Detido jihadista suspeito de ser mandante de ataque ao Charlie Hebdo

France Diplomatie

Peter Chérif, suspeito de ser o mandante do ataque ao Charlie Hebdo, que foi executado pelos irmãos Kouachi em 2015, terá sido detido em Djibuti, em África.

Atentado ao Charlie Hebdo

O jihadista francês Peter Chérif, próximo aos irmãos Kouachi, foi detido, segundo noticiou o Le Parisien. Estará também relacionado com o ataque ao Charlie Hebdo que fez 12 mortos, em 2015.

Peter Chérif, de 36 anos estava foragido desde 2011 é suspeito de ser o mandante do atentado ao jornal francês Charlie Hebdo em janeiro de 2015. Foi detido em Djibuti, um pequeno país no norte de África. De acordo com a France Presse, a detenção foi feita no domingo.

O jihadista Peter Chérif, também conhecido pelo pseudónimo de Adbou Hamza, foi colocado sob custódia, segundo uma fonte ligada ao processo, citada pela AFP. Peter Chérif era próximo dos autores materiais do atentado, os irmãos Kouachi, que foram mortos pela polícia na sequência de uma perseguição policial.

A 7 de janeiro de 2015, os jihadistas irromperam no edifício do jornal à hora da reunião da redação e mataram 12 pessoas, nomeadamente os caricaturistas históricos Cabu, Charb, Honoré, Tignous e Wolinski que são regularmente evocados numa redação “reconstruida e sólida”.

O homem de 36 anos estava em fuga desde 2011 e era conhecido pelos serviços franceses por ter combatido no Iraque no início dos anos 2000. Em 2006 foi condenado a quinze anos de prisão por “atravessar de forma ilegal a fronteira do Iraque”. Peter Cherif conseguiu escapar da prisão Badouche, no norte do Mosul, onde cumpria a sua sentença.

Em 2008, o mentor do ataque terrorista foi preso novamente e entregue às autoridades francesas. Ficou preso durante 18 meses, mas foi deixado em liberdade antes do julgamento. Peter Cherif voltou, então, a fugir, estando em fuga desde janeiro de 2011.

Quatro meses depois, revela ainda a imprensa francesa, foi detetado no Iémen, onde se alistou à al Qaeda e deu formação aos irmãos que atacaram o semanário, em Paris.

Atualmente suspeita-se que o homem de 36 anos seja o cérebro do ataque à redação do jornal Charlie Hebdo e de ter estado em contacto com Amedy Coulibaly, o suspeito do tiroteio no supermercado Hyper Cacher, em 2015.

O mentor do ataque terrorista deverá ser extraditado para França.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …