estado vai injetar mais mil milhões de euros na TAP.
Em entrevista à Sábado, que irá para as bancas esta quinta-feira, o governante lembrou que o Programa de Estabilidade já previa uma verba de 990 milhões de euros para apoiar a empresa no próximo ano, a que se somam os 970 milhões de euros já injetados no presente ano.
Estes valores elevam para perto de 2 mil milhões de euros o montante público de apoio à TAP, na sequência dos problemas causados pela crise pandémica.
As injeções na transportadora aérea terminam em 2022, até porque “nem a Comissão Europeia, nem a direção-geral da concorrência, autorizariam mais transferências”, garantiu João Leão.
Questionado sobre se há o risco de o plano de reestruturação não ser aprovado, o ministro das Finanças disse não ver “qualquer razão” para que isso aconteça. “Temos todas as condições financeiras para que possa ser aprovado.”
O plano foi entregue a Bruxelas em dezembro de 2020 e havia já a expectativa de que fosse aprovado em março deste ano. Tal não aconteceu, mas o documento já está, na prática, a ser aplicado.
Até parece fácil! Paga zé!!
Ja que vamos pagar de qualquer forma, porque é que não injectam logo mais um ou dois e cada português fica com direito a fazer umas viagens por ano?
É que pagar, pagar, pagar e não ver nada, não me parece bem e assim, pelo menos passeamos.
Mais um feito xuxalista. Já nos tínhamos visto livres deste sorvedouro e eis que o PS para poder empregar meia-dúzia de amigos decidiu nacionalizar um buraco aéreo como este.
“já nos tínhamos visto livres deste sorvedouro…”
Já?! Quando foi esse “filme”??
Continuem lá a injetar dinheiro sem atualizar a companhia para os desafios atuais e verão o resultado!