Irlanda reabre, tradições recomeçam. Já se pode beijar a famosa Pedra de Blarney (em segurança)

À medida que a Irlanda emerge do confinamento imposto para travar a propagação da pandemia de covid-19, os locais estão a regressar timidamente às lojas, cabeleireiros e restaurantes. Na lista de coisas a fazer está “beijar a Pedra de Blarney”.

De acordo com a CNN, reza a lenda que tocar com os lábios na famosa Pedra de Blarney, uma pedra calcária do castelo de Blarney, perto da cidade de Cork, oferece às pessoas a capacidade de encantar qualquer um com a sua eloquência.

No entanto, repensar a tradição num mundo socialmente distanciado exigiu alguma habilidade. O castelo reabriu esta segunda-feira após meses de bloqueio e o seu proprietário, Charles Colthurst, foi o primeiro a beijar a pedra do século XV.

“Foi a primeira vez na História que não foi possível beijar a pedra e a resposta foi surpreendente com mensagens de apoio de todo o mundo”, escreveram funcionários do castelo antes da reabertura numa publicação do Facebook.

Blarney Castle reopened this morning and owner Charles Colthurst was the first to kiss the stone! As a proud Liverpool…

Publicado por Blarney Castle and Gardens em Segunda-feira, 29 de junho de 2020

“Esforçamo-nps bastante ao longo dos últimos meses para implementar uma série de medidas de saúde e segurança“, escreveram, acrescentando que a pedra pode novamente “ser beijada por qualquer um dos nossos visitantes, se assim o desejarem”.

A pedra será pulverizada com desinfetante ao longo do dia. Os visitantes que desejarem beijá-la terão de esperar até que o líquido seque durante um minuto.

Os turistas são obrigados a deslizar por baixo da pedra para beijá-la. “A pessoa que segura as pessoas que beijam a pedra usará um protetor facial e luvas“, pode ler-se na publicação.

“Acreditamos que esta é uma introdução significativa de medidas para ajudar a tornar esta tradição de 600 anos o mais segura possível”, disse Colthurst.

A mais recente fase de reabertura da Irlanda começou na segunda-feira, quando muitas empresas não essenciais foram autorizadas a receber clientes, desde que garantissem a implementação do distanciamento social. Cafés, cabeleireiros e restaurantes foram incluídos na mudança.

A próxima etapa, marcada para começar em 20 de julho, reunirá pubs e bares. Grandes encontros, tanto internos como externos, também serão permitidos a partir dessa data.

A Irlanda registou mais de 25 mil casos e 1.735 mortes por covid-19.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa suspensa a partir de hoje (e durante 45 dias)

A Transtejo tinha informado que a ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa estaria suspensa a partir desta segunda-feira, por 45 dias, devido a obras, mas será assegurado transporte rodoviário até ao terminal de Almada. “A …

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …

Parques eólicos instalados em terrenos baldios vão passar a pagar IMI

Os terrenos baldios onde sejam instalados parques eólicos destinados a produzir energia elétrica vão perder o direito à isenção de IMI que a lei previa anteriormente para este tipo de imóveis. O Jornal de Negócios adianta …