Já podemos dizer à Alexa para esquecer tudo o que ouviu

Os utilizadores da Alexa podem agora pedir-lhe que esqueça tudo o que ouviu. O novo recurso da Amazon pode ajudar as pessoas preocupadas com a tecnologia inteligente que pode recolher muita informação.

A partir de quarta-feira, poderá dizer “Alexa, exclua tudo o que eu disse hoje” para que os gadgets habilitados limparem gravações de voz feitas a partir da meia-noite daquele dia até àquele momento. Em algumas semanas, também poderá dizer “Alexa, excluir o que acabei de dizer” e excluir a gravação de voz da sua solicitação mais recente.

Os comandos fazem parte de um impulso mais amplo em direção à privacidade. A empresa também anunciou um dispositivo de tela inteligente de 90 dólares –  Echo Show 5 – que vem com uma cobertura física para a sua câmara frontal.

Os movimentos focados na privacidade surgem à medida que consumidores, defensores da privacidade do consumidor e legisladores estão a tornar-se cada vez mais cautelosos com os gadgets.

No início deste mês, de acordo com a CNN, um grupo de senadores dos EUA e 19 defensores da saúde pública e do consumidor pediram à Federal Trade Commission que investigue se o Echo Dot Kids Edition da Amazon viola a Lei de Proteção à Privacidade Online das Crianças. Alegam que não seguem o requisito de consentimento dos pais da lei e permitem que os pais excluam adequadamente as informações dos seus filhos.

Em abril, a Bloomberg informou que os funcionários da Amazon ouvem o áudio para ajudar a empresa a melhorar o entendimento do discurso da Alexa. Mas a empresa quer que as pessoas se sintam à vontade para colocar aparelhos por toda a casa.

A Amazon é líder no crescente mercado de alta-vozes inteligentes, de acordo com dados da empresa de pesquisa de mercado Canalys – à frente de concorrentes como Google e Apple, que divulgaram os vários recursos de privacidade nos seus dispositivos concorrentes.

A Amazon também anunciou na quarta-feira que, num esforço para tornar mais fácil para os utilizadores fazerem coisas como excluir comandos falados e ver configurações de privacidade, está a agrupar as configurações de privacidade do Alexa num Alexa Privacy Hub. Os controles de privacidade também permanecerão disponíveis na aplicação Alexa da Amazon.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberto o ingrediente secreto para desenvolver um escudo contra radiação espacial mortal

Investigadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte desenvolveram uma nova técnica para proteger eletrónicos da tecnologia de exploração militar e espacial da radiação ionizante. A nova abordagem é mais económica do que as técnicas …

Guardas e familiares das vítimas pediram clemência. Mas Nicholas Sutton foi executado

O norte-americano foi executado, esta quinta-feira, no Tennessee, devido ao assassinato de quatro pessoas, apesar de alguns pedidos de clemência por parte de guardas prisionais e familiares das vítimas. De acordo com a CNN, Nicholas Sutton, …

O primeiro drone acrobático tripulado de sempre é testado a fazer piruetas

Um novo vídeo mostra que o "Big Drone", da Drone Champions AG, é capaz de fazer acrobacias alucinantes com um passageiro dentro. A tecnologia dos drones melhora de vento em popa com o passar dos anos …

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …

Governo diz que prejuízo da TAP "não foi um desvio qualquer" e que já devia ter tido lucro em 2018 e 2019

O ministro das Infraestruturas disse, esta sexta-feira, que o orçamento que a comissão executiva da TAP apresentou ao Conselho de Administração para 2018 e 2019 previa lucro e que o prejuízo de 105,6 milhões "não …