Ivo Rosa fora do processo BES. Novo juiz vem de Celorico da Beira e só tem 4 anos de experiência

5

Mário Cruz / Lusa

Juiz Ivo Rosa

O juiz Ivo Rosa foi afastado do processo BES depois de ter alegado que não tinha condições para liderar “o maior e mais complexo [caso] alguma vez colocado pelos tribunais portugueses”. No seu lugar fica Pedro Correira, juiz de 44 anos com apenas 4 de experiência na magistratura judicial.

À espera de promoção para desembargador da Relação de Lisboa, Ivo Rosa “recusou continuar com o processo” que investiga as responsabilidades criminais no âmbito do colapso do BES [Banco Espírito Santo], como avança o Público.

O juiz alegou “problemas de saúde [foi operado ao coração em Fevereiro deste ano] e o abalo causado pela abertura do processo disciplinar” de que é alvo devido à sua “guerra” com o colega Carlos Alexandre.

Note-se que a promoção de Ivo Rosa a juiz-desembargador está suspensa devido a esse processo disciplinar.

O lugar de Ivo Rosa no Tribunal Central de Instrução Criminal​ (TCIC) foi ocupado por Artur Cordeiro, mas sendo este presidente da Comarca de Lisboa, não pode assumir o processo BES. Assim, foi substituído no caso por Pedro Correia, juiz de 44 anos que só tem quatro anos de experiência na magistratura judicial.

O Público repara que “Pedro Correia estava colocado no Juízo de Competência Genérica de Celorico da Beira, onde desaguam casos de muito menor complexidade“. Agora tem em mãos “o maior e mais complexo [processo] alguma vez colocado pelos tribunais portugueses”, como já disse o próprio Ivo Rosa.

Apesar da troca de juízes e da inexperiência de Pedro Correia em casos complexos, deverá manter-se o prazo para acabar a Instrução até Fevereiro do próximo ano, altura em que se saberá quem vai ou não a julgamento. Ricardo Salgado é o arguido mais mediático do caso.

Ivo Rosa continuará, entretanto, a liderar o processo Octapharma, também conhecido como o caso da “Máfia do Sangue”, uma vez que o debate instrutório já começou, com as alegações do Ministério Público e da defesa dos arguidos.

Entretanto, já será Pedro Correia a decidir quaisquer situações relacionadas com a Operação Marquês que cheguem ao TIC.

ZAP //

5 Comments

  1. Antes um Juiz sem nenhum experiência que alguém que comprovadamente não tem tomada as decisões correctos nos casos em que esteve envolvido e sempre em beneficio dos arguidos, como comprovam os inumeros casos em que tribunais superiores anularam as decisões deste juiz. Uma investigação apurada peja Judiciaria talvez permitisse acabar de vez com as supeitas que recaem sobre este Juiz.

  2. Um país com quase novecentos de história e também dos mais antigos da Europa está hoje numa encruzilhada no sistemas jurídico que é vergonhoso para a sociedade.Mas é tudo resultado da falsa democracia e dos interesses dos próprios democratas da justiça que se preocupam mais com os interesses pessoais e a falta de capacidade para resolver os problemas que o país e o povo necessita.Resumindo uma vergonha.

  3. São “casos” , que nós sabemos serão resolvidos e julgados pós mortem dos indiciados ; como se costuma dizer , em Portugal ; (não é para se fazer mas para se ir fazendo) !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.