Luaty denuncia Angola ao “abandono” com vídeo de grávida a dar à luz na rua

dr redeangola.info

Luaty Beirão, músico luso-angolano

Luaty Beirão, músico luso-angolano

O músico e activista político angolano Luaty Beirão critica os responsáveis do poder, no seu país, com a divulgação de um vídeo que mostra uma mulher grávida a dar à luz no meio da rua porque a maternidade se terá recusado a atendê-la.

Através do seu perfil do Facebook, Luaty Beirão partilha o vídeo onde se pode ver um grupo de mulheres a taparem a grávida que estará a ter o filho em plena rua, “em frente à maternidade que recusou atendê-la, no meio de uma estrada de terra batida”, conforme relata o activista.

Luaty Beirão critica “o descaso e o abandono total do povo”, notando que a situação actual do país “é de revolver as tripas a qualquer divindade” e referindo “a realeza que se enriqueceu à custa do erário público, com o nobre propósito de se criar uma burguesia nacional”.

O músico diz, por fim, que tentou carregar também, sem êxito, o vídeo em que o filho do Presidente de Angola, Eduane Danilo dos Santos, arremata um relógio (ou “quadros” de um fotógrafo) num leilão, em Cannes, França, por 500 mil euros, “para que os contrastes estivessem disponíveis lado a lado”.

Este caso de Eduane deu muito que falar, com muitas críticas nas redes sociais, numa altura em que a saúde de José Eduardo dos Santos causa preocupação e quando a contestação em Angola parece estar a subir de tom.

Luaty Beirão, que esteve na 43ª Feira do Livro do Funchal, na Madeira, neste fim-de-semana, diz que os angolanos “começam a falar mais e a protestar mais, ainda que seja em espaços reduzidos, como as redes sociais”, cita o Diário de Notícias da Madeira.

O activista esteve no arquipélago a apresentar o seu livro “Sou Eu Mais Livre, Então” que escreveu enquanto esteve preso, em Angola, em 2015.

SV, ZAP //

9 COMENTÁRIOS

  1. Cuidado Luaty porque ao denunciares tais barbaridades brevemente alguém se encarregará de te filmar na rua e a forma como vais acabar, não confies demasiado!

  2. O dinheiro que essa bandidagem troglodita anda a mostrar por todo o lado foi roubado aos desgraçados dos angolanos como essa mulher. É revoltante !

  3. No tempo do colonialismo português, não me lembro de alguém – algum general ou político português – andar a “arrotar” dinheiro como estes calhardões da família dos Santos e seus cúmplices… Canibais novos ricos ! Urghhhh ….

  4. Definitivamente o povo continua refém destes inegrumes, será que o mundo pertence só a estes indivíduos? Será que tamos todos cegos, e que tudo é uma farsa , será que o povo não acorda ou não quer acordar…..acabem de uma vez por todas com estas merdas de serem um povo mandado,o povo é quem mais ordena.e não uns miseros sanssesugas,que nos lavam o cérebro,como o que tá acontecer na Venezuela,para que existem os snipers??

RESPONDER

Catalunha aplaude referendo curdo. Erdogan pode fazê-los "passar fome"

Os curdos iraquianos votaram esta segunda-feira de forma massiva no referendo sobre a sua independência, mas esta possibilidade alimentada há um século arrisca provocar uma escalada nas tensões regionais. O parlamento em Bagdade, na presença dos …

Enfermeiros exigem aumento mínimo de 400 euros. Ministro da Saúde considera "incomportável"

Os enfermeiros podem voltar à greve a 16 de outubro caso o Governo não satisfaça um conjunto de reivindicações esta terça-feira entregues à tutela e que incluem um aumento mínimo de 400 euros para todos …

João Lourenço põe Portugal fora da lista dos principais parceiros

O novo Presidente angolano, João Lourenço, excluiu esta terça-feira Portugal da lista de principais parceiros, no seu discurso de tomada de posse, sublinhando que Angola considerará todos que "respeitem" a soberania nacional. A posição foi assumida …

MP desvalorizou indícios de maus tratos contra menino que morreu na Guarda

A mãe da criança de 7 anos que morreu no sábado, na Guarda, depois de cair de um terceiro andar, está acusada dos crimes de violência doméstica e de exposição ou abandono. O alerta dado …

Casa do presidente da Câmara de Lisboa também vai ser alojamento local

"É tão absurdo como Marcelo Rebelo de Sousa concessionar o Palácio de Belém para um hotel de charme." A crítica é do candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa, Ricardo Robles, sobre …

Marcelo Rebelo de Sousa assobiado na tomada de posse de João Lourenço

João Lourenço, de 63 anos, foi esta terça-feira investido, pelas 12:15, no cargo de Presidente da República de Angola, o terceiro que o país conhece desde a independência, em novembro de 1975. Marcelo Rebelo de …

Centeno e Governador do Banco de Portugal à beira da ruptura

As declarações do Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, sobre as "tentações" do Governo de reduzir a independência dos bancos centrais, caíram mal no seio das Finanças que exigem a Governador que se "retrate". "A …

Fraude massiva com medicamentos potencialmente letais leva centenas à prisão

123 países estiveram envolvidos na operação Pangea X, uma ação a nível internacional coordenada pela Interpol que pretendia combater medicamentos falsificados e os perigos associados à compra de medicamentos pela internet. No âmbito da operação Pangea …

Quase 60 mil pessoas retiradas devido a "erupção iminente" de vulcão em Bali

Mais de 57 mil pessoas fugiram das zonas em torno do vulcão de Monte Agung, na ilha indonésia de Bali, perante registo de atividade sísmica sem precedentes no local. O centro de vulcanologia da ilha …

Governo alarga concurso de regularização da função pública a precários em tempo parcial

Os trabalhadores do Estado em tempo parcial vão poder participar nos concursos para integração de precários. A proposta do PS vai ao encontro do que defendem o BE e o PCP e é votada na …