A Alexa está sempre a ouvi-lo (e os funcionários da Amazon também)

Não é apenas a Alexa que o está a ouvir quando fala com ela. Por vezes, os funcionários da Amazon também ouvem, confirmou a empresa esta quinta-feira.

Trabalhadores da Amazon em todo o mundo ouvem para ajudar a tornar a inteligência artificial, conhecida como Alexa, mais inteligente, segundo a empresa.

“Essas informações ajudam-nos a treinar os nossos sistemas de reconhecimento de voz e compreensão da linguagem natural, para que a Alexa possa entender melhor as suas solicitações e garantir que o serviço funcione bem para todos”, afirmou um porta-voz da empresa num comunicado enviado à ABC News.

Estes dispositivos respondem à tecnologia de deteção de palavras-chave para saber quando uma “palavra de ativação” como “Alexa” é pronunciada e, em seguida, armazena e envia os comandos para a nuvem.

“Por padrão, os dispositivos são projetados para detetar apenas a palavra escolhida (Alexa, Amazon, Computer ou Eco). O dispositivo deteta a palavra de ativação identificando padrões acústicos que correspondem à palavra de ativação. Nenhum áudio é armazenado ou enviado para a nuvem, a menos que o dispositivo detete a palavra de ativação”, disse o comunicado.

A existência destas equipas foi relatada pela primeira vez pela Bloomberg, que informou que a empresa contratou milhares de funcionários em todo o mundo para rever, transcrever, marcar e, em seguida, fornecer informações no seu software para melhorar a compreensão de comandos de voz e idioma da Alexa.

A Bloomberg relatou que a maioria dos clipes transcritos eram normais. Mas outros, por vezes, eram perturbadores. “Às vezes ouvem gravações que acham perturbadoras, ou possivelmente criminosas. Dois dos trabalhadores disseram que apanharam o que acreditam ser uma agressão sexual. Quando algo assim acontece, podem partilhar a experiência na sala de chat interna como uma maneira de aliviar stress”, disse o relatório.

A Amazon aparentemente nega esta parte do relatório. O porta-voz da empresa escreveu: “Quando a palavra acordada é detetada, o anel de luz no topo do dispositivo fica azul, indicando que o dispositivo está a transmitir a solicitação de voz para a nuvem. Apenas gravações depois da deteção são transmitidas para a Amazon.”

A revelação das equipas humanas a trabalhar com gravações Alexa pode despertar preocupações com a privacidade, mas a empresa norte-americana disse que têm rígidas garantias técnicas e operacionais.

“Temos uma política de tolerância zero para o abuso do nosso sistema. Os funcionários não têm acesso direto a informações que pode identificar a pessoa ou conta como parte deste fluxo de trabalho. Embora todas as informações sejam tratadas com alta confidencialidade e usamos autenticação multifator para restringir acesso, criptografia de serviço e auditorias do nosso ambiente de controlo para protegê-lo, os clientes podem excluir as gravações de voz associados à sua conta a qualquer momento”.

Ainda assim, uma imagem exibida pelos repórteres da Bloomberg mostrou que as gravações revistas por humanos “não fornecem nome completo e endereço do utilizador, mas estão associadas a um número de conta, bem como ao nome do utilizador e ao número de série do dispositivo”. disse.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Só agora é que perceberam que estes “assistententes” são um espião permanente dentro de casa????????

    E isto é só o que sabemos. Os nossos pc’s e telemóveis o que fazem, sem que nós saibamos???????

RESPONDER

O vulcão em erupção na Islândia está agora à venda

O vulcão no sudoeste da Islândia, na Península de Reykjanes, que entrou em erupção no final de março, está agora à venda (e já há várias propostas em cima da mesa). De acordo com o jornal …

Após críticas, Cravinho garante que cartões de Antigo Combatente já estão a ser enviados

O Ministro da Defesa garantiu hoje que os cartões de Antigo Combatente já estão a ser produzidos e alguns já foram distribuídos aos beneficiários, assegurando que o processo vai continuar. João Gomes Cravinho abordou o tema …

Palácio onde Churchill nasceu muda nome do "Quarto Indiano" (para afastar polémica sobre ligações coloniais)

O Palácio de Blenheim mudou o nome da sua “Sala Indiana” para evitar polémica sobre ligações coloniais numa nova exposição sobre Winston Churchill. Uma exposição intitulada "O Grande Britânico" no local de nascimento do líder do …

militares a cantar hino do Sporting na parada

Exército investiga vídeo de militares a cantar hino do Sporting na parada

O vídeo que mostra recrutas de um quartel do Funchal, na Madeira, a entoar cânticos de apoio ao Sporting durante uma parada militar está a ser investigado pelo Exército. O episódio terá acontecido depois de …

Autoridade Marítima diz que multas nas praias ainda não podem ser aplicadas

A Autoridade Marítima Nacional explicou hoje que a fiscalização das praias se vai pautar pela sensibilização para o cumprimento das medidas de prevenção da covid-19, indicando que as coimas por incumprimento só podem ser aplicadas …

Trabalhadores das cantinas e refeitórios em greve na 2.ª feira por aumentos salariais

Os trabalhadores das cantinas, refeitórios, fábricas de refeições e bares concessionados vão estar em greve na segunda-feira, por aumentos salariais, segundo a Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT). Além …

469 novos casos, 7 mortes e 386 recuperados em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal registou, nas últimas 24 horas, sete mortes atribuídas à covid-19 e 469 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, segundo o boletim epidemiológico da Direção Geral da Saúde. O número de internamentos continua a descer. …

Limpeza, segurança e discrição. O Monte de Saint Michael procura um "rei" para o seu castelo

O Monte de Saint Michael, uma fortificação histórica na Cornualha, está a procura de um "rei". O trabalho inclui a responsabilidade pela segurança e proteção do castelo.  Abriram as inscrições para um "oficial do castelo" residente …

China cancela subidas ao Evereste por receio de casos vindos do Nepal

A China cancelou as permissões de escalar o Monte Evereste do seu lado do pico mais alto do mundo devido ao receio de importar casos de covid-19 do vizinho Nepal, noticiou a imprensa estatal. O encerramento …

Marcelo e Ferro repudiam identificação “inaceitável” de deputada em notícia da Lusa

O Presidente da República e o presidente da Assembleia da República condenaram a “lamentável notícia” da Lusa na qual se identificava a deputada do PS, Romualda Fernandes, de modo “a todos os títulos inaceitável”. A …