Jihadista que ameaçou Portugal e Espanha é português

Steve Duarte, jihadista português do Estado Islâmico

O jihadista do grupo terrorista Estado Islâmico que protagoniza um dos mais recentes vídeos da organização, onde se fazem ameaças directas a Portugal e Espanha, terá nacionalidade portuguesa.

Nascido no Luxemburgo, filho de emigrantes portugueses oriundos de Trás-Os-Montes, Steve Duarte, como é identificado pelo jornal Expresso, terá passaporte português.

No vídeo onde aparece de cara e cabeça tapadas, mas com algum cabelo louro visível, e a falar em francês, o jihadista promete que o grupo terrorista vai recuperar a Península Ibérica (“Al-Andalus”, como refere, numa alusão à expressão usada durante a invasão muçulmana).

O Expresso sustenta que, no fim da gravação, o jihadista português “mata a tiro um dos cinco reféns que surgem no vídeo de oito minutos, identificados como traidores do Estado Islâmico”.

De acordo com o semanário, Steve Duarte “regressava frequentemente à Figueira da Foz, terra onde ainda tem família”.

A sua conversão ao Islão terá ocorrido em 2010, numa mesquita da Argélia.

El Mundo

Terrorista do Daesh ameaça a Península Ibérica, num vídeo publicado a 30 de janeiro, será o português Steve Duarte

O Público avança que Duarte é um dos “máximos responsáveis dos serviços de propaganda” do auto-proclamado Estado Islâmico (EI).

Ele comandará o chamado Media Front, a estrutura que trata da propaganda do grupo terrorista, área essencial da sua estratégia.

O Público nota que tem “profundos conhecimentos em informática e vastos recursos na utilização das redes sociais”.

Steve Duarte terá viajado para a Síria em 2014, quando tinha 27 anos, no seio do primeiro grupo de jihadistas portugueses que se juntaram ao EI.

Antes disso, terá tentado uma carreira como cantor de Hip Hop, segundo o Expresso, e terá até actuado em bares da Figueira da Foz com o nome artístico de Pollo.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se é português, já nem comento, amigo camarada e compatriota já sabes que é por cima que se começa a decapitar, deixa os pobres indefesos em paz e terás a minha amizade, abraço.

  2. Optima identificaçao do portugues.. agora vou à figueira aproveitar o sol, levo a cassadeira e todos os loiros de cabelo comprido e de nome steve,,,,,,,,,,,,levam um tiro………

  3. “JIHADISTA QUE AMEAÇOU PORTUGAL E ESPANHA É PORTUGUÊS”;
    “…terá nacionalidade portuguesa.”
    Muito bom… isto é que são noticias de “qualidade”!…
    .

RESPONDER

Enquanto Flamengo afasta regresso de Jorge Jesus, o "Galo" vem ao ataque

O treinador benfiquista afasta o cenário de uma saída precoce do Estádio da Luz. O Flamengo rejeita o regresso de Jorge Jesus, enquanto o Atlético Mineiro manifesta o seu interesse. Jorge Jesus foi categórico: "Não vou …

"Ihor gritava como um cão atropelado". Seguranças contam nova versão em tribunal

O segurança Manuel Correia testemunhou esta quarta-feira que “ouviu gritos” de Ihor Homeniuk vindos de uma sala do SEF no aeroporto de Lisboa e que encontrou um dos inspetores com um pé em cima da …

Dos pés de Cancelo para a cabeça de Bernardo Silva. City ganha na Champions com um golo 100% português

Os internacionais portugueses João Cancelo e Bernardo Silva foram fundamentais para a vitória do Manchester City sobre o Borussia Monchengladbach (2-0), na primeira mão dos oitavos da Liga dos Campeões, com ação direta nos dois …

"População não interiorizou a gravidade da situação". Depois de Siza, Cabrita aponta o dedo aos portugueses

Num relatório sobre a aplicação do decreto do estado de emergência na segunda quinzena de janeiro, Eduardo Cabrita justifica o fecho das escolas e o fim das vendas ao postigo, culpando a população pelas decisões …

Esta época há menos 500 clubes. "É o drama absoluto", diz presidente da FPF

Esta época há menos 500 clubes em comparação com a temporada transata. O presidente da FPF, Fernando Gomes, classifica a situação de "drama absoluto". A pandemia de covid-19 e a consequente interrupção das competições foi um …

Psicólogos no recrutamento e mudanças na formação. IGAI quer acabar com discriminação na polícia

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) quer envolver psicólogos no processo de recrutamento de novos polícias e rever os currículos de formação para acabar com práticas discriminatórias nas forças de segurança. As alterações no processo de …

Coleção de joias da era Viking é encontrada na Ilha de Man. É "excecionalmente rara"

Uma coleção de joias da era Viking foi encontrada na Ilha de Man, entre Inglaterra e a Irlanda, em novembro de 2020 e foi agora classificada como tesouro. Os especialistas acreditam que os artefactos, descobertos …

“As brasileiras são mercadoria". Professor da UP suspenso por comentários machistas e xenófobos nas aulas

Após uma denúncia que reuniu assinaturas de mais de uma centena de alunas, o professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira foi suspenso pelo período máximo de 90 dias, da Faculdade de Economia da Universidade …

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …

Marcelo remete diretamente para o Governo limites ao ruído nos prédios

O chefe de Estado incluiu o detalhe "decreto-lei do Governo", no novo decreto para a renovação do estado de emergência, para permitir que o Executivo limite o ruído nos prédios. No último decreto que executou o …