Jihadista português foi figura influente no Daesh

(cv) Youtube

O terrorista português Steve Duarte terá tido um papel fundamental na estrutura de poder do Estado Islâmico, durante os dias em que dominou a cidade de Raqqa, na Síria. Actualmente, o seu paradeiro é desconhecido.

O Expresso teve acesso a um interrogatório de um jihadista belga, Tarik Jadaoun, que é suspeito de estar por trás de vários atentados terroristas cometidos na Europa e que menciona o nome de Steve Duarte, ou melhor, de Abu Muhajir Al-Andalusi, como era conhecido no seio do Daesh.

De acordo com o seu testemunho, Steve Duarte terá sido “uma figura influente do grupo terrorista”, como responsável pelo departamento de propaganda do Daesh e pelo pelouro da Educação em Raqqa, cidade que esteve sob domínio do Estado Islâmico e só recentemente foi libertada.

Os “conhecimentos de línguas como o francês, árabe, português e alemão” que Steve Duarte detém terão contribuído para o destaque que assumiu no seio do grupo terrorista, refere o semanário.

O jihadista português, nascido no Luxemburgo, onde vivia com a família natural da Figueira da Foz, converteu-se ao Islão em 2010 e casou com uma argelina. Jadaoun foi o padrinho do seu casamento, segundo revelou no interrogatório de que foi alvo.

O Expresso lembra ainda que Steve Duarte protagoniza um dos vídeos de propaganda do Daesh, divulgado em Fevereiro de 2016, no qual mata um refém e refere a pretensão do grupo terrorista de conquistar a Península Ibérica.

Actualmente, o seu paradeiro é desconhecido, não se sabendo se está vivo ou morto, ou se se encontrada preso na Síria.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Não se preocupem que quando ele aparecer não vai faltar quem o trate como um herói, os protectores dos animais “de duas e quatro patas” se encarregarão disso.

  2. Português ou de qualquer outra nacionalidade, não interessa, os criminosos são criminosos independente do lugar a que pertencem, e devem ser julgados e tratados em conformidade.
    Sendo ele um português, ou como todos os outros jihadistas, de todas as outras nacionalidades, despertam em mim o mesmo sentimento, o de horror e incredulidade, de como o ser humano consegue comportar com outros seres humanos, é revoltante.
    Estes comportamentos têm apenas origem no poder do dinheiro, que corrompe todos e que por mais uns trocos perdem toda a humanidade tornando-se apenas seres vivos criminosos.

    • Caro Ferval, de acordo consigo. Mas quanto ao dinheiro ter, por si só, o poder de dar origem a tão hediondos comportamentos, não me parece. Há mais qualquer coisa que não sei explicar. Mas há. E é isso que me atormenta em relação ao futuro, que não será o nosso, mas o dos nossos descendentes.

  3. Prezados, não se trata de ter dinheiro ou não ter dinheiro, tem a ver com o gosto e necessidade de se ser cruel. Conseguir demonstrar que se tem o poder através de inúmeras crueldades, quantas mais melhor, para desta forma adquirir estatuto e respeito. O ser humano é o animal racional mais inteligente ao cimo da Terra, mas também consegue ser o mais estúpido e cruel. Mudar a mentalidade destas pessoas é uma missão impossível. A única hipótese será elimina-las, caso contrário, criarão uma rebelião de servos que tudo farão para conseguir o seu reconhecimento através de actos de terrorismo.

  4. Julgado e condenado no Iraque parece ser o local ideal para ele e todos os outros que com ele partilharam as mais cruéis das chacinas, voltar à Europa para terra de cobardes onde a justiça não é justa por vezes é que não parece ser a solução pois mais tarde ou mais cedo estará por aí a comandar ou a praticar os mesmos crimes.

RESPONDER

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …

Jóias de ouro e prata com plástico. Justiça não vê mal nenhum e iliba marca Tous

O processo de investigação aberto à marca TOUS por alegada fraude com jóias de ouro e plástico contendo plástico no seu interior, foi arquivado. A Justiça espanhola entende que, apesar de as jóias conterem plástico, …