Isabel dos Santos e Luaty Beirão em guerra nas redes sociais

Tiago Petinga / Lusa

A empresária angolana Isabel dos Santos

Isabel dos Santos, a filha do Presidente de Angola, tem assumido a defesa do regime, quando a saúde de José Eduardo dos Santos levanta preocupações, e tem trocado várias farpas, nas redes sociais, com o activista da oposição Luaty Beirão.

O músico e activista, que esteve preso acusado de planear uma revolta contra o regime angolano, não se cansa de criticar o Governo de José Eduardo dos Santos, numa altura em que a saúde do Presidente de Angola é posta em causa.

Ainda na semana passada, Luaty Beirão publicou um vídeo com uma mulher grávida a dar à luz no meio da rua, lamentando que o povo angolano está ao “abandono”. Um lamento que surgiu depois de um dos filhos de José Eduardo dos Santos ter adquirido, num leilão, um relógio de 500 mil euros.

Perante estes casos, a revolta dos angolanos começa a subir de tom e Isabel dos Santos assume-se como a grande defensora do regime que o seu pai governa desde 1979.

Nos últimos dias, a empresária angolana tem trocado várias farpas com Luaty Beirão, algo que já não é novo.

Como reacção às recorrentes críticas do activista, Isabel dos Santos sugere que “a mentira e a raiva” estão a “consumir” Luaty Beirão.

Noutra publicação dirigida directamente a Luaty Beirão, Isabel dos Santos transcreve a afirmação “Grandes mentes discutem ideias; mentes medianas discutem eventos; mentes pequenas discutem pessoas”, atribuindo-a à primeira-dama norte-americana Eleanor Roosevelt.

Na resposta, Luaty Beirão nota, numa hashtag, que “até as pequenas mentes conseguem citar” e cita, por seu turno, uma frase do líder religioso norte-americano William Ellery Channing.

“As grandes mentes são para fazer os outros grandes. A sua superioridade é para ser usada, não para quebrar as multidões da vassalagem intelectual, não para estabelecer sobre elas uma tirania espiritual, mas para as despertar da letargia e para as ajudar a julgarem por si próprias”, diz a citação de Channing.

Já antes, o activista tinha dito a Isabel dos Santos que o pai não debate com ninguém desde 1979, depois de a milionária ter referido que não há “oposição política à altura” e que “não há debate”, apenas “campanha de sujar”.

Noutra publicação, o activista realça que “certa patriota poderia leiloar o seu iate” para Angola pagar uma dívida de 45 milhões de dólares à APR Energy, uma empresa da Florida, nos EUA.

Isabel dos Santos tem criticado o que chama de vaga de “fake news” e de “desinformação” que diz que a oposição ao seu pai está a fazer em Angola, na antecâmara das eleições de 23 de Agosto.

https://twitter.com/isabelaangola/status/871379998690738176

SV, ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Já o pai dela nunca substituiu a morte física. Foi-a distribuindo largamente por todos os que lhe fizeram frente. Quantos opositores “desapareceram” ou tiveram de fugir de Angola ? ? A imagem de Angola está feita há muito, porque as pessoas não são cegas. Na família “dos Santos” até o cão e o gato são bilionários, enquanto que o povo anda na miséria que as imagens e reportagens internacionais demonstram . Quem é que ela quer enganar ? É pena que o Tribunal Penal Internacional não tenha autoridade para julgar, prender e expropriar estes canibais, estes vampiros do seu próprio povo . Os generais, ministros e empresários portugueses, no tempo colonial que tanto criticam, nunca “arrotaram” tanta exibição de riqueza, aviões particulares, iates, bens móveis e imóveis de luxo, bagageiras de automóveis com milhões, diamantes de sangue, empresas de joalharia, como os capangas desta família de vampiros, canibais, antropófagos ou o que lhe queiram chamar ! Não há nome mais vil que esta quadrilha não mereça .

  2. Será que essa tipa não se enxerga ?
    Será que ela seria milionária se o papá não fosse o ditador de Angola ?
    Um pais rico cuja riqueza está na mão das famosas mentes “grandes mentes” manipuladoras, corruptas e
    gananciosas que deixam o povo, coitado que também não enxerga nada à sua frente, na miséria ?
    De que valeu afinal a independência ? Não queriam Portugal nem os portugueses, queriam ser os senhores
    do seu próprio destino e afinal nem isso o povo conseguiu.
    É pena ! Mas é a realidade de hoje onde a guerra se ganha na economia e na corrupção.

  3. É das maiores vergonhas do mundo: Juntamente com o seu pai roubaram descaradamente todo o povo angolano e agora, em vez de se calar e ajudar quem precisa, insiste em falar e troçar daqueles a quem até a dignidade roubaram! São pessoas que nem merecem o ar que respiram. Eduardo dos Santos, faça agora bom proveito do dinheiro roubado e compre a saúde que quer. Perceba finalmente que morrerá como todos. Sejamos claros com este senhor: Tem o dinheiro, não precisa de quaisquer votos de melhoras.

  4. Os povos de Angola e praticamente quase toda a África agora é que estão colonizados pelos seus próprios dirigentes que não lhes deixam grandes hipóteses de evoluir pois estes açambarcam toda a riqueza do país, o mar Mediterrâneo só por ele é uma amostra de quantos milhares se sujeitam à morte para se escaparem de um mundo sem esperança nem futuro.

