Jihadista que ameaçou Portugal e Espanha é português

Steve Duarte, jihadista português do Estado Islâmico

O jihadista do grupo terrorista Estado Islâmico que protagoniza um dos mais recentes vídeos da organização, onde se fazem ameaças directas a Portugal e Espanha, terá nacionalidade portuguesa.

Nascido no Luxemburgo, filho de emigrantes portugueses oriundos de Trás-Os-Montes, Steve Duarte, como é identificado pelo jornal Expresso, terá passaporte português.

No vídeo onde aparece de cara e cabeça tapadas, mas com algum cabelo louro visível, e a falar em francês, o jihadista promete que o grupo terrorista vai recuperar a Península Ibérica (“Al-Andalus”, como refere, numa alusão à expressão usada durante a invasão muçulmana).

O Expresso sustenta que, no fim da gravação, o jihadista português “mata a tiro um dos cinco reféns que surgem no vídeo de oito minutos, identificados como traidores do Estado Islâmico”.

De acordo com o semanário, Steve Duarte “regressava frequentemente à Figueira da Foz, terra onde ainda tem família”.

A sua conversão ao Islão terá ocorrido em 2010, numa mesquita da Argélia.

El Mundo

Terrorista do Daesh ameaça a Península Ibérica, num vídeo publicado a 30 de janeiro, será o português Steve Duarte

O Público avança que Duarte é um dos “máximos responsáveis dos serviços de propaganda” do auto-proclamado Estado Islâmico (EI).

Ele comandará o chamado Media Front, a estrutura que trata da propaganda do grupo terrorista, área essencial da sua estratégia.

O Público nota que tem “profundos conhecimentos em informática e vastos recursos na utilização das redes sociais”.

Steve Duarte terá viajado para a Síria em 2014, quando tinha 27 anos, no seio do primeiro grupo de jihadistas portugueses que se juntaram ao EI.

Antes disso, terá tentado uma carreira como cantor de Hip Hop, segundo o Expresso, e terá até actuado em bares da Figueira da Foz com o nome artístico de Pollo.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se é português, já nem comento, amigo camarada e compatriota já sabes que é por cima que se começa a decapitar, deixa os pobres indefesos em paz e terás a minha amizade, abraço.

  2. Optima identificaçao do portugues.. agora vou à figueira aproveitar o sol, levo a cassadeira e todos os loiros de cabelo comprido e de nome steve,,,,,,,,,,,,levam um tiro………

  3. “JIHADISTA QUE AMEAÇOU PORTUGAL E ESPANHA É PORTUGUÊS”;
    “…terá nacionalidade portuguesa.”
    Muito bom… isto é que são noticias de “qualidade”!…
    .

RESPONDER

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …

Há 60 anos, Richard Nixon tricou uma sanduíche (e este homem guardou-a desde então)

Há 60 anos, o então vice-Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, trincou uma sanduíche - e Steve Jenne, um homem que vive em Illinois, guardou-a os restos desde então. De acordo com o The New York …

Coreia do Norte adverte Sul para não procurar nas suas águas oficial assassinado

A Coreia do Norte pediu hoje à Marinha sul-coreana que deixe de entrar nas suas águas territoriais, numa altura em que Seul procura recuperar o corpo de um oficial sul-coreano morto a tiro no mar …