Isabel dos Santos mudou-se para o Dubai, um dos mais conhecidos paraísos fiscais do mundo

Bruno Fonseca / Lusa

A empresária angolana Isabel dos Santos

Isabel dos Santos, empresária angolana, não guarda a sua fortuna no seu país. No ano passado, mudou-se para o Dubai e passou a assumir cidadania russa.

De acordo com o semanário Expresso, Isabel dos Santos mudou a sua residência para o Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, um paraíso fiscal que não taxa rendimentos singulares e das empresas. A mulher mais rica de África e o marido, Sindika Dokolo, vivem na luxuosa área de Jumeirah Bay pelo menos desde junho. A filha do antigo presidente de Angola mantém ainda estruturas em Malta e Holanda.

Além disso, Isabel dos Santos, que tem mãe russa, passou a assumir essa nacionalidade, estando cada vez mais afastada de Angola, onde diz estar a ser alvo de uma “perseguição política”.

Não era segredo que Isabel dos Santos se encontrava fora de Angola. Na decisão judicial que lhe arrestou os bens, lê-se que a empresária e o marido encontram-se “a residir entre Lisboa e o Reino Unido”. No entanto, não havia referência ao Dubai, onde se situa a “morada profissional” que consta, desde novembro, nos registos de algumas sociedades da empresária.

Esta semana, o Tribunal Provincial de Luanda, em Angola, decretou o arresto preventivo de contas bancárias pessoais de Isabel dos Santos, do marido, Sindika Dokolo, e do português Mário da Silva, além de nove empresas nas quais a empresária detém participações sociais. Isabel dos Santos detém participações em Portugal em setores como a energia (Galp e Efacec), telecomunicações (Nos) ou banca (EuroBic).

Luanda acusa os três de “ocultar património obtido às custas do Estado” e afirma que a filha do antigo Presidente de Angola, “por intermédio do seu sócio Leopoldino Fragoso do Nascimento, está a tentar transferir alguns dos seus negócios para a Rússia, tendo a Polícia Judiciária portuguesa interceptado uma transferência de dez milhões de euros que se destinava à Rússia”, de acordo com um despacho do tribunal a que o jornal Público teve acesso.

Ao mesmo jornal, Isabel dos Santos disse que o arresto de bens em Angola abrange “um património superior a dois mil milhões de euros”, pelo que satisfaz, em excesso, a medida preventiva requerida”.

Numa sessão de esclarecimento no Instagram, a empresária respondeu também a perguntas sobre o arresto dos seus bens, indicando que esta ação pode levar ao fecho de algumas das empresas que fundou e que lidera. Ao Jornal de Negócios, disse mesmo que as suas empresas foram “condenadas à morte”.

BdP ordenou inspeção a banco de Isabel dos Santos

No final de 2019, antes da justiça angolana ordenar o arresto de bens de Isabel dos Santos, o Banco de Portugal (BdP) abriu uma inspeção por branqueamento de capitais ao Eurobic, banco português cuja maior acionista é Isabel dos Santos. A informação foi avançada esta sexta-feira no programa “Primeira Mão” da TVI24.

Segundo a investigação do programa de informação, já não é a primeira inspeção ao banco. Em 2015, houve outra que determinou a recomendação de mecanismos que agora estão a ser verificados. A decisão recente do BdP acabou por coincidir no tempo com as medidas em que a justiça angolana ordenou o arresto de bens e o congelamento de contas de Isabel dos Santos.

A TVI24 também avançou que a equipa de investigação angolana colocou em cima da mesa a possibilidade de requerer o congelamento de contas de Isabel dos Santos em Portugal. Este cenário implica que o pedido terá de ser feito à justiça portuguesa, sendo o BdP o executor da decisão.

Em causa no processo judicial que corre em Luanda, explica o Diário de Notícias, está saber se Isabel dos Santos lesou o Estado de Angola, num total de mil milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A perseguição é tal que já vive no Dubai e até já é Russa!
    Hahaha, a lavagem de dinheiro continua e estes jornaleiros a escrever o ditado do sistema instaurado pelas elites para os plebeus.

  2. É uma cidadã do mundo inteiro, palavra de honra! Haja paciência! Não deixa de ser no mínimo “estranho” como consegue tudo em tão pouco tempo! Mas tal como diz o Viajante, assino por baixo.

  3. De facto, quem não deve não teme, mas também é verdade che nunca um invejoso medrou nem quem ao pé dele morou…
    E ela tem muito (pilim) que invejar… (não estou a discutir se lícito ou não, até porque,normalmente, a rapidez è inversamente proporcional à licitude)

RESPONDER

PS e PSD recusam cortar apoio do Estado a campanhas e partidos

O parlamento debate esta sexta-feira seis projetos de lei de para alterar o regime do financiamento dos partidos políticos e das campanhas eleitorais, com o PS, que não apresenta diploma, a admitir viabilizar o do …

Já são conhecidos os jogos da final a oito da Liga dos Campeões

O sorteio dos jogos da 'final eight' da Liga dos Campeões realizou-se na manhã desta sexta-feira, em Nyon, na Suíça. Todos os encontros da competição disputam-se em Lisboa, entre 12 e 23 de agosto, sem …

Governo estuda regime de lay-off específico para setor do turismo

O primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reuniram-se na quinta-feira com a Confederação do Turismo de Portugal para estudar um regime de lay-off específico para esse setor. Devido ao grande impacto …

"Vou apertar com Rangel para ver se ele resolve aquela merda". Escutas comprometem Vieira na Operação Lex

Novas escutas reveladas comprometem o presidente benfiquista na Operação Lex. "Vou apertar com Rangel para ver se ele resolve aquela merda", disse Luís Filipe Vieira. A revista Visão relevou as conversas telefónicas, ouvidas durante quase um …

Beneficiários da ADSE vão pagar mais pelas consultas

Os beneficiários da ADSE passarão a pagar mais pelas consultas, escreve esta sexta-feira o Jornal de Negócios e o semanário Expresso, que citam a proposta da nova tabela de preços do sistema de saúde dos …

"Classe distinta". Bruno Fernandes já fez aquilo que nunca ninguém tinha feito na Premier League

O internacional português Bruno Fernandes esteve diretamente envolvido em 13 golos nos primeiros dez jogos que disputou com a camisola do Manchester United. É uma marca que nunca nenhum outro jogador da Premier League conseguiu …

OMS: Portugal não foi escolhido por acaso para acolher a Champions. Foi dos que melhor lidou com a covid-19

Portugal “não foi escolhido por acaso” para acolher a final da Liga dos Campeões de futebol, mas porque “foi um dos países que melhor lidou” com a covid-19, assinala um conselheiro da Organização Mundial da …

Há quatro anos, Ronaldo saiu em lágrimas e Paris foi surpreendida pelo "patinho feio"

Foi precisamente há quatro anos que Portugal sagrou-se campeão europeu de futebol. Na final da competição, a Seleção derrotou a anfitriã França, por 1-0. Portugal começou o Euro 2016 com o pé esquerdo. Num grupo com …

China alerta para pneumonia "mais mortal" do que a covid-19. Informações "incorretas", garante Cazaquistão

A Embaixada da China no Cazaquistão alertou esta quinta-feira os cidadãos chineses para uma pneumonia desconhecida, cuja mortalidade é "muito maior" do que a covid-19. De acordo com o jornal chinês Global Times, que cita um …

Cláusula "secreta" permite nacionalização encapotada do Novo Banco

Na eventualidade de um cenário adverso, um mecanismo exigido por Bruxelas prevê a intervenção direta do Estado no Novo Banco. Isto pode levar a uma espécie de nacionalização encapotada. A venda do Novo Banco ao fundo …