Isolamento chega ao fim na “Ibiza dos Alpes”. Lituânia também dá o passo seguinte

Seis semanas depois, chegou ao fim o confinamento dos 1.500 habitantes de Ischgl, uma vila no Tirol austríaco conhecida como “Ibiza dos Alpes”. 

As autoridades austríacas anunciaram o fim da quarentena em três dos principais resorts de ski no país, entre os quais o de Ischgl. Segundo o Expresso, o fim do isolamento acontece três dias antes do previsto, o que adensa as dúvidas sobre o trabalho do governo do Tirol na gestão da pandemia.

As vilas do Tirol são muito conhecidas pela vida noturna, que convida vários turistas a terminar o dia nos bares “après-ski”, como o Kitzloch. Este bar é um espaço propício ao contacto social e à propagação de um vírus que, há menos de dois meses, muitos não sabiam que estavam a transportar.

De acordo com as contas das autoridades locais, só o barman do Kitzloch terá infetado mais de 100 pessoas no início de março. No total, mais de 600 austríacos transportaram a doença daquela vila, e estima-se que o dobro tenha saído da estância para outros países.

A alegada demora das autoridades a agir originou um processo criminal para averiguar responsabilidades e são milhares os turistas que vão processar o governo austríaco. O governo local também tem sido alvo de críticas, tanto pela demora como por ter deixado sair turistas durante a quarentena na vila de Ischgl e de St Anton, também nos Alpes.

O executivo do Tirol admite algumas falhas e o governo nacional promete averiguá-las. No entanto, antes disso, anunciou o alívio das medidas de restrição.

“Nos últimos 12 dias, houve apenas 10 novos testes positivos em todo o vale de Paznaun [onde fica Ischgl], St Anton e Soelden. Por esse motivo, após consultar médicos especialistas, não se justifica manter estas áreas isoladas#, anunciou o governo local, em comunicado citado pela Reuters.

Fontes governamentais tinham dito, no início de abril, que não havia escolha senão estender o confinamento até 26 de abril. Agora, três dias antes do previsto, a “Ibiza dos Alpes” volta a abrir.

Lituânia reabre museus, lojas e restaurantes ao ar livre

Esta segunda-feira, o governo da Lituânia anunciou a reabertura, em breve, de restaurantes ao ar livre, museus e algumas lojas, como parte do levantamento gradual do confinamento.

Na semana passada, o país autorizou a reabertura de comércios com mais do que uma entrada. As restantes lojas vão abrir esta quinta-feira e os salões de beleza, museus e restaurantes ao ar livre podem retomar a atividade a 27 de abril.

Quero que voltemos gradualmente à vida normal, mas precisamos de manter as distâncias sociais e as medidas de proteção”, disse o primeiro-ministro Saulius Skvernelis, citado pela Sábado. Nestes espaços, o número de clientes vai ser limitado e o uso de máscaras na via pública vai continuar a ser obrigatório.

As creches, escolas e universidades permanecem fechadas e as reuniões públicas estão ainda proibidas. A Lituânia, com 2,8 milhões de habitantes, começou a tomar medidas de proteção no dia 16 de março.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …