Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros.

De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, no Brasil, aterrou antes das 09h00 deste domingo no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Trata-se  do primeiro voo de carácter humanitário organizado pelo Governo, depois da suspensão das ligações aéreas entre os dois países a 27 de janeiro.

Os cerca de 300 passageiros a bordo, entre portugueses e lusodescendentes, tiveram de apresentar um teste negativo à covid-19, realizado até 72 horas antes do embarque, e terão agora de cumprir um isolamento profilático de 14 dias, acrescenta a SIC Notícias.

À chegada, os passageiros mostraram alívio e satisfação por finalmente estarem de volta a Portugal.

De acordo com a rádio TSF, perto de 100 passageiros foram considerados prioritários pelo Governo porque precisavam de regressar por razões de saúde, problemas familiares ou financeiros.

O Executivo já admitiu realizar outro voo humanitário entre os dois países, caso haja mais passageiros em situação prioritária que não conseguiram lugar neste voo da TAP, acrescenta.

Este voo de repatriamento foi anunciado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, durante uma audição na comissão parlamentar de Assuntos Europeus. A suspensão dos voos de e para o Brasil foi uma medida “de último recurso” que o governante admitiu ser necessária, tendo em conta a “situação muito difícil” que se vivia em Portugal.

Um dos três países mais afetados pela pandemia no mundo, juntamente com os Estados Unidos e a Índia, o Brasil contabiliza mais de 10 milhões de casos confirmados.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Por um voo que na concorrência em tempo normal se pode comprar por 300 euros para este percurso, a TAP nunca cobra menos que 500, e agora, 800 pelo “favor” do repatriamento. Entretanto, vão dizendo sem rir, o ministro da Economia António Pires de Lima, e outros, que defendem a manutenção de mais esta chaga, que as obrigações de serviço público da TAP “serão sempre garantidas”.

RESPONDER

Portugal regista mais quatro mortes e 636 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais quatro mortes e 636 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 636 …

Luís Correia lança-se a Castelo Branco, num movimento que ainda não tem nome

O movimento ainda não tem nome e a apresentação da candidatura não tem data marcada, mas Luís Correia já assumiu que vai liderar uma candidatura independente à Câmara Municipal de Castelo Branco. Luís Correia vai testar …

Pavilhão de escola de Matosinhos fechado devido a estirpe de legionella

O pavilhão desportivo da Escola Secundária Abel Salazar, em Matosinhos, está fechado devido à presença de uma estirpe de legionella detetada nas canalizações, mas que "não constitui qualquer perigo para a saúde", confirmou a câmara …

TAP regista um prejuízo recorde de 1,2 mil milhões em 2020

Com menos 12,4 milhões de passageiros transportados, a TAP apresentou um resultado líquido negativo de 1,230 mil milhões de euros em 2020, contra um prejuízo de 106 milhões de euros em 2019, segundo dados enviados …

Chega organiza Convenção para "Governar Portugal" no fim de maio, mas promete "uso das máscaras"

O Chega vai organizar a sua III Convenção Nacional entre 28 e 30 de maio, em Coimbra, tendo por base a moção estratégica "Governar Portugal" do presidente reeleito, André Ventura, disse hoje à Agência Lusa …

Falta de plano e reservas face à viabilidade. Banco de Fomento chumba empréstimo à Groundforce

O Banco Português de Fomento (BPF) não aprovou o empréstimo de 30 milhões de euros pedido pelo Conselho de Administração da Groundforce, por não haver um plano de reestruturação da empresa e por falta de …

Operação Lex. Juiz Luís Vaz das Neves arrisca reforma compulsiva

O juiz Luís Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa e arguido na Operação Lex, arrisca passar à aposentação compulsiva.  De acordo com o Correio da Manhã, que avança a notícia esta quinta-feira, …

Nove administradores e 24 diretores. Banco de Fomento já terá fechado estrutura

O jornal ECO avança, esta quinta-feira, que a estrutura do Banco Português de Fomento vai contar com nove administradores, dos quais quatro são executivos, e 24 diretores. A estrutura do Banco de Fomento já estará fechada, …

Guerra aberta no PSD. Rui Rio arrisca repreensão, Adão Silva pode perder o mandato

Rui Rio, presidente do PSD, e Adão Silva, líder do grupo parlamentar, estão a ser alvo de um processo disciplinar aberto pelo Conselho de Jurisdição do partido e arriscam sanções. A decisão ainda não está tomada, …

A maior "cidade-fantasma" da China voltou a florescer (graças à educação)

Kangbashi, na Mongólia Interior, é considerada há muitos anos a maior "cidade-fantasma" da China. Agora, tem muito a agradecer a uma jogada inesperada, mas muito eficaz: o setor da Educação. Há alguns anos que Kangbashi, uma …