/

João Leão anuncia injeção de mais mil milhões na TAP

5

José Sena Goulão / Lusa

O ministro das Finanças, João Leão

O Governo vai entregar mais mil milhões à TAP. Esta injeção, que será inscrita no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), eleva para perto de 2 mil milhões o dinheiro público de apoio à empresa. 

O ministro das Finanças, João Leão, anunciou que o Estado vai injetar mais mil milhões de euros na TAP.

Em entrevista à Sábado, que irá para as bancas esta quinta-feira, o governante lembrou que o Programa de Estabilidade já previa uma verba de 990 milhões de euros para apoiar a empresa no próximo ano, a que se somam os 970 milhões de euros já injetados no presente ano.

Estes valores elevam para perto de 2 mil milhões de euros o montante público de apoio à TAP, na sequência dos problemas causados pela crise pandémica.

As injeções na transportadora aérea terminam em 2022, até porque “nem a Comissão Europeia, nem a direção-geral da concorrência, autorizariam mais transferências”, garantiu João Leão.

Questionado sobre se há o risco de o plano de reestruturação não ser aprovado, o ministro das Finanças disse não ver “qualquer razão” para que isso aconteça. “Temos todas as condições financeiras para que possa ser aprovado.”

O plano foi entregue a Bruxelas em dezembro de 2020 e havia já a expectativa de que fosse aprovado em março deste ano. Tal não aconteceu, mas o documento já está, na prática, a ser aplicado.

ZAP //

5 Comments

  1. Ja que vamos pagar de qualquer forma, porque é que não injectam logo mais um ou dois e cada português fica com direito a fazer umas viagens por ano?
    É que pagar, pagar, pagar e não ver nada, não me parece bem e assim, pelo menos passeamos.

  2. Mais um feito xuxalista. Já nos tínhamos visto livres deste sorvedouro e eis que o PS para poder empregar meia-dúzia de amigos decidiu nacionalizar um buraco aéreo como este.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.