Ivo Rosa fecha processo da Operação Marquês e torna acesso a autos mais difícil a jornalistas

Manuel de Almeida / Lusa

O juiz Ivo Rosa

Mudanças nas regras de acesso aos autos da Operação Marquês tornaram mais burocrático o processo, nomeadamente para jornalistas. É necessário fazer um requerimento prévio para poder consultar os autos.

O juiz Ivo Rosa fechou o processo da Operação Marquês, que conta com o antigo primeiro-ministro José Sócrates como principal arguido. Além disso, dificultou o acesso aos autos, sobretudo por parte de jornalistas. Para o consultarem, os repórteres enfrentam agora uma maior burocracia, tendo que fazer um pedido prévio de consulta, por escrito, cada vez que queriam consultar o processo.

A notícia avançada este sábado pelo Correio da Manhã dá conta que é sempre Ivo Rosa quem decide se o jornalista pode ou não consultar os autos. Também é o próprio que decide o dia e a hora em que a consulta pode ser feita, em caso de aprovação do pedido.

De acordo com o mesmo jornal, nunca antes se verificou uma situação semelhante. O despacho com esta decisão ainda não foi dado a conhecer às defesas dos arguidos nem ao Ministério Público.

O debate instrutório da Operação Marquês ficou marcado para o dia 27 de janeiro de 2020. “Considerando a complexidade do processo, a dimensão da acusação e dos requerimentos de abertura de instrução, as inúmeras questões jurídicas e o número de sujeitos processuais envolvidos é previsível que o debate se prolongue por mais de uma sessão”, lê-se no despacho do juiz Ivo Rosa.

A inquirição do empresário Carlos Slim também foi adiada devido à dificuldade em notificá-lo e à falta de resposta das autoridades mexicanas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …