Isabel dos Santos diz ser vítima de perseguição. Arresto de bens pode levar a fecho das empresas que lidera

(dr) Mercado

A empresária Isabel dos Santos, filha mais velha do ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos

Depois de ver as suas contas e os seus ativos a serem arrestados, a filha do ex-Presidente angolano, Isabel dos Santos, descreveu-se no Twitter como vítima de uma perseguição política, um ajuste de contas contra ela e a sua família, para encobrir o falhanço económico da atual política de Angola, noticiou o Expresso.

“Motivados pela vontade de ajustar contas contra a minha família, este caso [arresto dos bens] tem como objetivo mascarar o falhanço económico das políticas iniciadas após a saída do Presidente dos Santos. Em dois anos, as políticas do atual Governo atiraram para a pobreza milhares de famílias de classe média”, lê-se numa das suas publicações.

Isabel dos Santos, considerada a mulher mais rica de África, acusou igualmente a justiça angolana, afirmando que a sua atual situação “ignora os direitos de defesa que são a base fundamental de qualquer sistema de justiça credível”.

A empresária afirmou igualmente que se está a assistir ao “ressurgimento de arbitrariedades em Angola”, considerando-se vítima de um processo sumário, acusando a justiça angolana de lhe ter feito um julgamento em segredo.

“Fui confrontada por acusadores sem ter a oportunidade de ter tido oportunidade de responder às acusações feitas com base em documentos fabricados”, escreveu ainda.

Arresto de bens pode obrigar a fecho de empresas

Numa sessão de esclarecimento no Instagram, a empresária respondeu a perguntas sobre o arresto dos seus bens, indicando que esta ação pode levar ao fecho de algumas das empresas que fundou e que lidera, noticiou a TSF.

Na rede social, Isabel dos Santos explicou que pediu às equipas das diversas empresas que tentem continuar a trabalhar normalmente, dentro das limitações. “Temos de pagar equipamentos, salários, fornecedores”.

https://www.instagram.com/p/B6ye8WGpjAs/

Embora considera que as autoridades não eram obrigadas a notificá-la previamente sobre o arresto dos bens, considerou que teria sido aconselhável. “Estamos num momento de crise económica e, assim sendo, se as empresas não são acompanhadas muito de perto e não têm o apoio do acionista, de quem as criou, seguramente o risco está sempre aí”.

A empresária conta ainda que já falou com o pai. “O meu pai está preocupado, mas acredita que em Angola tem que vencer a verdade.”

Na segunda-feira, o Tribunal Provincial de Luanda decretou o arresto preventivo de contas bancárias pessoais de Isabel dos Santos, do marido, Sindika Dokolo, e do português Mário da Silva, além de nove empresas nas quais detêm participações sociais.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Ela deve pensar que as pessoas são parvas!
    TODA A GENTE SABE QUE SO TEM O QUE TEM À CONTA DAS TRAPAÇAS DO PAIZINHO DELA.
    ENCHEU-SE À CONTA DO POVO ANGOLANO.
    É UM NOJO DE MULHER QUE NEM TEVE O HONRADEZ DE AJUDAR O POVO E O PAIS QUE A VIU NASCER.
    SÓ TEM O QUE MERECE.
    É UMA TIPA SEM QUALQUER CONTEÚDO, BURRA QUE NEM UMA PORTA!

  2. Coitadinha, fico mesmo com muita peninha de quem roubou e continua a roubar milhões e nada lhe acontecia!
    Veremos é se vai mesmo acontecer a justiça que apesar de tardia desde que seja aplicada poderá ser um exemplo e um precedente há muito preciso para tantos outros corruptos!

  3. Com o seu permanente sorriso e atitude cínica e desprezível, não engana ninguém !……….Deviam estar na prisão , Ela e os restantes membros desta Familga !

  4. todos sabiam que a origem da fortuna era duvidosa mas nao podiam fazer nada por causa do pai e para nao haver um incidente diplomatico (como aconteceu com portugal e que estiveram para cortar relaçoes por causa das noticias)
    agora que o pai ja nao tem poder, acabou-se a roubalheira
    se chegarem a alguma conclusao, que seja feita justiça
    pelo menos o irmao ja esta na cadeia por andar a gastar o dinheiro que nao é dele, nunca trabalhou e conseguiu comprar um relogio de 500.000 dolares

  5. Acho muito bem que lhe arrestem os bens! O dinheiro com que foram comprados foi roubado aos angolanos, especialmente através da Sonangol a petrolífera do Estado que o paizinho dela, outro da mesma estirpe,e com o mesmíssimo DNA a colocou lá, para estar mais à vontade. Além disso, muitos milhões tiveram origem de empréstimos feito por bancos nomeadamente portugueses que ficaram a arder. Os milhões nunca foram dela nem da família! Foram emprestados ou roubados!

RESPONDER

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …

Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar …

Inteligência artificial "identifica" autores dos Manuscritos do Mar Morto

Investigadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, recorreram à inteligência artificial para concluir que os Manuscritos do Mar Morto foram redigidos por vários escribas, o que abre uma "nova janela" para o estudo do …

Inteligência Artificial vai ajudar a identificar fontes de poluição no Bangladesh

A produção de tijolos é uma fonte de poluição que ameaça a saúde da população e do planeta, mas regular esta indústria pode ser uma tarefa difícil para as autoridades. Para resolver o problema, uma …

Portimonense 1-5 Benfica | "Águia" arrasa em solo algarvio

O Benfica regressou aos triunfos depois de ter vencido o Portimonense por 5-1, numa partida relativa à 28.ª jornada da Liga NOS, após o desaire registado na recepção ao Gil Vicente.  Porém, não foi um duelo …

Vigaristas burlaram mulher de 90 anos em 32 milhões de dólares

Uma mulher de Hong Kong, de 90 anos, foi defraudada em 32 milhões de dólares por burlões que se fizeram passar por agentes policiais chineses, via chamada telefónica. A Agence France-Presse (AFP) escreve que um jovem …