/

Isolamento em Portugal caiu de 79% para 56% em apenas dois dias

António Pedro Santos / Lusa

Dois dias depois do domingo de Páscoa, o cumprimento do isolamento social em Portugal caiu de 79% para 56%. Este foi um dos valores mais baixos desde a declaração do estado de emergência.

Em apenas dois dias, a percentagem de portugueses que ficou em casa registou uma forte queda. No domingo de Páscoa, os dados recolhidos pela PSE mostram que foi neste dia que Portugal teve a maior percentagem de isolamento (79%). No entanto, esta terça-feira, as pessoas começaram a sair de casa e registou-se um dos valores mais baixos (56%) desde a declaração do estado de emergência.

“Os nossos dados provam que as pessoas estão a cumprir o isolamento e permitem concluir também que o abrandamento da progressão da epidemia é o resultado do trabalho de todos os portugueses, temos aqui a prova disso”, realça o coordenador do projeto a PSE, Nuno Santos, citado pelo Público.

A recolha dos dados é feita através de uma aplicação para o smartphone e inclui 3.670 pessoas com mais de 15 anos das regiões do Grande Porto, Grande Lisboa, Litoral Norte, Litoral Centro e Distrito de Faro.

Ao todo estão 45 municípios abrangidos, sendo que Ílhavo registou o pior desempenho no cumprimento do isolamento. Em sentido contrário, Ovar destacou-se com a maior percentagem de isolamento, muito graças às regras impostas pelo cerco sanitário à cidade.

“Nos diferentes municípios portugueses existem diferentes realidades de mobilidade em períodos normais. Tudo depende da realidade de cada concelho, do seu tecido produtivo, da densidade populacional, da estrutura etária dos residentes, das ligações de transporte e até de fatores importados, como seja imigrantes ou viajantes”, explica Nuno Santos.

O coordenador do projeto realça que isto pode ser importante para comparar o cumprimento do isolamento e a evolução do número de casos nos concelhos.

De acordo com o Público, Nuno Santos refere que o nível de isolamento ronda em média os 20% em circunstâncias normais, podendo duplicar ao fim-de-semana.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.