Israel cria equipa para evitar eventuais acusações de crimes de guerra

Amir Farshad Ebrahimi / Flickr

Tanque israelita em operações na fronteira de Israel junto à Faixa de Gaza

Tanque israelita em operações na fronteira de Israel junto à Faixa de Gaza

O exército israelita criou este domingo uma equipa para reunir informações e provas sobre a ofensiva que mantém contra o grupo islâmico Hamas, na Faixa de Gaza, para evitar eventuais acusações de crimes de guerra.

Segundo o jornal Haaretz, a equipa é liderada pelo chefe do gabinete de planeamento do exército israelita, Nimrod Sheffer.

O Conselho de Direitos Humanos da ONU criou, a 23 de julho, uma comissão internacional para investigar possíveis violações cometidas durante a ofensiva israelita na Faixa de Gaza, que começou a 8 de julho, depois de aludir que Israel pode ter cometido crimes de guerra.

Por sua vez, o exército e o governo de Israel acusam o Hamas de cometer crimes de guerra por atacar civis indiscriminadamente.

A equipa agora formada pelo exército israelita vai concentrar-se em reunir informação que comprove o uso de civis como escudos humanos por fações armadas palestinianas, incluindo vídeos e documentação que estão na posse da força aérea de Israel.

As fações palestinianas que compõem a missão de negociação que está atualmente no Cairo chegaram, entretanto, a acordo sobre um documento com as principais reivindicações que vão ser entregues aos mediadores egípcios, segundo fontes palestinianas.

As mesmas fontes adiantaram que os grupos palestinianos, que realizam uma primeira reunião na capital egípcia, concordaram em participar nas negociações para um cessar-fogo na Faixa de Gaza.

Entre as reivindicações da delegação palestiniana, liderada pelo líder do Fatah, Azzam al-Ahmed, estão a retirada das forças israelitas de Gaza, a libertação de prisioneiros e o desbloqueio da fronteira.

Sobre o levantamento do bloqueio a Gaza, estão incluídos os direitos de pesca, reconhecidos no acordo alcançado em novembro de 2012 e que pôs fim à anterior ofensiva de Israel sobre Gaza.

Ashraf al-Qudra, porta-voz dos serviços de emergência de Gaza, estima em 1.822 o número de vítimas palestinianas desde o início da ofensiva de Israel.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

ADN herdado dos neandertais pode aumentar o risco de covid-19

Uma nova investigação concluiu que um segmento de ADN herdado dos neandertais presente em alguns humanos pode aumentar o risco de covid-19. De acordo com o estudo levado a cabo por cientistas da Alemanha e …

Ricardo Salgado vai ser acusado de liderar organização criminosa dentro do BES

O Ministério Público (MP) prepara-se para acusar Ricardo Salgado de liderar uma associação criminosa enquanto esteve à frente do Grupo Espírito Santo (GES), avança o jornal Público este sábado. De acordo com o matutino, esta …

FC Pingzau: O clube que sonha com a Champions e que também pode ser seu por 500 euros

Deter parte de um clube com aspirações à Liga dos Campeões é possível e já pode fazê-lo por apenas 500 euros.O FC Pingzau é o clube austríaco detido por adeptos com o objetivo de chegar …

Uma pitada de poeira de rocha pode ajudar a evitar alterações climáticas catastróficas

O uso de poeira de rocha na agricultura traz não só vantagens para a colheita, mas também para o ambiente. Esta técnica permite uma remoção eficiente do dióxido de carbono. Espalhar poeira de rocha nos terrenos …

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …

No Algarve, metade dos casos de infeção resultaram de transmissão social

Um estudo apresentado na última reunião do Infarmed, em Lisboa, veio estabelecer uma relação entre a propagação do vírus no Algarve e o fator social. De acordo com o estudo, apresentado na última reunião do Infarmed, …