Israel diz ter desmantelado rede do Hamas que preparava atentados desde a Turquia

Israel Defense Forces / Flickr

-

Os serviços de segurança israelitas (Shin Beth) anunciaram ter desmantelado na Cisjordânia ocupada uma rede de combatentes do Hamas dirigida a partir da Turquia e que preparava atentados, incluindo contra um estádio de futebol em Jerusalém.

A rede de 30 elementos, desmantelada em setembro, operava sob as ordens de comandantes do Hamas instalados na Turquia, refere o comunicado do Shin Beth.

O comando turco tinha recrutado na Cisjordânia e Jordânia homens entre os 23 e os 30 anos e que foram treinados na Turquia, Síria e Faixa de Gaza, “que de seguida seriam enviados para o terreno (…) para cometer ações terroristas”, acrescentam os serviços secretos israelitas.

Esta rede estaria a preparar um atentado contra o estádio Reddy, o principal recinto de futebol de Jerusalém onde joga a equipa do Beitar, cuja claque é conhecida pelo seu ultranacionalismo israelita.

O elétrico de Jerusalém também estaria incluído na lista de alvos potenciais, acrescenta o Shin Beth, que no entanto não forneceu qualquer informação sobre o estado de avanço dos preparativos dos atentados.

A organização islamita Hamas, que controla de facto a Faixa de Gaza, mantém um gabinete político no exílio, atualmente no Qatar. No entanto, o ministro israelita da Defesa, Moshe Yaalon, disse em outubro que o Hamas “tem dois quartéis-generais, em Gaza e Istambul”.

As relações entre Israel e a Turquia degradaram-se profundamente devido às operações israelitas contra Gaza e o Hamas, e na sequência do ataque contra um navio turco ao largo de Gaza em 2010, que custou a vida a dez militantes turcos.

A última guerra em Gaza, entre julho e agosto, voltou a suscitar veementes ataques verbais de Ancara contra Israel, com o então primeiro-ministro e atual Presidente, Recep Tayyip Erodgan, a comparar as operações militares israelitas aos métodos de Hitler.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …