Jihadista português foi figura influente no Daesh

(cv) Youtube

O terrorista português Steve Duarte terá tido um papel fundamental na estrutura de poder do Estado Islâmico, durante os dias em que dominou a cidade de Raqqa, na Síria. Actualmente, o seu paradeiro é desconhecido.

O Expresso teve acesso a um interrogatório de um jihadista belga, Tarik Jadaoun, que é suspeito de estar por trás de vários atentados terroristas cometidos na Europa e que menciona o nome de Steve Duarte, ou melhor, de Abu Muhajir Al-Andalusi, como era conhecido no seio do Daesh.

De acordo com o seu testemunho, Steve Duarte terá sido “uma figura influente do grupo terrorista”, como responsável pelo departamento de propaganda do Daesh e pelo pelouro da Educação em Raqqa, cidade que esteve sob domínio do Estado Islâmico e só recentemente foi libertada.

Os “conhecimentos de línguas como o francês, árabe, português e alemão” que Steve Duarte detém terão contribuído para o destaque que assumiu no seio do grupo terrorista, refere o semanário.

O jihadista português, nascido no Luxemburgo, onde vivia com a família natural da Figueira da Foz, converteu-se ao Islão em 2010 e casou com uma argelina. Jadaoun foi o padrinho do seu casamento, segundo revelou no interrogatório de que foi alvo.

O Expresso lembra ainda que Steve Duarte protagoniza um dos vídeos de propaganda do Daesh, divulgado em Fevereiro de 2016, no qual mata um refém e refere a pretensão do grupo terrorista de conquistar a Península Ibérica.

Actualmente, o seu paradeiro é desconhecido, não se sabendo se está vivo ou morto, ou se se encontrada preso na Síria.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Não se preocupem que quando ele aparecer não vai faltar quem o trate como um herói, os protectores dos animais “de duas e quatro patas” se encarregarão disso.

  2. Português ou de qualquer outra nacionalidade, não interessa, os criminosos são criminosos independente do lugar a que pertencem, e devem ser julgados e tratados em conformidade.
    Sendo ele um português, ou como todos os outros jihadistas, de todas as outras nacionalidades, despertam em mim o mesmo sentimento, o de horror e incredulidade, de como o ser humano consegue comportar com outros seres humanos, é revoltante.
    Estes comportamentos têm apenas origem no poder do dinheiro, que corrompe todos e que por mais uns trocos perdem toda a humanidade tornando-se apenas seres vivos criminosos.

    • Caro Ferval, de acordo consigo. Mas quanto ao dinheiro ter, por si só, o poder de dar origem a tão hediondos comportamentos, não me parece. Há mais qualquer coisa que não sei explicar. Mas há. E é isso que me atormenta em relação ao futuro, que não será o nosso, mas o dos nossos descendentes.

  3. Prezados, não se trata de ter dinheiro ou não ter dinheiro, tem a ver com o gosto e necessidade de se ser cruel. Conseguir demonstrar que se tem o poder através de inúmeras crueldades, quantas mais melhor, para desta forma adquirir estatuto e respeito. O ser humano é o animal racional mais inteligente ao cimo da Terra, mas também consegue ser o mais estúpido e cruel. Mudar a mentalidade destas pessoas é uma missão impossível. A única hipótese será elimina-las, caso contrário, criarão uma rebelião de servos que tudo farão para conseguir o seu reconhecimento através de actos de terrorismo.

  4. Julgado e condenado no Iraque parece ser o local ideal para ele e todos os outros que com ele partilharam as mais cruéis das chacinas, voltar à Europa para terra de cobardes onde a justiça não é justa por vezes é que não parece ser a solução pois mais tarde ou mais cedo estará por aí a comandar ou a praticar os mesmos crimes.

RESPONDER

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …