IVA retido pelo Estado às empresas triplicou em 2015 para 486 milhões

Rodrigo Gatinho / portugal.gov.pt

A antiga ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e o ex-ministro dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, com os ex-secretários de estado Paulo Núncio e Hélder Rosalino

O valor dos reembolsos de IVA retidos, ao longo de 2015, ascendeu a 485,9 milhões de euros, um número que representa um aumento de 292% em relação a 2014 e que ajudou as contas de consolidação orçamental, em prejuízo das contas de muitas empresas.

Dados divulgados pelo Diário Económico com base em informações do Ministério das Finanças.

Além de um maior número de processos suspensos, o jornal atesta que houve mais situações de reembolsos recusados, notando uma “subida de 79%, para 4.687 e de 420% no valor de 9,6 milhões de euros para 49,8 milhões de euros”.

Uma situação que está relacionada com os critérios mais exigentes definidos para os reembolsos às empresas no final de 2014, pelo então secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio.

O apertar das regras motiva a suspensão dos reembolsos de IVA sempre que se verifiquem divergências entre os valores comunicados e os declarados pelas empresas.

Em alguns casos, estas discrepâncias não são responsabilidade das empresas afectadas, devendo-se a registos irregulares da parte de fornecedores.

O que é certo é que a suspensão dos reembolsos provoca complicações à tesouraria das empresas envolvidas, mas os valores retidos beneficiaram a execução orçamental do ano transacto, ajudando a reduzir o défice nas contas por via da melhoria da receita fiscal imediata.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. O anterior governo “cercou” contribuintes, particulares e empresas, com regras e processos kafkianos, tornou a máquina fiscal do estado em “cobradores do fraque” cobrando dividas hiper valorizadas através de métodos de autêntica extorção e confisco, muitas delas dividas a empresas privadas ( como no triste caso das portagens em que dividas de 3 e 4 euros atingiam valores de cobrança de 400 / 500 euros). Sou pela total transparência e cumprimento fiscal mas não da forma violenta imposta nos ultimos anos, que lançou muitas familias na miséria e no desespero.

  2. Portugal faz-me lembrar quando era miúdo e ia de férias para a Zambujeira, brincava imenso só que não havia dia em que os meus pés ficassem todos pretos devido ao “petróleo” que os barcos que iam para Sines descarregar derramavam.
    Os nossos anteriores governantes eram como o “petróleo” agarravam-se aos contribuintes de uma forma que nem esfregando os pés nas pedras eles saiam.

  3. “donde se tira e nada se põe o fundo espreita”. Um país que vive para os funcionários públicos, para lhes pagar luxos e favores está á espera do quê? Atenda-se ao cumprimento das primeiras promessas eleitorais que foram cumpridas …. há que ganhar eleições, né.??!!!, o pior não é “estes” o grave é serem mesmo TODOS.

  4. Venham os defensores acérrimos que por aqui falavam, pois os cofres cheios como diziam era dinheiro que nem do Pais era, fica aqui mais uma prova disso.
    A que começar a pendurar vários nas árvores, cada vez mais acho que a Islândia a que fez o que devia e pelos vistos está a dar uma lição bem grande ao resto da Europa e só tenho pena que a comunicação social não fale de uma vez da verdadeira historia deste Pais e de como o desemprego quase deixou de existir e o seu crescimento actual é de 3,5% e a subir por não ter entrado na Europa,até banqueiros foram presos e outros fugiram do Pais.

  5. o anterior governo foram de uma atrocidade atroz sem precedentes ficaram com o dinheiro que e das empresas pessoas sem casa famílias sem ajudas crianças sem abono hospitais sem verbas e os doente morrem por carencia de assistência i sei la que mais enumera-las seria um manancial maior que o rio tejo estes bandidos não são abatidos no registo civil todos sem excepcao e ainda houve quem votasse nestes degenerados sem compaixao so foram bons para eles para os bancos e para os migos como se tem comprovado com aumentos e afins para serem o daesh so falta andarem com a cara tapada e vestirem de negro mala gente .

RESPONDER

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …