IVA retido pelo Estado às empresas triplicou em 2015 para 486 milhões

Rodrigo Gatinho / portugal.gov.pt

A antiga ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e o ex-ministro dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, com os ex-secretários de estado Paulo Núncio e Hélder Rosalino

O valor dos reembolsos de IVA retidos, ao longo de 2015, ascendeu a 485,9 milhões de euros, um número que representa um aumento de 292% em relação a 2014 e que ajudou as contas de consolidação orçamental, em prejuízo das contas de muitas empresas.

Dados divulgados pelo Diário Económico com base em informações do Ministério das Finanças.

Além de um maior número de processos suspensos, o jornal atesta que houve mais situações de reembolsos recusados, notando uma “subida de 79%, para 4.687 e de 420% no valor de 9,6 milhões de euros para 49,8 milhões de euros”.

Uma situação que está relacionada com os critérios mais exigentes definidos para os reembolsos às empresas no final de 2014, pelo então secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio.

O apertar das regras motiva a suspensão dos reembolsos de IVA sempre que se verifiquem divergências entre os valores comunicados e os declarados pelas empresas.

Em alguns casos, estas discrepâncias não são responsabilidade das empresas afectadas, devendo-se a registos irregulares da parte de fornecedores.

O que é certo é que a suspensão dos reembolsos provoca complicações à tesouraria das empresas envolvidas, mas os valores retidos beneficiaram a execução orçamental do ano transacto, ajudando a reduzir o défice nas contas por via da melhoria da receita fiscal imediata.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. O anterior governo “cercou” contribuintes, particulares e empresas, com regras e processos kafkianos, tornou a máquina fiscal do estado em “cobradores do fraque” cobrando dividas hiper valorizadas através de métodos de autêntica extorção e confisco, muitas delas dividas a empresas privadas ( como no triste caso das portagens em que dividas de 3 e 4 euros atingiam valores de cobrança de 400 / 500 euros). Sou pela total transparência e cumprimento fiscal mas não da forma violenta imposta nos ultimos anos, que lançou muitas familias na miséria e no desespero.

  2. Portugal faz-me lembrar quando era miúdo e ia de férias para a Zambujeira, brincava imenso só que não havia dia em que os meus pés ficassem todos pretos devido ao “petróleo” que os barcos que iam para Sines descarregar derramavam.
    Os nossos anteriores governantes eram como o “petróleo” agarravam-se aos contribuintes de uma forma que nem esfregando os pés nas pedras eles saiam.

  3. “donde se tira e nada se põe o fundo espreita”. Um país que vive para os funcionários públicos, para lhes pagar luxos e favores está á espera do quê? Atenda-se ao cumprimento das primeiras promessas eleitorais que foram cumpridas …. há que ganhar eleições, né.??!!!, o pior não é “estes” o grave é serem mesmo TODOS.

  4. Venham os defensores acérrimos que por aqui falavam, pois os cofres cheios como diziam era dinheiro que nem do Pais era, fica aqui mais uma prova disso.
    A que começar a pendurar vários nas árvores, cada vez mais acho que a Islândia a que fez o que devia e pelos vistos está a dar uma lição bem grande ao resto da Europa e só tenho pena que a comunicação social não fale de uma vez da verdadeira historia deste Pais e de como o desemprego quase deixou de existir e o seu crescimento actual é de 3,5% e a subir por não ter entrado na Europa,até banqueiros foram presos e outros fugiram do Pais.

  5. o anterior governo foram de uma atrocidade atroz sem precedentes ficaram com o dinheiro que e das empresas pessoas sem casa famílias sem ajudas crianças sem abono hospitais sem verbas e os doente morrem por carencia de assistência i sei la que mais enumera-las seria um manancial maior que o rio tejo estes bandidos não são abatidos no registo civil todos sem excepcao e ainda houve quem votasse nestes degenerados sem compaixao so foram bons para eles para os bancos e para os migos como se tem comprovado com aumentos e afins para serem o daesh so falta andarem com a cara tapada e vestirem de negro mala gente .

RESPONDER

Cientistas criaram o som mais alto de sempre

O som foi produzido debaixo de água ao fazer colidir minúsculos jatos de água com pulsos de raio-X. O barulho gerado é superior ao do lançamento de um foguete. A experiência foi realizada como parte de …

Plutão pode esconder um oceano líquido debaixo de uma camada de gás

Uma das características mais marcantes de Plutão é o seu coração, também conhecido como Tombaugh Regio, uma grande região de cor clara de aproximadamente 1.590 quilómetros de diâmetro. O seu lobo esquerdo, o Sputnik Planitia, é …

Selfies estão a destruir muralha romana considerada Património Mundial da UNESCO

Uma parte da antiga Muralha de Adriano, no Reino Unido, está a colapsar por causa dos turistas que procuram o local para tirar selfies. O monumento, que em 1987 foi considerado Património Mundial da UNESCO, inspirou …

Carros vão mudar mais numa década do que aquilo que mudaram num século

Embora a aparência dos carros tenha mudado nos últimos cem anos, a maneira como os conduzimos pouco ou nada mudou. Contudo, acredita-se que na próxima década, além da forma como se movimentam ser diferente, também …

São Francisco lidera ranking das cidades onde se recebe melhor

O American Dream está claramente destacado no ranking das cidades onde se recebe melhor, mas há alguns "intrusos" no meio desta lista. Das dez cidades eleitas, há apenas quatro europeias. Apenas três continentes estão representados no …

Em 30 anos, Amazónia perdeu 953 mil hectares de áreas protegidas

Nos últimos 30 anos, a Amazónia perdeu 953 mil hectares em áreas pertencentes a unidades de conservação e terras indígenas que deveriam estar preservadas. A Amazónia brasileira perdeu 953 mil quilómetros em áreas que foram desflorestadas …

Mulheres e meninas norte-coreanas forçadas a prostituir-se e a casar-se na China

Mulheres e meninas norte-coreanas são coagidas, vendidas ou raptadas na China ou traficadas diretamente da Coreia do Norte, denuncia a Korea Future Initiative. As mulheres são forçadas a casar-se, violadas e sujeitas a outros tipos …

Trump corta financiamento para centros de investigação de saúde infantil

A administração de Trump está a terminar o financiamento para uma rede de centro de investigação focados em ameaças ambientais para crianças, colocando em risco vários estudos de longa data sobre os efeitos dos poluentes …

PJ detém ex-diretor da Santa Casa de Ponte de Sor

Um antigo diretor e contabilista de uma Santa Casa da Misericórdia do distrito de Portalegre foi esta quarta-feira detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas dos crimes de peculato e participação económica em negócio, foi …

Costa diz que só soube do memorando de Tancos no dia da demissão de Azeredo

O primeiro-ministro, António Costa, diz que só soube do memorando da Polícia Judiciária Militar (PJM) sobre o assalto a Tancos no dia em que o então ministro da Defesa, Azeredo Lopes, apresentou a sua demissão. A …