/

Isolamento chega ao fim na “Ibiza dos Alpes”. Lituânia também dá o passo seguinte

Seis semanas depois, chegou ao fim o confinamento dos 1.500 habitantes de Ischgl, uma vila no Tirol austríaco conhecida como “Ibiza dos Alpes”. 

As autoridades austríacas anunciaram o fim da quarentena em três dos principais resorts de ski no país, entre os quais o de Ischgl. Segundo o Expresso, o fim do isolamento acontece três dias antes do previsto, o que adensa as dúvidas sobre o trabalho do governo do Tirol na gestão da pandemia.

As vilas do Tirol são muito conhecidas pela vida noturna, que convida vários turistas a terminar o dia nos bares “après-ski”, como o Kitzloch. Este bar é um espaço propício ao contacto social e à propagação de um vírus que, há menos de dois meses, muitos não sabiam que estavam a transportar.

De acordo com as contas das autoridades locais, só o barman do Kitzloch terá infetado mais de 100 pessoas no início de março. No total, mais de 600 austríacos transportaram a doença daquela vila, e estima-se que o dobro tenha saído da estância para outros países.

A alegada demora das autoridades a agir originou um processo criminal para averiguar responsabilidades e são milhares os turistas que vão processar o governo austríaco. O governo local também tem sido alvo de críticas, tanto pela demora como por ter deixado sair turistas durante a quarentena na vila de Ischgl e de St Anton, também nos Alpes.

O executivo do Tirol admite algumas falhas e o governo nacional promete averiguá-las. No entanto, antes disso, anunciou o alívio das medidas de restrição.

“Nos últimos 12 dias, houve apenas 10 novos testes positivos em todo o vale de Paznaun [onde fica Ischgl], St Anton e Soelden. Por esse motivo, após consultar médicos especialistas, não se justifica manter estas áreas isoladas#, anunciou o governo local, em comunicado citado pela Reuters.

Fontes governamentais tinham dito, no início de abril, que não havia escolha senão estender o confinamento até 26 de abril. Agora, três dias antes do previsto, a “Ibiza dos Alpes” volta a abrir.

Lituânia reabre museus, lojas e restaurantes ao ar livre

Esta segunda-feira, o governo da Lituânia anunciou a reabertura, em breve, de restaurantes ao ar livre, museus e algumas lojas, como parte do levantamento gradual do confinamento.

Na semana passada, o país autorizou a reabertura de comércios com mais do que uma entrada. As restantes lojas vão abrir esta quinta-feira e os salões de beleza, museus e restaurantes ao ar livre podem retomar a atividade a 27 de abril.

Quero que voltemos gradualmente à vida normal, mas precisamos de manter as distâncias sociais e as medidas de proteção”, disse o primeiro-ministro Saulius Skvernelis, citado pela Sábado. Nestes espaços, o número de clientes vai ser limitado e o uso de máscaras na via pública vai continuar a ser obrigatório.

As creches, escolas e universidades permanecem fechadas e as reuniões públicas estão ainda proibidas. A Lituânia, com 2,8 milhões de habitantes, começou a tomar medidas de proteção no dia 16 de março.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.