Luaty denuncia Angola ao “abandono” com vídeo de grávida a dar à luz na rua

dr redeangola.info

Luaty Beirão, músico luso-angolano

Luaty Beirão, músico luso-angolano

O músico e activista político angolano Luaty Beirão critica os responsáveis do poder, no seu país, com a divulgação de um vídeo que mostra uma mulher grávida a dar à luz no meio da rua porque a maternidade se terá recusado a atendê-la.

Através do seu perfil do Facebook, Luaty Beirão partilha o vídeo onde se pode ver um grupo de mulheres a taparem a grávida que estará a ter o filho em plena rua, “em frente à maternidade que recusou atendê-la, no meio de uma estrada de terra batida”, conforme relata o activista.

Luaty Beirão critica “o descaso e o abandono total do povo”, notando que a situação actual do país “é de revolver as tripas a qualquer divindade” e referindo “a realeza que se enriqueceu à custa do erário público, com o nobre propósito de se criar uma burguesia nacional”.

O músico diz, por fim, que tentou carregar também, sem êxito, o vídeo em que o filho do Presidente de Angola, Eduane Danilo dos Santos, arremata um relógio (ou “quadros” de um fotógrafo) num leilão, em Cannes, França, por 500 mil euros, “para que os contrastes estivessem disponíveis lado a lado”.

Este caso de Eduane deu muito que falar, com muitas críticas nas redes sociais, numa altura em que a saúde de José Eduardo dos Santos causa preocupação e quando a contestação em Angola parece estar a subir de tom.

Luaty Beirão, que esteve na 43ª Feira do Livro do Funchal, na Madeira, neste fim-de-semana, diz que os angolanos “começam a falar mais e a protestar mais, ainda que seja em espaços reduzidos, como as redes sociais”, cita o Diário de Notícias da Madeira.

O activista esteve no arquipélago a apresentar o seu livro “Sou Eu Mais Livre, Então” que escreveu enquanto esteve preso, em Angola, em 2015.

SV, ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Cuidado Luaty porque ao denunciares tais barbaridades brevemente alguém se encarregará de te filmar na rua e a forma como vais acabar, não confies demasiado!

  2. O dinheiro que essa bandidagem troglodita anda a mostrar por todo o lado foi roubado aos desgraçados dos angolanos como essa mulher. É revoltante !

  3. No tempo do colonialismo português, não me lembro de alguém – algum general ou político português – andar a “arrotar” dinheiro como estes calhardões da família dos Santos e seus cúmplices… Canibais novos ricos ! Urghhhh ….

  4. Definitivamente o povo continua refém destes inegrumes, será que o mundo pertence só a estes indivíduos? Será que tamos todos cegos, e que tudo é uma farsa , será que o povo não acorda ou não quer acordar…..acabem de uma vez por todas com estas merdas de serem um povo mandado,o povo é quem mais ordena.e não uns miseros sanssesugas,que nos lavam o cérebro,como o que tá acontecer na Venezuela,para que existem os snipers??

RESPONDER

Rússia está a sabotar desenvolvimento da vacina contra covid-19

Um grupo de hackers associado ao Kremlin está a tentar sabotar o desenvolvimento da vacina contra a covid-19 no ocidente. Os piratas informáticos conseguiram piratear o computador de vários investigadores. O APT29, um grupo de piratas …

Família de George Floyd apresenta queixa-crime contra Minneapolis

A família de George Floyd apresentou esta quarta-feira uma queixa-crime contra o município de Minneapolis e contra quatro polícias pela responsabilidade na morte do afro-americano às mãos da polícia, em maio, anunciaram os advogados. "Não foi …

UE reduz lista de países para reabrir fronteiras e mantém EUA e Brasil de fora

Os Estados-membros da União Europeia (UE) atualizaram, esta quinta-feira, a lista de países aos quais reabrem as fronteiras externas, mantendo de fora os Estados Unidos e o Brasil. "Na sequência da primeira revisão ao abrigo da …

24 horas depois, estátua de manifestante antirracismo em Bristol foi removida

A estátua de uma manifestante do movimento Black Lives Matter, erguida, esta quarta-feira, na cidade de Bristol, no Reino Unido, já foi removida. De acordo com o jornal The Guardian, 24 horas depois de ter sido …

Advogados continuam luta para manter declarações fiscais de Trump em segredo

Depois de o Supremo Tribunal ter determinado que os procuradores nova-iorquinos podem ter acesso às declarações de impostos do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, os seus advogados informaram na quarta-feira que estavam a considerar …

EUA negam vistos a funcionários da Huawei que apoiem "violadores de direitos humanos"

Esta quarta-feira, o Governo norte-americano que vai impor restrições nos vistos a funcionários da Huawei e a outras empresas que os Estados Unidos vejam como apoiantes de Governos violadores de direitos humanos. Além das restrições, o …

Ventilador produzido em Portugal recebe autorização de utilização do Infarmed

O ventilador Atena, produzido em Portugal, recebeu, na terça-feira, a autorização do Infarmed para o seu uso em contexto hospitalar na luta contra a covid-19. Esta quarta-feira, numa publicação na sua página de Facebook, o CEiiA …

American Airlines avisa 25 mil trabalhadores que podem perder emprego

Os dirigentes da American Airlines escreveram a cerca de 25 mil trabalhadores da transportadora aérea para lhes comunicar que o seu emprego pode desaparecer em outubro. Os dirigentes das Companhias de aviação dos Estados Unidos admitiram …

Trump substitui diretor de campanha a menos de quatro meses das eleições

O Presidente dos Estados Unidos substituiu, esta quarta-feira, o seu diretor de campanha, perante os maus resultados nas sondagens, a menos de quatro meses das eleições. "Tenho o prazer de anunciar que Bill Stepien foi promovido …

Bristol acordou com uma nova estátua. Manifestante antirracismo substitui comerciante de escravos

Bristol acordou com uma nova estátua. Um artista britânico ergueu uma estátua de uma manifestante do movimento ‘Black Lives Matter’ no topo do pedestal na cidade inglesa antes ocupado pela estátua de um comerciante de …