Luaty denuncia Angola ao “abandono” com vídeo de grávida a dar à luz na rua

dr redeangola.info

Luaty Beirão, músico luso-angolano

Luaty Beirão, músico luso-angolano

O músico e activista político angolano Luaty Beirão critica os responsáveis do poder, no seu país, com a divulgação de um vídeo que mostra uma mulher grávida a dar à luz no meio da rua porque a maternidade se terá recusado a atendê-la.

Através do seu perfil do Facebook, Luaty Beirão partilha o vídeo onde se pode ver um grupo de mulheres a taparem a grávida que estará a ter o filho em plena rua, “em frente à maternidade que recusou atendê-la, no meio de uma estrada de terra batida”, conforme relata o activista.

Luaty Beirão critica “o descaso e o abandono total do povo”, notando que a situação actual do país “é de revolver as tripas a qualquer divindade” e referindo “a realeza que se enriqueceu à custa do erário público, com o nobre propósito de se criar uma burguesia nacional”.

O músico diz, por fim, que tentou carregar também, sem êxito, o vídeo em que o filho do Presidente de Angola, Eduane Danilo dos Santos, arremata um relógio (ou “quadros” de um fotógrafo) num leilão, em Cannes, França, por 500 mil euros, “para que os contrastes estivessem disponíveis lado a lado”.

Este caso de Eduane deu muito que falar, com muitas críticas nas redes sociais, numa altura em que a saúde de José Eduardo dos Santos causa preocupação e quando a contestação em Angola parece estar a subir de tom.

Luaty Beirão, que esteve na 43ª Feira do Livro do Funchal, na Madeira, neste fim-de-semana, diz que os angolanos “começam a falar mais e a protestar mais, ainda que seja em espaços reduzidos, como as redes sociais”, cita o Diário de Notícias da Madeira.

O activista esteve no arquipélago a apresentar o seu livro “Sou Eu Mais Livre, Então” que escreveu enquanto esteve preso, em Angola, em 2015.

SV, ZAP //

9 COMENTÁRIOS

  1. Cuidado Luaty porque ao denunciares tais barbaridades brevemente alguém se encarregará de te filmar na rua e a forma como vais acabar, não confies demasiado!

  2. O dinheiro que essa bandidagem troglodita anda a mostrar por todo o lado foi roubado aos desgraçados dos angolanos como essa mulher. É revoltante !

  3. No tempo do colonialismo português, não me lembro de alguém – algum general ou político português – andar a “arrotar” dinheiro como estes calhardões da família dos Santos e seus cúmplices… Canibais novos ricos ! Urghhhh ….

  4. Definitivamente o povo continua refém destes inegrumes, será que o mundo pertence só a estes indivíduos? Será que tamos todos cegos, e que tudo é uma farsa , será que o povo não acorda ou não quer acordar…..acabem de uma vez por todas com estas merdas de serem um povo mandado,o povo é quem mais ordena.e não uns miseros sanssesugas,que nos lavam o cérebro,como o que tá acontecer na Venezuela,para que existem os snipers??

RESPONDER

Portas foi talvez o melhor ministro da Defesa (diz João Soares)

O deputado socialista João Soares defendeu esta sexta-feira que o ex-líder do CDS-PP Paulo Portas foi "um excelente ministro da Defesa, se não o melhor", elogiando a solução para a OGMA e a compra de …

Familiares das vítimas vão ter acesso ao capítulo secreto do relatório de Pedrógão

O ministro da Administração Interna assegurou hoje que os familiares das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande terão acesso, a partir da próxima semana, às partes do relatório de Xavier Viegas "que digam especificamente respeito …

Greve dos técnicos de diagnóstico chega ao fim após acordo com o Governo

Os sindicatos que representam os técnicos superiores das áreas de diagnóstico e terapêutica e o Governo chegaram a acordo e estes profissionais vão suspender às 24h00 a greve que durou 24 dias, segundo fonte sindical. O …

Sentença de Oscar Pistorius agravada de 6 para 13 anos de prisão

A sentença do atleta paralímpico foi, esta sexta-feira, aumentada de seis para 13 anos e cinco meses de cadeia, decidiu o Tribunal Supremo de Apelação da África do Sul. A Justiça sul-africana aumentou hoje a pena de Oscar …

Beba 3 cafés por dia (o risco compensa)

Um estudo, publicado recentemente, desmistificou a ideia de que consumir três chávenas de café por dia está associado a um deterioramento da saúde. O consumo de cafeína traduz-se, pelo contrário, num aumento de vantagens para …

Da polícia ao SNS, todos falharam em caso de mulher assassinada pelo marido

Nem a polícia, nem o Ministério Público, ou sequer o Serviço Nacional de Saúde responderam adequadamente no caso de uma mulher vítima de violência doméstica, assassinada pelo marido em 2015. A conclusão é do relatório …

25 municípios perdem metade da água em roturas e infiltrações

Roturas, infiltrações e consumos não cobrados levam a que as empresas municipais de gestão de água tenham perdas comerciais da ordem dos 30%, na média do país. Mas há casos em que o valor chega …

Ataque a mesquita no Egipto faz 155 mortos

Pelo menos 155 pessoas morreram e 120 ficaram feridas num ataque contra uma mesquita no norte da península do Sinai, nordeste do Egipto, indica um balanço da agência oficial egípcia, Mena. Os atacantes colocaram explosivos artesanais …

Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

O jornalista e radialista Pedro Rolo Duarte morreu, esta sexta-feira, em Lisboa, aos 53 anos, vítima de cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado desde terça-feira na unidade de cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa, …

PSD vota contra o Orçamento de Estado

O líder parlamentar do PSD anunciou, esta sexta-feira, que o partido repetirá o voto contra o Orçamento do Estado para 2018 na sua versão final e considerou que o debate na especialidade "piorou" ainda mais …