  5. Bom dia eu sou Angolano por isso faço parte do povo Angolano certo ?
    Só gostava de saber porque certas pessoas comentam m meu nome e no nome de milhares de Angolanos ? Quantos de voçes conheçem a vida real em Angola ? Quantos de voçes conhecem a famosa PIDE do REGIME Portugues e o tao amado Ditador Salazar que matou e fez desaparecer pessoas de norte a sul de Portugal . Porque não comentam sobre os km de estrada construidos , escolas , casas ,fabricas , universidades, hospitais construidos por Chineses e algumas empresas Portuguesas , Falem sobre os milhares de Portugueses que trabalham em Angola porque foram a Procura de uma vida melhor em Africa já que Portugal esta falido . Quando falarem em dinheiro e saude lembrem do vosso Mario soares que tanto roubou em Angola com a ajuda da UNITA ( lembram-se do aviao que caiu em angola com diamantes e marfin ? Q qual era o destino e o nome do familiar do Soares que la ia ?) o Vosso querido Soares lá foi e nada levou .
    Limpem primeiro o lixo da vossa casa e so depois venham se preocupar com o lixo da casa dos outros , e o Povo Angolano agradeçe pois ele não anda a dormir o Povo Angolano e percebe quando alguém quer ir mamar e não consegue isso se chama dor de cotovelo e lá para as bandas de são Bento tem a venda BANHA DA COBRA que em 24h tira tudo até lava as más linguas . Caros comentadores antes de firem comentar noticias manipuladas tentem falar com o povo Angolano e perguntem o que querem e o que pensam sobre a situação Politica so seu Pais . Eu como Angolano estou feliz com o desenvolvimento do meu País . Só uma pergunta porque o Governo Portugues aceita o dinheiro da Isabel doa Santos quando ela comprou uma grande parte das empresas em portugal ? Soube bem receber o dinheiro nao soube devia ter o sabor a bacalhau e ia bem regado com azeite por isso aceitaram os milhares . Se quem rouba e ladrao e quem fica com o produto do roubo è complice Tem muito Portugues que devia ser preso no paraiso da Tugalândia . Noticias distablizadoras o Povo vai votar brevemente e vai ter um novo governante daqui a poucos meses e irei estar aqui para ler mais uma vez os comentarios de quem não è Angolano e se preocupa com a nossa casa fico muito agradecido e só agora venham a Angola ajudar a limpar os terrenos minados com as minas que sairam do braço de prata o povo Angolano quer espandir as aereas agriculas . Tenham um bom dia .

    • Estás feliz com o “desenvolvimento” do teu país ?? Cá para mim também andas com o “desenvolvimento” na bagageira do carro …

    • tem razão, desculpa por nós falarmos, por nós nada temos haver com o muito do nosso passado, me da impressão que deve ser um dos mamões, por isso esse comentario ridiculo. mas claro como se diz cada um tem o que merece.. mas olha seri entao bom que se deixasse de fazer peditorios em portugal para ajudar seu povo ok? já que o povo português anda tão mal.. ide pedir a sua grande isabelinha e paísinho ok? por isso da minha parte nada mais irei dar a gente como esse povo que afinal esta tão feliz e triste pela sáude do chulo dos Angolanos…

    • Eu sou português, que conheceu o antes e depois de Abril 74, aqui, (no que resta de Portugal depois de alienada a maior parte, por falsos portugueses, a favor de uma parte que na sua maioria não eram verdadeiramente Cabo-Verdeanos, Guineenses, São-Tomenses, Angolanos ou Moçambicanos) e um pouco directa ou indirectamente nesses territórios, que se dizem estados independentes. Por isso, sem descartar o lixo, que mina hoje Portugal, não posso deixar de rebelar-me contra aqueles que ajudaram a cometar crimes de lesa humanidade sobre populações indefesas, que exploram sem escrúpulos com se a escravatura ainda não tivesse sido abolida.

  6. “Rainha ” Isabel tanta filosofia para quê? O povo angolano sofreu e sofre, certo? Abre os cordões de ouro da TUA/VOSSA bolsa e dá de comer ao povo faminto. Não tens remorsos ao deitar a tua inteligente cabeça no travesseiro à noite? Faz boas acções para dar exemplo aos dos teus filhos. O paupérrimo povo agradece.

  7. Se eu fosse líder de um país e o meu povo estivesse a morrer à fome e eu, sabendo que tinha riqueza suficiente para o alimentar e tratar bem e nada fazia resolver a situação, eu morria de vergonha. Mas esta gente não tem vergonha nenhuma na cara, nem escrúpulos. Por isso se vê o que vão fazendo com o povo.
    Que nojo.
    Ao fazer mal ao outro, estamos a fazer mal a nós próprios! Do Karma, Justiça Divina, não podem escapar. Se não for nesta, será na próxima vida.

RESPONDER

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …

Último debate. Boris defendeu o Brexit e Corbyn falou da Saúde (pelo menos 15 vezes cada um)

No debate televisivo, transmitido pela BBC, o último antes das eleições da próxima quinta-feira, Boris Johnson defendeu que é o melhor preparado para concretizar o Brexit e terminar com o impasse no processo, prometendo ainda …