Israelita morre após ser reinfetado por estirpe diferente do vírus

Christophe Petit Tesson / EPA

Três meses depois de ser infetado pelo coronavírus pela primeira vez, um israelita voltou a contrair a doença e acabou por morrer, sendo este o primeiro caso de morte após reinfeção reportado pelo país.

Segundo noticiou esta terça-feira o Diário de Notícias, citando a agência Europa Press, o homem – que na segunda vez foi infetado por uma nova variante do vírus -, residia num lar de idosos. Uma nova estirpe do vírus foi detetada no Reino Unido e na África do Sul.

O homem, de 74 anos, contraiu o vírus pela primeira vez em agosto, sendo reinfetado em novembro, altura em que foi novamente internado com problemas respiratórios, acabando por morrer no mesmo dia em que foi hospitalizado.

“É muito preocupante se uma pessoa puder ficar várias vezes doente com covid-19 quando o vírus muda”, afirmou a responsável pela unidade de Doenças Infeciosas do Centro Médico de Sheba, Galia Rahav, citada pelo Times of Israel.

“Este é um daqueles casos em que é claro que se trata de uma reinfeção e que não há dúvidas de que o falecido recuperou totalmente na primeira vez”, afirmou Rahav, acrescentando: “São duas estirpes do vírus completamente diferentes”.

Em outubro, a Holanda registou a primeira morte no mundo de uma pessoa contagiada pela segunda vez – uma mulher de 89 anos, que também sofria de uma forma rara de cancro de medula óssea.

A 18 de novembro, o Público noticiou o primeiro caso de reinfeção em Portugal – uma mulher de 48 anos. Na mesma altura, outros cinco países reportaram reinfeções.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Profissionais de saúde começam hoje a receber segunda dose da vacina

Até sexta-feira, tinham sido vacinadas 106 mil pessoas em Portugal continental, incluindo utentes e funcionários de lares de idosos. Os primeiros profissionais de saúde que foram vacinados contra a covid-19 no final do ano vão começar …

Garcia de Orta alerta para risco de pré-catástrofe. Hospital de Loures com doentes ventilados na urgência

O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, apresentava, este sábado, um total de 169 doentes com covid-19 internados, dos quais 18 em cuidados intensivos. Já o Hospital de Loures tinha 187 doentes com covid-19 …

Os novos robôs da Samsung fazem pequenas tarefas domésticas (e ainda lhe servem um copo de vinho)

O Samsung Galaxy S21 não é a única surpresa que a empresa tem preparada para 2021. A Samsung apresentou algumas propostas de robôs domésticos, na primeira grande feira de tecnologia do ano. A Samsung levantou um …

Cientistas desenvolveram mini-cérebros (quase) humanos

Cientistas norte-americanos enviaram para a Estação Espacial Internacional (EEI) aglomerados de células nervosas, chamadas de mini-cérebros, que estão, agora, a desenvolver-se de formas que os investigadores não imaginavam ser possível. Os organóides foram criados a partir …

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está …

"Bola de fogo" cruzou o céu sobre o Mediterrâneo a 105 mil quilómetros por hora

Uma "bola de fogo" atravessou o mar Mediterrâneo e o norte de Marrocos na noite de quarta-feira, a 105.000 quilómetros por hora. A bola de fogo foi observada por um projeto científico espanhol a uma velocidade …

Duterte rejeita que a filha o vá suceder na liderança das Filipinas. "Isto não é para mulheres"

O líder das Filipinas, Rodrigo Duterte, descartou, na quarta-feira, a hipótese de a filha o vir a suceder no próximo ano, acrescentando que a presidência não é tarefa para uma mulher por causa das …

"Uma memória a flutuar no oceano." Encontrada, dois anos depois, uma mensagem numa garrafa

Uma mensagem no interior de uma garrafa sobreviveu a uma viagem de dois anos pelo oceano. Recentemente, chegou às mãos de um ativista ecológico, enquanto limpava uma praia da Papua Nova Guiné. Em novembro do ano …

As células imortais de Henrietta Lacks revolucionaram a Ciência

O ano de 1951 foi muito importante no campo da biotecnologia e, surpreendentemente, tudo começou com a chegada de Henrietta Lacks a um hospital norte-americano. Descendente de escravos, Loretta Pleasant nasceu a 1 de agosto de …

Humanidade não será capaz de controlar máquinas superinteligentes, avisam cientistas

Uma equipa de investigadores do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano sugere que seria impossível controlar máquinas superinteligentes. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) continua a evoluir de vento em popa, enquanto alguns cientistas e …