/

Irlanda reabre, tradições recomeçam. Já se pode beijar a famosa Pedra de Blarney (em segurança)

1

À medida que a Irlanda emerge do confinamento imposto para travar a propagação da pandemia de covid-19, os locais estão a regressar timidamente às lojas, cabeleireiros e restaurantes. Na lista de coisas a fazer está “beijar a Pedra de Blarney”.

De acordo com a CNN, reza a lenda que tocar com os lábios na famosa Pedra de Blarney, uma pedra calcária do castelo de Blarney, perto da cidade de Cork, oferece às pessoas a capacidade de encantar qualquer um com a sua eloquência.

No entanto, repensar a tradição num mundo socialmente distanciado exigiu alguma habilidade. O castelo reabriu esta segunda-feira após meses de bloqueio e o seu proprietário, Charles Colthurst, foi o primeiro a beijar a pedra do século XV.

“Foi a primeira vez na História que não foi possível beijar a pedra e a resposta foi surpreendente com mensagens de apoio de todo o mundo”, escreveram funcionários do castelo antes da reabertura numa publicação do Facebook.

Blarney Castle reopened this morning and owner Charles Colthurst was the first to kiss the stone! As a proud Liverpool…

Publicado por Blarney Castle and Gardens em Segunda-feira, 29 de junho de 2020

“Esforçamo-nps bastante ao longo dos últimos meses para implementar uma série de medidas de saúde e segurança“, escreveram, acrescentando que a pedra pode novamente “ser beijada por qualquer um dos nossos visitantes, se assim o desejarem”.

A pedra será pulverizada com desinfetante ao longo do dia. Os visitantes que desejarem beijá-la terão de esperar até que o líquido seque durante um minuto.

Os turistas são obrigados a deslizar por baixo da pedra para beijá-la. “A pessoa que segura as pessoas que beijam a pedra usará um protetor facial e luvas“, pode ler-se na publicação.

“Acreditamos que esta é uma introdução significativa de medidas para ajudar a tornar esta tradição de 600 anos o mais segura possível”, disse Colthurst.

A mais recente fase de reabertura da Irlanda começou na segunda-feira, quando muitas empresas não essenciais foram autorizadas a receber clientes, desde que garantissem a implementação do distanciamento social. Cafés, cabeleireiros e restaurantes foram incluídos na mudança.

A próxima etapa, marcada para começar em 20 de julho, reunirá pubs e bares. Grandes encontros, tanto internos como externos, também serão permitidos a partir dessa data.

A Irlanda registou mais de 25 mil casos e 1.735 mortes por covid-19.

ZAP //

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.