Investigadores descobrem mais de 8 mil bugs em pacemakers

Lucien Monfils / Wikimedia

Radiografia de um paciente com um pacemaker

Radiografia de um paciente com um pacemaker

Se consideramos preocupante que um hacker possa infiltrar-se no nosso computador usando uma vulnerabilidade ainda desconhecida, o que dirão as pessoas com pacemakers que garantidamente se sabe estarem repletos de vulnerabilidades?

Em fevereiro, a empresa alemã de segurança de dados G Data tinha já descoberto um problema com os transmissores dos pacemaker, que permitiam verificar o status do aparelho e a sua configuração de forma remota, com a única exigência de que o paciente estivesse fisicamente nas proximidades de ação do transmissor.

A G Data dizia ainda terem sido descobertas bombas de insulina vulneráveis à administração remota de doses incorretas, inclusivamente letais.

Agora, um novo estudo veio revelar um panorama desolador na maioria dos pacemakers com comunicação rádio, que nem sequer usa qualquer tipo de segurança para permitir a comunicação ou alteração dos seus parâmetros, revela o Engaget.

Apesar disso, o estudo minimiza os riscos reais, realçando que é necessário ter o equipamento adequado para essa comunicação, e de que seria necessário estar praticamente encostado à pessoa para o fazer.

Mas esta despreocupação não é partilhada por todos os especialistas de segurança…

Matthew Green, professor assistente de Computer Science no Johns Hopkins, acusa o estudo de não referir os maiores e mais graves problemas: que é possível comunicar com os pacemakers usando hardware não oficial e que tenha sido concebido para permitir comunicações a distâncias superiores aos sistemas oficiais.

Esses dois factores permitem todo o tipo de cenários apocalípticos, em que por exemplo um atacante poderia matar uma pessoa a dezenas de metros de distância – e de forma que passaria completamente despercebida.

Outra falha encontrada diz respeito à recolha de informações e dados dos pacientes, que são guardados sem qualquer password ou mecanismo de segurança.

Parece ficção científica, mas como muitas vezes tem sido demonstrado, a ficção científica só o é até que alguém se encarregue de a transformar em realidade – especialmente nesta era da Internet das Coisas, em que tudo está cada vez mais ligado.

PARTILHAR

RESPONDER

Ângelo Rodrigues já fez a primeira cirurgia de reconstrução da perna

O ator Ângelo Rodrigues está internado no Hospital Garcia de Orta devido a uma infeção provocada por uma bactéria. Realizou uma cirurgia de reconstrução de parte da perna esquerda e está "em plena recuperação". Ângelo Rodrigues …

Guaidó questiona novo diálogo com o regime e alerta que crise se intensificará

O presidente da Assembleia Nacional diz que “nunca houve diálogo” entre o Governo de Nicolás Maduro e a oposição porque ao regime “não lhe interessava solucionar”. O líder político opositor Juan Guaidó questionou esta segunda-feira …

150 tigres foram resgatados de um templo na Tailândia. Mais de metade não sobreviveu

Mais de metade dos 150 tigres resgatados há três anos num templo budista em Kanchanaburi, no oeste da Tailândia, morreram, segundo os media locais. Em causa estiveram problemas relacionados com a consanguinidade, uma vez que foram …

Holanda. Mudanças na legislação fiscal sobre empresas para corrigir imagem de paraíso fiscal

O governo holandês deve apresentar esta terça-feira, no reinício dos trabalhos parlamentares, uma modificação da lei sobre a taxação dos lucros das multinacionais, com o intuito de corrigir a imagem de paraíso fiscal para os …

ISEP acaba com venda de garrafas de água de plástico

O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) vai, a partir desta segunda-feira, “acabar com a venda de garrafas de água de plástico de 33 centilitros” no campus, uma vez que, anualmente, são consumidas quase …

Procuradores de Nova Iorque querem a declaração de impostos de Donald Trump

É a primeira vez, em quase 40 anos, que um Presidente dos Estados Unidos (EUA) não exibe a declaração de impostos. Donald Trump negou-o durante a campanha presidencial de 2016 mas agora procuradores de Nova …

Políticos de PS e PSD envolvidos no negócio milionário da canábis

Os ex-ministros Jaime Gama, do PS, e Ângelo Correia, do PSD, têm ligações a empresas que obtiveram licença para a produção em Portugal de canábis para fins medicinais. Um negócio milionário que já é conhecido …

Diretor da PJ vai ganhar mais com o fim do teto máximo dos juízes

O salário de diretor da Polícia Judiciária, equiparado ao dos juízes dos Tribunais da Relação com cinco anos de serviço, vai beneficiar do fim do teto salarial que impedia os magistrados de receberem mais do …

Tribunal Constitucional perdeu caixa com assinaturas do RIR de Tino de Rans

Vitorino Silva ou Tino de Rans, como é mais conhecido, apanhou um valente susto quando descobriu que o Tribunal Constitucional perdeu uma caixa com assinaturas para a legalização do seu partido, o RIR. Depois de …

Administrador nomeado pelo Estado demitiu-se da Fundação Coleção Berardo. Já há substituto

João Neves apresentou à tutela a sua demissão de administrador da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Coleção Berardo (FAMC) na passada quinta-feira, devido ao processo de guarda do arresto das cerca das mil …