Jihadista que ameaçou Portugal e Espanha é português

Steve Duarte, jihadista português do Estado Islâmico

O jihadista do grupo terrorista Estado Islâmico que protagoniza um dos mais recentes vídeos da organização, onde se fazem ameaças directas a Portugal e Espanha, terá nacionalidade portuguesa.

Nascido no Luxemburgo, filho de emigrantes portugueses oriundos de Trás-Os-Montes, Steve Duarte, como é identificado pelo jornal Expresso, terá passaporte português.

No vídeo onde aparece de cara e cabeça tapadas, mas com algum cabelo louro visível, e a falar em francês, o jihadista promete que o grupo terrorista vai recuperar a Península Ibérica (“Al-Andalus”, como refere, numa alusão à expressão usada durante a invasão muçulmana).

O Expresso sustenta que, no fim da gravação, o jihadista português “mata a tiro um dos cinco reféns que surgem no vídeo de oito minutos, identificados como traidores do Estado Islâmico”.

De acordo com o semanário, Steve Duarte “regressava frequentemente à Figueira da Foz, terra onde ainda tem família”.

A sua conversão ao Islão terá ocorrido em 2010, numa mesquita da Argélia.

El Mundo

Terrorista do Daesh ameaça a Península Ibérica, num vídeo publicado a 30 de janeiro, será o português Steve Duarte

O Público avança que Duarte é um dos “máximos responsáveis dos serviços de propaganda” do auto-proclamado Estado Islâmico (EI).

Ele comandará o chamado Media Front, a estrutura que trata da propaganda do grupo terrorista, área essencial da sua estratégia.

O Público nota que tem “profundos conhecimentos em informática e vastos recursos na utilização das redes sociais”.

Steve Duarte terá viajado para a Síria em 2014, quando tinha 27 anos, no seio do primeiro grupo de jihadistas portugueses que se juntaram ao EI.

Antes disso, terá tentado uma carreira como cantor de Hip Hop, segundo o Expresso, e terá até actuado em bares da Figueira da Foz com o nome artístico de Pollo.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se é português, já nem comento, amigo camarada e compatriota já sabes que é por cima que se começa a decapitar, deixa os pobres indefesos em paz e terás a minha amizade, abraço.

  2. Optima identificaçao do portugues.. agora vou à figueira aproveitar o sol, levo a cassadeira e todos os loiros de cabelo comprido e de nome steve,,,,,,,,,,,,levam um tiro………

  3. “JIHADISTA QUE AMEAÇOU PORTUGAL E ESPANHA É PORTUGUÊS”;
    “…terá nacionalidade portuguesa.”
    Muito bom… isto é que são noticias de “qualidade”!…
    .

RESPONDER

Vem aí chuva de poeiras vindas do Norte de África

Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição. Uma chuva de poeiras pode atingir …

Marcelo deverá vetar mudança de género aos 16 anos

O Presidente da República deverá vetar a lei que permite a mudança de género no registo civil aos 16 anos, por questionar não ser necessário um relatório médico. Marcelo Rebelo de Sousa deverá vetar a lei …

Nacionalidade automática para filhos de imigrantes há 2 anos em Portugal

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há dois anos vão ser considerados portugueses originários, a não ser que declarem que não querem ser portugueses. Esta alteração vai "inverter a atual regra" e irá encurtar …

Eleições de 2019 com plano europeu para travar perturbações nas redes sociais

Em 2019, o objetivo central dos técnicos da "sala de situação" é proteger as infraestruturas de apoio ao processo eleitoral, nas europeias e as legislativas, ainda sem data marcada. O cenário internacional tem sido marcado pela …

PSD dá a Costa espaço para reformar o SNS sem o Bloco

O ministro-sombra da saúde de Rui Rio, Luís Filipe Pereira, está a preparar um documento estratégico sobre o SNS. O PSD pretende, assim, ir a jogo na discussão sobre o futuro do Serviço Nacional de Saúde. A …

O Benfica criou um plano para mandar no futebol português

Emails revelados pelo blogue do "Mercado de Benfica" mostram que os quadros do clube debateram entre si uma estratégia a cinco anos para influenciar e dominar as "diferentes áreas do poder da indústria" do futebol português, …

Governo admite baixar portagens para SUVS e crossovers

O ministro Pedro Marques admite passar carros SUV e crossover de classe 2 para 1 nas portagens, afirmando que a atual classe 2 "pode ser um bloqueio a viaturas mais eficientes". O ministro do Planeamento, Pedro …

Portugal continua no caixote do lixo da Moody’s

A Moody's não se pronunciou sobre a notação de crédito de Portugal. Nos próximos seis meses, continuará a ser a única agência a manter o país abaixo do "grau de investimento". A agência de notação financeira …

Consultor Constantino Sakellarides demite-se em divergência com ministro da Saúde

O consultor do ministro da Saúde, Constantino Sakellraideser, entregou, na quinta-feira, uma carta de demissão a Adalberto Campos Fernandes devido a divergências de pensamento. Constantino Sakellarides, o consultor do ministro da Saúde que, há dois anos, …

Kim Jong-un anuncia suspensão de testes nucleares e balísticos

O regime norte-coreano anunciou a suspensão dos testes nucleares a partir de sábado e o desmantelamento da base de Punggye-ri. Este gesto foi bem recebido pelos EUA e aliados, embora não dê indicação de que …