/

Israelita morre após ser reinfetado por estirpe diferente do vírus

Christophe Petit Tesson / EPA

Três meses depois de ser infetado pelo coronavírus pela primeira vez, um israelita voltou a contrair a doença e acabou por morrer, sendo este o primeiro caso de morte após reinfeção reportado pelo país.

Segundo noticiou esta terça-feira o Diário de Notícias, citando a agência Europa Press, o homem – que na segunda vez foi infetado por uma nova variante do vírus -, residia num lar de idosos. Uma nova estirpe do vírus foi detetada no Reino Unido e na África do Sul.

O homem, de 74 anos, contraiu o vírus pela primeira vez em agosto, sendo reinfetado em novembro, altura em que foi novamente internado com problemas respiratórios, acabando por morrer no mesmo dia em que foi hospitalizado.

“É muito preocupante se uma pessoa puder ficar várias vezes doente com covid-19 quando o vírus muda”, afirmou a responsável pela unidade de Doenças Infeciosas do Centro Médico de Sheba, Galia Rahav, citada pelo Times of Israel.

“Este é um daqueles casos em que é claro que se trata de uma reinfeção e que não há dúvidas de que o falecido recuperou totalmente na primeira vez”, afirmou Rahav, acrescentando: “São duas estirpes do vírus completamente diferentes”.

Em outubro, a Holanda registou a primeira morte no mundo de uma pessoa contagiada pela segunda vez – uma mulher de 89 anos, que também sofria de uma forma rara de cancro de medula óssea.

A 18 de novembro, o Público noticiou o primeiro caso de reinfeção em Portugal – uma mulher de 48 anos. Na mesma altura, outros cinco países reportaram reinfeções.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.