Jihadista português foi figura influente no Daesh

(cv) Youtube

O terrorista português Steve Duarte terá tido um papel fundamental na estrutura de poder do Estado Islâmico, durante os dias em que dominou a cidade de Raqqa, na Síria. Actualmente, o seu paradeiro é desconhecido.

O Expresso teve acesso a um interrogatório de um jihadista belga, Tarik Jadaoun, que é suspeito de estar por trás de vários atentados terroristas cometidos na Europa e que menciona o nome de Steve Duarte, ou melhor, de Abu Muhajir Al-Andalusi, como era conhecido no seio do Daesh.

De acordo com o seu testemunho, Steve Duarte terá sido “uma figura influente do grupo terrorista”, como responsável pelo departamento de propaganda do Daesh e pelo pelouro da Educação em Raqqa, cidade que esteve sob domínio do Estado Islâmico e só recentemente foi libertada.

Os “conhecimentos de línguas como o francês, árabe, português e alemão” que Steve Duarte detém terão contribuído para o destaque que assumiu no seio do grupo terrorista, refere o semanário.

O jihadista português, nascido no Luxemburgo, onde vivia com a família natural da Figueira da Foz, converteu-se ao Islão em 2010 e casou com uma argelina. Jadaoun foi o padrinho do seu casamento, segundo revelou no interrogatório de que foi alvo.

O Expresso lembra ainda que Steve Duarte protagoniza um dos vídeos de propaganda do Daesh, divulgado em Fevereiro de 2016, no qual mata um refém e refere a pretensão do grupo terrorista de conquistar a Península Ibérica.

Actualmente, o seu paradeiro é desconhecido, não se sabendo se está vivo ou morto, ou se se encontrada preso na Síria.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Não se preocupem que quando ele aparecer não vai faltar quem o trate como um herói, os protectores dos animais “de duas e quatro patas” se encarregarão disso.

  2. Português ou de qualquer outra nacionalidade, não interessa, os criminosos são criminosos independente do lugar a que pertencem, e devem ser julgados e tratados em conformidade.
    Sendo ele um português, ou como todos os outros jihadistas, de todas as outras nacionalidades, despertam em mim o mesmo sentimento, o de horror e incredulidade, de como o ser humano consegue comportar com outros seres humanos, é revoltante.
    Estes comportamentos têm apenas origem no poder do dinheiro, que corrompe todos e que por mais uns trocos perdem toda a humanidade tornando-se apenas seres vivos criminosos.

    • Caro Ferval, de acordo consigo. Mas quanto ao dinheiro ter, por si só, o poder de dar origem a tão hediondos comportamentos, não me parece. Há mais qualquer coisa que não sei explicar. Mas há. E é isso que me atormenta em relação ao futuro, que não será o nosso, mas o dos nossos descendentes.

  3. Prezados, não se trata de ter dinheiro ou não ter dinheiro, tem a ver com o gosto e necessidade de se ser cruel. Conseguir demonstrar que se tem o poder através de inúmeras crueldades, quantas mais melhor, para desta forma adquirir estatuto e respeito. O ser humano é o animal racional mais inteligente ao cimo da Terra, mas também consegue ser o mais estúpido e cruel. Mudar a mentalidade destas pessoas é uma missão impossível. A única hipótese será elimina-las, caso contrário, criarão uma rebelião de servos que tudo farão para conseguir o seu reconhecimento através de actos de terrorismo.

  4. Julgado e condenado no Iraque parece ser o local ideal para ele e todos os outros que com ele partilharam as mais cruéis das chacinas, voltar à Europa para terra de cobardes onde a justiça não é justa por vezes é que não parece ser a solução pois mais tarde ou mais cedo estará por aí a comandar ou a praticar os mesmos crimes.

RESPONDER

Jogar Monopólio, Scrabble ou até bilhar pode ser (ainda) mais divertido com uma nova mesa touch

Por mais divertidos que sejam os jogos de tabuleiro, estes podem ser um passatempo caro pois quem realmente gosta não se cansa de os comprar. Agora, a empresa Arcade1Up criou o Infinity Game Table que …

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …

Para clínicas de Terceiro Mundo. Dispositivo movido a energia solar esteriliza equipamentos médicos ao ar livre

As autoclaves são consideradas essenciais para esterilizar equipamentos médicos, mas não estão disponíveis nos países de Terceiro Mundo, onde o acesso à eletricidade é limitado. Um novo dispositivo portátil, movido a energia solar, pode ser …

China pondera novas regras sobre estrangeiros para "proibir o extremismo religioso"

Um projeto-lei publicado esta semana pelo Ministério da Justiça chinês aponta para novas restrições sobre a atuação de fiéis estrangeiros no país, com o intuito de evitar a disseminação do "extremismo religioso" ou do uso …

Regar, cortar e matar insetos. Robô dá conta de todas as tarefas de jardinagem (e até afasta intrusos)

A jardinagem é uma terapia para muitas pessoas, mas também pode ser um incómodo. O robô Yardroid foi projetado para lidar de forma autónoma com essas tarefas, utilizando inteligência artificial. Semelhante a um tanque em miniatura, …

ProToiro vai impugnar IVA das touradas e avança com queixa em Bruxelas

A Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro) vai avançar com a impugnação do valor do IVA na tauromaquia e com uma queixa na Comissão Europeia, exigindo que a taxa passe de 23% para 6%. Em comunicado, a …

Braga 3-3 Leicester | Vardy rouba triunfo luso nos descontos

Um "balde de água fria". A recepção do Sporting de Braga ao Leicester não foi parca em emoção e em bom futebol. Os minhotos foram superiores na primeira parte e chegaram ao intervalo em vantagem. Contudo, …

Equipa de Biden escondeu um anúncio de emprego secreto no código-fonte do seu site

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, escondeu um anúncio de emprego no código-fonte do seu site de transição, enquanto inicia o processo de contratação da nova administração para a Casa Branca. De acordo com …

Costa ligou a Lagarde para garantir que vai cumprir compromissos com Novo Banco

O primeiro-ministro ligou, esta quinta-feira, à presidente do Banco Central Europeu (BCE) para assegurar que o Governo cumprirá os compromissos assumidos no quadro da venda do Novo Banco. "Portugal é um Estado de direito que cumpre …

Mário Ferreira acata decisão da CMVM e lança OPA sobre a Media Capital

O empresário anunciou, esta quarta-feira, que vai lançar uma OPA a 69,78% das ações da Media Capital, depois de a CMVM o ter obrigado a realizar esta operação. A Pluris Investments, empresa detida por Mário Ferreira, …