Irlanda reabre, tradições recomeçam. Já se pode beijar a famosa Pedra de Blarney (em segurança)

À medida que a Irlanda emerge do confinamento imposto para travar a propagação da pandemia de covid-19, os locais estão a regressar timidamente às lojas, cabeleireiros e restaurantes. Na lista de coisas a fazer está “beijar a Pedra de Blarney”.

De acordo com a CNN, reza a lenda que tocar com os lábios na famosa Pedra de Blarney, uma pedra calcária do castelo de Blarney, perto da cidade de Cork, oferece às pessoas a capacidade de encantar qualquer um com a sua eloquência.

No entanto, repensar a tradição num mundo socialmente distanciado exigiu alguma habilidade. O castelo reabriu esta segunda-feira após meses de bloqueio e o seu proprietário, Charles Colthurst, foi o primeiro a beijar a pedra do século XV.

“Foi a primeira vez na História que não foi possível beijar a pedra e a resposta foi surpreendente com mensagens de apoio de todo o mundo”, escreveram funcionários do castelo antes da reabertura numa publicação do Facebook.

Blarney Castle reopened this morning and owner Charles Colthurst was the first to kiss the stone! As a proud Liverpool…

Publicado por Blarney Castle and Gardens em Segunda-feira, 29 de junho de 2020

“Esforçamo-nps bastante ao longo dos últimos meses para implementar uma série de medidas de saúde e segurança“, escreveram, acrescentando que a pedra pode novamente “ser beijada por qualquer um dos nossos visitantes, se assim o desejarem”.

A pedra será pulverizada com desinfetante ao longo do dia. Os visitantes que desejarem beijá-la terão de esperar até que o líquido seque durante um minuto.

Os turistas são obrigados a deslizar por baixo da pedra para beijá-la. “A pessoa que segura as pessoas que beijam a pedra usará um protetor facial e luvas“, pode ler-se na publicação.

“Acreditamos que esta é uma introdução significativa de medidas para ajudar a tornar esta tradição de 600 anos o mais segura possível”, disse Colthurst.

A mais recente fase de reabertura da Irlanda começou na segunda-feira, quando muitas empresas não essenciais foram autorizadas a receber clientes, desde que garantissem a implementação do distanciamento social. Cafés, cabeleireiros e restaurantes foram incluídos na mudança.

A próxima etapa, marcada para começar em 20 de julho, reunirá pubs e bares. Grandes encontros, tanto internos como externos, também serão permitidos a partir dessa data.

A Irlanda registou mais de 25 mil casos e 1.735 mortes por covid-19.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

China vai encerrar gradualmente todos os mercados de aves vivas

A China vai fechar gradualmente todos os mercados onde aves vivas são vendidas, visando reduzir os riscos para a saúde pública, informou hoje a imprensa oficial. Chen Xu, alto funcionário da Administração Estatal de Regulação do …

Em 33 anos, Amazónia perdeu 72,4 milhões de hectares de floresta. O equivalente ao território do Chile

A floresta amazónica, presente em nove países da América do Sul, perdeu 72,4 milhões de hectares de cobertura vegetal entre 1985 e 2018, uma área equivalente ao território do Chile, segundo dados divulgados na quinta-feira …

Decisão do Reino Unido é "absurda", "errada" e "desapontante"

O chefe da diplomacia portuguesa considerou hoje a decisão do Reino Unido de excluir Portugal dos “corredores de viagem internacionais” como um “absurdo”, “errada” e que causa “muito desapontamento”, trazendo ainda graves consequências económicas e …

"Peixe racista". Estátua da Pequena Sereia novamente vandalizada

A icónica estátua da "Pequena Sereia" em Copenhaga, um dos monumentos mais famosos da Dinamarca, foi novamente vandalizada, ao ter sido pintada com uma frase antirracismo, divulgou hoje a polícia dinamarquesa. “A Pequena Sereia foi vandalizada …

Itália admite segunda vaga e defende restrições a viagens

Itália abriu esta terça-feira fronteiras aos viajantes de países que não integram o espaço europeu de livre circulação Schengen, mas com restrições. O ministro da Saúde de Itália afirmou, esta quinta-feira, não poder afastar uma segunda …

Menos férias e mais dias de aulas para quem não tem exames no próximo ano letivo

O próximo ano letivo vai ter menos dias de férias e mais dias de aulas para os alunos que não tenham exames. Os alunos terão aulas presenciais e aulas à distância. O ministro da Educação, Tiago …

FC Porto revela camisola para a próxima época (e as opiniões dividem-se)

O FC Porto revelou a camisola oficial do clube para a próxima temporada. Pelas redes sociais, as opiniões dividem-se, havendo quem não esteja satisfeito com a mudança. Os adeptos portistas acordaram esta sexta-feira com a imagem …

Veto da Índia ao TikTok pode custar mais de 5 mil milhões de euros à ByteDance

O executivo indiano anunciou o bloqueio de 59 aplicações móveis chinesas, assegurando que as aplicações roubam dados dos utilizadores e partilham informações com o governo chinês. O grupo chinês de tecnologia ByteDance, que desenvolveu o TikTok, …

Covid-19. “Exemplo de Portugal mostra muito claramente como a situação é frágil”

A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, considerou que a situação pandémica é ainda "frágil", dando o exemplo da evolução da covid-19 em Portugal para sustentar que é necessário continuarmos vigilantes. “Penso que o exemplo de …

Catarina Martins diz que há neste momento um acordo entre PS e PSD

A líder do BE, Catarina Martins, considerou hoje que "o Orçamento Suplementar não é uma primeira parte do Orçamento do Estado", mas avisou que o que está a acontecer neste momento no país "é um …