Irlanda reabre, tradições recomeçam. Já se pode beijar a famosa Pedra de Blarney (em segurança)

À medida que a Irlanda emerge do confinamento imposto para travar a propagação da pandemia de covid-19, os locais estão a regressar timidamente às lojas, cabeleireiros e restaurantes. Na lista de coisas a fazer está “beijar a Pedra de Blarney”.

De acordo com a CNN, reza a lenda que tocar com os lábios na famosa Pedra de Blarney, uma pedra calcária do castelo de Blarney, perto da cidade de Cork, oferece às pessoas a capacidade de encantar qualquer um com a sua eloquência.

No entanto, repensar a tradição num mundo socialmente distanciado exigiu alguma habilidade. O castelo reabriu esta segunda-feira após meses de bloqueio e o seu proprietário, Charles Colthurst, foi o primeiro a beijar a pedra do século XV.

“Foi a primeira vez na História que não foi possível beijar a pedra e a resposta foi surpreendente com mensagens de apoio de todo o mundo”, escreveram funcionários do castelo antes da reabertura numa publicação do Facebook.

Blarney Castle reopened this morning and owner Charles Colthurst was the first to kiss the stone! As a proud Liverpool…

Publicado por Blarney Castle and Gardens em Segunda-feira, 29 de junho de 2020

“Esforçamo-nps bastante ao longo dos últimos meses para implementar uma série de medidas de saúde e segurança“, escreveram, acrescentando que a pedra pode novamente “ser beijada por qualquer um dos nossos visitantes, se assim o desejarem”.

A pedra será pulverizada com desinfetante ao longo do dia. Os visitantes que desejarem beijá-la terão de esperar até que o líquido seque durante um minuto.

Os turistas são obrigados a deslizar por baixo da pedra para beijá-la. “A pessoa que segura as pessoas que beijam a pedra usará um protetor facial e luvas“, pode ler-se na publicação.

“Acreditamos que esta é uma introdução significativa de medidas para ajudar a tornar esta tradição de 600 anos o mais segura possível”, disse Colthurst.

A mais recente fase de reabertura da Irlanda começou na segunda-feira, quando muitas empresas não essenciais foram autorizadas a receber clientes, desde que garantissem a implementação do distanciamento social. Cafés, cabeleireiros e restaurantes foram incluídos na mudança.

A próxima etapa, marcada para começar em 20 de julho, reunirá pubs e bares. Grandes encontros, tanto internos como externos, também serão permitidos a partir dessa data.

A Irlanda registou mais de 25 mil casos e 1.735 mortes por covid-19.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ventura admite que “vitória não foi total” ao falhar objetivo de ficar em terceiro

O líder do Chega admitiu hoje que a “vitória não foi total” nas autárquicas de domingo, ao falhar o objetivo de ser a terceira força política, mas defendeu que se “fez história” em Portugal, recusando …

Liveblog Autárquicas. Carlos Moedas ganha Lisboa

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Medina assume derrota em Lisboa. "É uma indiscutível vitória de Carlos Moedas"

Fernando Medina acaba de assumir a derrota nas eleições autárquicas, felicitando Carlos Moedas pela vitória na Câmara de Lisboa. "É uma indiscutível vitória pessoal e política de Carlos Moedas", sublinha Medina. "Foi um privilégio servir esta …

Contra a "vigarice" das sondagens, "o PSD teve um excelente resultado"

O PSD conseguiu todos os objectivos a que se propôs nestas eleições autárquicas, segundo Rui Rio. O presidente do PSD considera que o partido teve "um excelente resultado" contra a "vigarice" das sondagens e "contra …

Costa: "PS continua a ser o maior partido autárquico nacional"

António Costa canta vitória nas eleições autárquicas, apesar de ainda não se conhecerem os resultados finais de Lisboa, Sintra e Loures. Para o secretário-geral socialista, não há dúvida de que o "PS continua a ser …

O "primeiro amarelo" para Costa e o "CDS superou todos os objectivos"

"O CDS superou todos os objectivos a que se propôs nestas autárquicas". É assim que Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, canta vitória, considerando que António Costa "viu o seu primeiro cartão amarelo". Na reacção …

Pegadas provam que as Américas foram povoadas milhares de anos antes do que pensávamos

Investigadores descobriram evidências da presença de humanos nas Américas: pegadas com, pelo menos, cerca de 23.000 anos. A nossa espécie começou a migrar para fora de África há cerca de 100.000 anos. Além da Antártida, as …

Jerónimo assume que CDU ficou "aquém", mas não é "determinante para a política nacional"

Jerónimo de Sousa reconhece que os resultados da CDU, nas eleições autárquicas, ficaram "aquém" dos objectivos, mas alerta que não são "determinantes para a política nacional" e rejeita a hipótese de deixar a liderança do …

Geringonça à direita... ou à esquerda? Com Moedas e Medina taco a taco, IL e Bloco entram em jogo

Freguesia a freguesia, eis como Fernando Medina e Carlos Moedas estão a disputar a eleição para a Câmara de Lisboa. As sondagens dão um empate técnico e a Iniciativa Liberal já manifestou que está disponível …

Autárquicas: PS reivindica vitória e acredita que ganha em Lisboa

O secretário-geral adjunto do PS reivindicou hoje vitória do seu partido nas eleições autárquicas, dizendo que irá vencer em número de câmaras e de freguesias, e manifestou-se confiante no quinto triunfo consecutivo em Lisboa. Esta posição …