IVA retido pelo Estado às empresas triplicou em 2015 para 486 milhões

Rodrigo Gatinho / portugal.gov.pt

A antiga ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e o ex-ministro dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, com os ex-secretários de estado Paulo Núncio e Hélder Rosalino

O valor dos reembolsos de IVA retidos, ao longo de 2015, ascendeu a 485,9 milhões de euros, um número que representa um aumento de 292% em relação a 2014 e que ajudou as contas de consolidação orçamental, em prejuízo das contas de muitas empresas.

Dados divulgados pelo Diário Económico com base em informações do Ministério das Finanças.

Além de um maior número de processos suspensos, o jornal atesta que houve mais situações de reembolsos recusados, notando uma “subida de 79%, para 4.687 e de 420% no valor de 9,6 milhões de euros para 49,8 milhões de euros”.

Uma situação que está relacionada com os critérios mais exigentes definidos para os reembolsos às empresas no final de 2014, pelo então secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio.

O apertar das regras motiva a suspensão dos reembolsos de IVA sempre que se verifiquem divergências entre os valores comunicados e os declarados pelas empresas.

Em alguns casos, estas discrepâncias não são responsabilidade das empresas afectadas, devendo-se a registos irregulares da parte de fornecedores.

O que é certo é que a suspensão dos reembolsos provoca complicações à tesouraria das empresas envolvidas, mas os valores retidos beneficiaram a execução orçamental do ano transacto, ajudando a reduzir o défice nas contas por via da melhoria da receita fiscal imediata.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. O anterior governo “cercou” contribuintes, particulares e empresas, com regras e processos kafkianos, tornou a máquina fiscal do estado em “cobradores do fraque” cobrando dividas hiper valorizadas através de métodos de autêntica extorção e confisco, muitas delas dividas a empresas privadas ( como no triste caso das portagens em que dividas de 3 e 4 euros atingiam valores de cobrança de 400 / 500 euros). Sou pela total transparência e cumprimento fiscal mas não da forma violenta imposta nos ultimos anos, que lançou muitas familias na miséria e no desespero.

  2. Portugal faz-me lembrar quando era miúdo e ia de férias para a Zambujeira, brincava imenso só que não havia dia em que os meus pés ficassem todos pretos devido ao “petróleo” que os barcos que iam para Sines descarregar derramavam.
    Os nossos anteriores governantes eram como o “petróleo” agarravam-se aos contribuintes de uma forma que nem esfregando os pés nas pedras eles saiam.

  3. “donde se tira e nada se põe o fundo espreita”. Um país que vive para os funcionários públicos, para lhes pagar luxos e favores está á espera do quê? Atenda-se ao cumprimento das primeiras promessas eleitorais que foram cumpridas …. há que ganhar eleições, né.??!!!, o pior não é “estes” o grave é serem mesmo TODOS.

  4. Venham os defensores acérrimos que por aqui falavam, pois os cofres cheios como diziam era dinheiro que nem do Pais era, fica aqui mais uma prova disso.
    A que começar a pendurar vários nas árvores, cada vez mais acho que a Islândia a que fez o que devia e pelos vistos está a dar uma lição bem grande ao resto da Europa e só tenho pena que a comunicação social não fale de uma vez da verdadeira historia deste Pais e de como o desemprego quase deixou de existir e o seu crescimento actual é de 3,5% e a subir por não ter entrado na Europa,até banqueiros foram presos e outros fugiram do Pais.

  5. o anterior governo foram de uma atrocidade atroz sem precedentes ficaram com o dinheiro que e das empresas pessoas sem casa famílias sem ajudas crianças sem abono hospitais sem verbas e os doente morrem por carencia de assistência i sei la que mais enumera-las seria um manancial maior que o rio tejo estes bandidos não são abatidos no registo civil todos sem excepcao e ainda houve quem votasse nestes degenerados sem compaixao so foram bons para eles para os bancos e para os migos como se tem comprovado com aumentos e afins para serem o daesh so falta andarem com a cara tapada e vestirem de negro mala gente .

RESPONDER

Proibição de circulação. Governo rejeita ter "vários pesos e várias medidas"

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, rejeitou esta terça-feira que o Governo tenha “vários pesos e várias medidas” tendo em conta as exceções à circulação dos cidadãos entre concelhos entre 30 de outubro e …

Pfizer pode ter vacina ainda neste ano. Guterres exige que esteja “disponível e acessível” para todos

A farmacêutica Pfizer está otimista em relação à perspetiva de fornecer uma vacina contra a covid-19 ainda em 2020. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, exigiu que esteja “disponível” e “acessível” para todos. Albert Bourla, …

Nem um carro consegue esmagar este besouro indestrutível

O diabólico besouro de ferro tem um dos mais resistentes exoesqueletos naturais. A forma como este animal consegue sobreviver pode inspirar o desenvolvimento de novos materiais com a mesma dureza. Engenheiros da Universidade da Califórnia e …

OSIRIS-REx recolheu demasiadas amostras do Bennu (e está a perder parte delas)

A NASA revelou que a sonda OSIRIS-REx conseguiu recolher uma grande amostra de partículas do asteróide Bennu - tanto material que fez com que a tampa do compartimento não fechasse corretamente. Na semana passada, a sonda …

Cientistas captam atmosfera de um extraordinário exoplaneta que não deveria existir

Uma equipa de cientistas da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, captou a atmosfera de um exoplaneta "que não deveria existir" ao analisar dados do telescópio TESS da agência espacial norte-americana (NASA). O planeta em causa …

Refrigerantes light causam o mesmo risco de doenças cardíacas que bebidas normais

Um novo estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, descobriu que bebidas adoçadas artificialmente - como as light, diet e zero - podem ser tão prejudiciais para o coração quanto os refrigerantes normais. Os investigadores, que acompanharam …

“Monstro patológico”. Documento revela que Henrique VIII planeou decapitação de Ana Bolena

Uma equipa de investigadores encontrou um livro que contém instruções específicas do rei Henrique VIII que mostram que o monarca queria que a sua segunda esposa, Ana Bolena, fosse executada. Neste documento, o rei Henrique VIII …

Robô humanóide sem cabeça empilha e carrega caixas (e já está à venda)

A fabricante de robôs Agility construiu um robô humanóide bípede chamado Digit, que consegue carregar caixas e que está a ser vendido por 250 mil dólares. De acordo com o TechXplore, o robô Digit foi projetado …

Porto 2-0 Olympiacos | Chama do “dragão” trava gregos

O FC Porto venceu na noite desta terça-feira o Olympiacos por 2-0, numa partida relativa à segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, sob o olhar dos cerca de 3750 adeptos que se …

Antigos maias construíram filtros de água sofisticados (capazes de funcionar nos dias de hoje)

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Cincinnati (UC), os antigos maias da cidade de Tikal construíram sofisticados filtros de água através do uso de materiais naturais importados. Os investigadores da UC descobriram evidências de …