Jihadista que ameaçou Portugal e Espanha é português

Steve Duarte, jihadista português do Estado Islâmico

O jihadista do grupo terrorista Estado Islâmico que protagoniza um dos mais recentes vídeos da organização, onde se fazem ameaças directas a Portugal e Espanha, terá nacionalidade portuguesa.

Nascido no Luxemburgo, filho de emigrantes portugueses oriundos de Trás-Os-Montes, Steve Duarte, como é identificado pelo jornal Expresso, terá passaporte português.

No vídeo onde aparece de cara e cabeça tapadas, mas com algum cabelo louro visível, e a falar em francês, o jihadista promete que o grupo terrorista vai recuperar a Península Ibérica (“Al-Andalus”, como refere, numa alusão à expressão usada durante a invasão muçulmana).

O Expresso sustenta que, no fim da gravação, o jihadista português “mata a tiro um dos cinco reféns que surgem no vídeo de oito minutos, identificados como traidores do Estado Islâmico”.

De acordo com o semanário, Steve Duarte “regressava frequentemente à Figueira da Foz, terra onde ainda tem família”.

A sua conversão ao Islão terá ocorrido em 2010, numa mesquita da Argélia.

El Mundo

Terrorista do Daesh ameaça a Península Ibérica, num vídeo publicado a 30 de janeiro, será o português Steve Duarte

O Público avança que Duarte é um dos “máximos responsáveis dos serviços de propaganda” do auto-proclamado Estado Islâmico (EI).

Ele comandará o chamado Media Front, a estrutura que trata da propaganda do grupo terrorista, área essencial da sua estratégia.

O Público nota que tem “profundos conhecimentos em informática e vastos recursos na utilização das redes sociais”.

Steve Duarte terá viajado para a Síria em 2014, quando tinha 27 anos, no seio do primeiro grupo de jihadistas portugueses que se juntaram ao EI.

Antes disso, terá tentado uma carreira como cantor de Hip Hop, segundo o Expresso, e terá até actuado em bares da Figueira da Foz com o nome artístico de Pollo.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se é português, já nem comento, amigo camarada e compatriota já sabes que é por cima que se começa a decapitar, deixa os pobres indefesos em paz e terás a minha amizade, abraço.

  2. Optima identificaçao do portugues.. agora vou à figueira aproveitar o sol, levo a cassadeira e todos os loiros de cabelo comprido e de nome steve,,,,,,,,,,,,levam um tiro………

  3. “JIHADISTA QUE AMEAÇOU PORTUGAL E ESPANHA É PORTUGUÊS”;
    “…terá nacionalidade portuguesa.”
    Muito bom… isto é que são noticias de “qualidade”!…
    .

RESPONDER

"A minha militância é já longa, nunca tive padrinhos" na política, diz Miguel Pinto Luz

O candidato à liderança do Partido Social Democrata (PSD), Miguel Pinto Luz, disse que o financiamento para a campanha vem de si próprio e de outros militantes. Afirmou que não recusa apoios de quem quer …

Nu num cavalo branco e de saltos altos. Retrato de Emiliano Zapata gera indignação no México

Centenas de manifestantes invadiram o Palácio de Belas Artes do México, na passada terça-feira, por causa de um retrato do general Emiliano Zapata (1879-1919), considerado um herói revolucionário no país. A obra, pintada pelo artista …

Felipe VI designa Sánchez como candidato a formar o próximo Governo

O Rei de Espanha designou, esta quarta-feira, em Madrid, o secretário-geral do PSOE e primeiro-ministro em funções como candidato a chefe do próximo Governo, anunciou a presidente do Parlamento. "Sua majestade o Rei [...] comunicou-me a …

No Porto, há um painel publicitário que recicla tanto ar como 230 árvores

O painel publicitário da Volvo, instalado na fachada de um prédio entre a Avenida da Boavista e a Rua 5 de Outubro, no Porto, é mais do que publicidade. A tela ajuda a reciclar o …

Governo recua e deixa cair proposta sobre perda de férias em caso de baixa prolongada

O Governo recuou e deixou cair a proposta apresentada aos sindicatos que previa que os funcionários públicos mais antigos que estivessem de baixa prolongada perdessem dias de férias, disse esta quarta-feira o líder da Fesap, …

Marta Temido recusa ser "refém" de Centeno e anuncia maior concentração de Urgências até ao verão de 2020

"Eu nunca me senti refém [de Mário Centeno]. Tenho alguma dificuldade nessa leitura. Este reforço de meios também permitirá injetar mais confiança no sistema e criar respostas. Mas não considero que tenho estado refém do …

IVA da luz. Proposta do Governo foi afastada há um ano porque "não tinha enquadramento legal"

Em 2018, o Bloco de Esquerda apresentou a proposta da taxa reduzida do IVA da luz para um primeiro escalão de consumo. O Governo não fez o pedido a Bruxelas - como fez agora -, …

Nenhum dos treinadores do FC Porto ou Belenenses relatou agressões à PSP

Nem Sérgio Conceição nem Pedro Ribeiro mencionaram uma eventual agressão nas suas declarações à polícia. O treinador portista deverá ser ilibado de qualquer acusação. No domingo, os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e …

Estado não cumpre os requisitos mínimos que criou para os cuidados paliativos

A maioria das equipas de cuidados paliativos do SNS não tem cumprido os requisitos mínimos definidos pelo próprio Estado. Há uma grave falta de profissionais nesta área. Os cuidados paliativos em Portugal têm vindo a regredir …

Rússia diz que pode organizar os seus próprios Jogos Olímpicos

Na sequência da exclusão por quatro anos, anunciada na segunda-feira, a presidente do Parlamento russo sugeriu que o país pode organizar os seus próprios Jogos Olímpicos. A presidente do Parlamento russo, Valentina Matviyenko, afirmou que o …