Isabel dos Santos mudou-se para o Dubai, um dos mais conhecidos paraísos fiscais do mundo

Bruno Fonseca / Lusa

A empresária angolana Isabel dos Santos

Isabel dos Santos, empresária angolana, não guarda a sua fortuna no seu país. No ano passado, mudou-se para o Dubai e passou a assumir cidadania russa.

De acordo com o semanário Expresso, Isabel dos Santos mudou a sua residência para o Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, um paraíso fiscal que não taxa rendimentos singulares e das empresas. A mulher mais rica de África e o marido, Sindika Dokolo, vivem na luxuosa área de Jumeirah Bay pelo menos desde junho. A filha do antigo presidente de Angola mantém ainda estruturas em Malta e Holanda.

Além disso, Isabel dos Santos, que tem mãe russa, passou a assumir essa nacionalidade, estando cada vez mais afastada de Angola, onde diz estar a ser alvo de uma “perseguição política”.

Não era segredo que Isabel dos Santos se encontrava fora de Angola. Na decisão judicial que lhe arrestou os bens, lê-se que a empresária e o marido encontram-se “a residir entre Lisboa e o Reino Unido”. No entanto, não havia referência ao Dubai, onde se situa a “morada profissional” que consta, desde novembro, nos registos de algumas sociedades da empresária.

Esta semana, o Tribunal Provincial de Luanda, em Angola, decretou o arresto preventivo de contas bancárias pessoais de Isabel dos Santos, do marido, Sindika Dokolo, e do português Mário da Silva, além de nove empresas nas quais a empresária detém participações sociais. Isabel dos Santos detém participações em Portugal em setores como a energia (Galp e Efacec), telecomunicações (Nos) ou banca (EuroBic).

Luanda acusa os três de “ocultar património obtido às custas do Estado” e afirma que a filha do antigo Presidente de Angola, “por intermédio do seu sócio Leopoldino Fragoso do Nascimento, está a tentar transferir alguns dos seus negócios para a Rússia, tendo a Polícia Judiciária portuguesa interceptado uma transferência de dez milhões de euros que se destinava à Rússia”, de acordo com um despacho do tribunal a que o jornal Público teve acesso.

Ao mesmo jornal, Isabel dos Santos disse que o arresto de bens em Angola abrange “um património superior a dois mil milhões de euros”, pelo que satisfaz, em excesso, a medida preventiva requerida”.

Numa sessão de esclarecimento no Instagram, a empresária respondeu também a perguntas sobre o arresto dos seus bens, indicando que esta ação pode levar ao fecho de algumas das empresas que fundou e que lidera. Ao Jornal de Negócios, disse mesmo que as suas empresas foram “condenadas à morte”.

BdP ordenou inspeção a banco de Isabel dos Santos

No final de 2019, antes da justiça angolana ordenar o arresto de bens de Isabel dos Santos, o Banco de Portugal (BdP) abriu uma inspeção por branqueamento de capitais ao Eurobic, banco português cuja maior acionista é Isabel dos Santos. A informação foi avançada esta sexta-feira no programa “Primeira Mão” da TVI24.

Segundo a investigação do programa de informação, já não é a primeira inspeção ao banco. Em 2015, houve outra que determinou a recomendação de mecanismos que agora estão a ser verificados. A decisão recente do BdP acabou por coincidir no tempo com as medidas em que a justiça angolana ordenou o arresto de bens e o congelamento de contas de Isabel dos Santos.

A TVI24 também avançou que a equipa de investigação angolana colocou em cima da mesa a possibilidade de requerer o congelamento de contas de Isabel dos Santos em Portugal. Este cenário implica que o pedido terá de ser feito à justiça portuguesa, sendo o BdP o executor da decisão.

Em causa no processo judicial que corre em Luanda, explica o Diário de Notícias, está saber se Isabel dos Santos lesou o Estado de Angola, num total de mil milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A perseguição é tal que já vive no Dubai e até já é Russa!
    Hahaha, a lavagem de dinheiro continua e estes jornaleiros a escrever o ditado do sistema instaurado pelas elites para os plebeus.

  2. É uma cidadã do mundo inteiro, palavra de honra! Haja paciência! Não deixa de ser no mínimo “estranho” como consegue tudo em tão pouco tempo! Mas tal como diz o Viajante, assino por baixo.

  3. De facto, quem não deve não teme, mas também é verdade che nunca um invejoso medrou nem quem ao pé dele morou…
    E ela tem muito (pilim) que invejar… (não estou a discutir se lícito ou não, até porque,normalmente, a rapidez è inversamente proporcional à licitude)

RESPONDER

Desmantelada fábrica ilegal de tabaco. Funcionava num bunker

Uma operação levada a cabo pela Guardia Civil esta terça-feira desmantelou uma fábrica ilegal de tabaco, em Espanha, e deteve a organização clandestina que a geria: vinte pessoas foram detidas, de nacionalidades britânica, lituana e …

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …