IVA retido pelo Estado às empresas triplicou em 2015 para 486 milhões

Rodrigo Gatinho / portugal.gov.pt

A antiga ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e o ex-ministro dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, com os ex-secretários de estado Paulo Núncio e Hélder Rosalino

O valor dos reembolsos de IVA retidos, ao longo de 2015, ascendeu a 485,9 milhões de euros, um número que representa um aumento de 292% em relação a 2014 e que ajudou as contas de consolidação orçamental, em prejuízo das contas de muitas empresas.

Dados divulgados pelo Diário Económico com base em informações do Ministério das Finanças.

Além de um maior número de processos suspensos, o jornal atesta que houve mais situações de reembolsos recusados, notando uma “subida de 79%, para 4.687 e de 420% no valor de 9,6 milhões de euros para 49,8 milhões de euros”.

Uma situação que está relacionada com os critérios mais exigentes definidos para os reembolsos às empresas no final de 2014, pelo então secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio.

O apertar das regras motiva a suspensão dos reembolsos de IVA sempre que se verifiquem divergências entre os valores comunicados e os declarados pelas empresas.

Em alguns casos, estas discrepâncias não são responsabilidade das empresas afectadas, devendo-se a registos irregulares da parte de fornecedores.

O que é certo é que a suspensão dos reembolsos provoca complicações à tesouraria das empresas envolvidas, mas os valores retidos beneficiaram a execução orçamental do ano transacto, ajudando a reduzir o défice nas contas por via da melhoria da receita fiscal imediata.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. O anterior governo “cercou” contribuintes, particulares e empresas, com regras e processos kafkianos, tornou a máquina fiscal do estado em “cobradores do fraque” cobrando dividas hiper valorizadas através de métodos de autêntica extorção e confisco, muitas delas dividas a empresas privadas ( como no triste caso das portagens em que dividas de 3 e 4 euros atingiam valores de cobrança de 400 / 500 euros). Sou pela total transparência e cumprimento fiscal mas não da forma violenta imposta nos ultimos anos, que lançou muitas familias na miséria e no desespero.

  2. Portugal faz-me lembrar quando era miúdo e ia de férias para a Zambujeira, brincava imenso só que não havia dia em que os meus pés ficassem todos pretos devido ao “petróleo” que os barcos que iam para Sines descarregar derramavam.
    Os nossos anteriores governantes eram como o “petróleo” agarravam-se aos contribuintes de uma forma que nem esfregando os pés nas pedras eles saiam.

  3. “donde se tira e nada se põe o fundo espreita”. Um país que vive para os funcionários públicos, para lhes pagar luxos e favores está á espera do quê? Atenda-se ao cumprimento das primeiras promessas eleitorais que foram cumpridas …. há que ganhar eleições, né.??!!!, o pior não é “estes” o grave é serem mesmo TODOS.

  4. Venham os defensores acérrimos que por aqui falavam, pois os cofres cheios como diziam era dinheiro que nem do Pais era, fica aqui mais uma prova disso.
    A que começar a pendurar vários nas árvores, cada vez mais acho que a Islândia a que fez o que devia e pelos vistos está a dar uma lição bem grande ao resto da Europa e só tenho pena que a comunicação social não fale de uma vez da verdadeira historia deste Pais e de como o desemprego quase deixou de existir e o seu crescimento actual é de 3,5% e a subir por não ter entrado na Europa,até banqueiros foram presos e outros fugiram do Pais.

  5. o anterior governo foram de uma atrocidade atroz sem precedentes ficaram com o dinheiro que e das empresas pessoas sem casa famílias sem ajudas crianças sem abono hospitais sem verbas e os doente morrem por carencia de assistência i sei la que mais enumera-las seria um manancial maior que o rio tejo estes bandidos não são abatidos no registo civil todos sem excepcao e ainda houve quem votasse nestes degenerados sem compaixao so foram bons para eles para os bancos e para os migos como se tem comprovado com aumentos e afins para serem o daesh so falta andarem com a cara tapada e vestirem de negro mala gente .

RESPONDER

Montezemolo revelou o sonho que Ayrton Senna não cumpriu

O antigo presidente da equipa da Ferrari, Luca di Montezemolo, revelou que o seu maior arrependimento foi não ter conseguido levar Ayrto Senna para a equipa. Em 1994, Ayrton Senna morreu de forma trágica quando perdeu o …

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …