/

Forças da Síria anunciam conquista de Raqa, antiga capital do Daesh

As Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança armada liderada por milícias curdas, anunciaram esta terça-feira que controlam totalmente a cidade de Al Raqa, mas sem confirmar o fim da presença do grupo extremista autodenominado Estado Islâmico (Daesh).

“A operação militar terminou em Al Raqa, mas agora levamos a cabo uma operação de limpeza para terminar com as células adormecidas do Daesh que existem na localidade”, disse à agência de EFE o porta-voz das FSD, o general Talal Salu.

As FSD vão publicar brevemente um comunicado proclamando oficialmente que a cidade de Al Raqa está livre de terroristas, acrescentou a mesma fonte, apesar de o porta-voz do Conselho Militar de Manbech, Shervan Darwish, cuja formação integra as FSD, ter admitido que ainda há bolsas de radicais na cidade.

“Ainda há combates no estádio municipal e nas suas imediações, e continua a operação de busca, não podemos declarar que Al Raqa está livre de todo o Daesh”, disse Darwish.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos informou que as FSD, que contam com o apoio da coligação internacional encabeçada pelos EUA, dominam toda a cidade depois de conquistarem o estádio municipal e as suas imediações, o único reduto onde ainda havia presença do Daesh.

As FSD começaram a 6 de junho uma ofensiva sobre a cidade de Al Raqa, a antiga ‘capital do califado’ do EI, com o apoio da coligação internacional e dos efetivos das forças especiais dos EUA no terreno.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.