Investigadores descobrem mais de 8 mil bugs em pacemakers

Lucien Monfils / Wikimedia

Radiografia de um paciente com um pacemaker

Radiografia de um paciente com um pacemaker

Se consideramos preocupante que um hacker possa infiltrar-se no nosso computador usando uma vulnerabilidade ainda desconhecida, o que dirão as pessoas com pacemakers que garantidamente se sabe estarem repletos de vulnerabilidades?

Em fevereiro, a empresa alemã de segurança de dados G Data tinha já descoberto um problema com os transmissores dos pacemaker, que permitiam verificar o status do aparelho e a sua configuração de forma remota, com a única exigência de que o paciente estivesse fisicamente nas proximidades de ação do transmissor.

A G Data dizia ainda terem sido descobertas bombas de insulina vulneráveis à administração remota de doses incorretas, inclusivamente letais.

Agora, um novo estudo veio revelar um panorama desolador na maioria dos pacemakers com comunicação rádio, que nem sequer usa qualquer tipo de segurança para permitir a comunicação ou alteração dos seus parâmetros, revela o Engaget.

Apesar disso, o estudo minimiza os riscos reais, realçando que é necessário ter o equipamento adequado para essa comunicação, e de que seria necessário estar praticamente encostado à pessoa para o fazer.

Mas esta despreocupação não é partilhada por todos os especialistas de segurança…

Matthew Green, professor assistente de Computer Science no Johns Hopkins, acusa o estudo de não referir os maiores e mais graves problemas: que é possível comunicar com os pacemakers usando hardware não oficial e que tenha sido concebido para permitir comunicações a distâncias superiores aos sistemas oficiais.

Esses dois factores permitem todo o tipo de cenários apocalípticos, em que por exemplo um atacante poderia matar uma pessoa a dezenas de metros de distância – e de forma que passaria completamente despercebida.

Outra falha encontrada diz respeito à recolha de informações e dados dos pacientes, que são guardados sem qualquer password ou mecanismo de segurança.

Parece ficção científica, mas como muitas vezes tem sido demonstrado, a ficção científica só o é até que alguém se encarregue de a transformar em realidade – especialmente nesta era da Internet das Coisas, em que tudo está cada vez mais ligado.

PARTILHAR

RESPONDER

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …

Dinheiro do prémio "Nobel Alternativo" usado para criar fundação Greta Thunberg

A Fundação Right Livelihood, que atribui os prémios "Nobel Alternativo", anunciou esta quinta-feira que entregou o valor monetário do prémio atribuído, em setembro passado, a Greta Thunberg para estabelecer uma fundação. "Estamos felizes por o prémio …

Bruxelas quer um mercado único para os dados europeus

A União Europeia (UE) apresentou na quarta-feira planos para criar um mercado único para todos os dados europeus, de forma a ajudar a criar 'startups' que consigam competir com as grandes empresas de tecnologia. Segundo noticiou …

Misericórdias recusam eutanásia. Mas aceitam ajudar utentes que optem por colocar fim à vida

A União das Misericórdias decidiu na quarta-feira que as suas instituições não vão praticar atos de eutanásia, caso seja legalizada em Portugal, mas está disponível para intermediar o acesso dos seus utentes a instituições que …

Efacec demarca-se de Isabel dos Santos. Salários não estão em risco

O Conselho de Administração da Efacec Power Solutions garantiu, esta quinta-feira, que tem "uma gestão independente e reúne todas as condições para honrar os compromissos acordados" com todos os colaboradores e fornecedores. Esta posição surge na …

Morreu Pedro Baptista, comissário das comemorações da Revolução Liberal do Porto

O antifascista, escritor e ensaísta morreu, esta quinta-feira, aos 71 anos, informou fonte da Câmara Municipal do Porto, onde era deputado da Assembleia Municipal, eleito pelo movimento independente do presidente Rui Moreira. Pedro Rocha Baptista nasceu …

Fatura detalhada de combustível obrigatória a partir de agosto

As faturas dos postos de combustível vão detalhar, a partir de agosto, taxas e impostos cobrados, o sobrecusto da incorporação de biocombustíveis e descontos, nomeadamente. O regulamento da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) pretende melhorar …