Inquérito contra Dias Loureiro e Oliveira e Costa arquivado “com insinuações”

O Ministério Público informou que arquivou esta terça-feira o inquérito contra Dias Loureiro e José de Oliveira e Costa relacionado com o caso BPN.

O Ministério Público justifica o despacho de arquivamento com o facto de não ter sido possível identificar, “de forma conclusiva, todos os factos suscetíveis de integrar os crimes imputados aos arguidos”, após análise de “informação bancária relativa às operações e aos sujeitos intervenientes”.

O ex-ministro e ex-deputado do PSD Dias Loureiro e o antigo presidente do BPN e ex-secretário de Estado José de Oliveira e Costa estavam indiciados pelos crimes de burla qualificada, branqueamento e fraude fiscal qualificada.

“Não obstante as diligências realizadas, não foi possível reunir prova suficiente, suscetível de ser confirmada em julgamento, da prática dos crimes imputados a estes arguidos e ao cidadão libanês, suspeito Abdul al-Assir“, adianta a comunicação do Ministério Público.

O arquivamento do inquérito, que decorreu no Departamento Central de Investigação e Ação Penal, abrangeu um outro arguido, Luís Caprichoso, ex-administrador da Sociedade Lusa de Negócios, com o Ministério Público a entender que “não praticou” o crime de fraude fiscal qualificada “que lhe foi imputado”.

A investigação visou a “prática de factos conexos com o Grupo BPN/SLN, com o negócio de venda da sociedade REDAL, de Marrocos, e com a aquisição de uma participação de 25% do capital da sociedade BIOMETRICS, de Porto Rico”.

Dias Loureiro está estarrecido “com insinuações”

Em declarações ao DN, o antigo ministro de Cavaco Silva e ex-dirigente do PSD afirma-se “estarrecido e preocupado” com o despacho de arquivamento do Ministério Público.

Dias Loureiro sublinha que esteve “oito anos sob suspeita, e tudo devido a um inquérito”. “Estamos a falar do arquivamento de um inquérito”, sublinha o antigo ministro social-democrata, lembrando que foi ouvido pelas autoridades numa única ocasião, há oito anos, altura em que lhe apresentaram os factos e os crimes de que era indiciado.

“Fico estarrecido com isto. Estarrecido e preocupado”, diz Dias Loureiro, lembrando que nestes oito anos sempre manteve o silêncio, e que foi nesse estado que foi assistindo a “fugas de informação sistemáticas, para agora se fazer um arquivamento com insinuações”.

O antigo dirigente do PSD, ainda em declarações ao DN, estranha que a acusação tenha passado oito anos a investigar, “oito anos em que viram tudo o que tinham para ver” da vida dele, para agora arquivarem o processo mantendo dúvidas.

“Se tinham dúvidas deviam ter usado o contraditório, se tinham dúvidas perguntavam“, diz Dias Loureiro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Não se queixem quando a justiça começar a ser feita pelas próprias mãos pois essa é a única que realmente funciona!!!

  2. Então tem razão em pedir uma indemnização por estarem oito anos a serem acusados de corruptos e que originou ao Dr. Dias Loureiro ter de sair do País, coitado ( será que foi com vergonha ? ).
    Isto vem confirmar que os compadres não se podem atingir uns aos outros.
    Realmente não se queixem quando a justiça começar a ser feita pelas próprias mãos ( ora nesta ocasião entra a GNR para defender os corruptos ).
    Já no tempo do Dr. Salazar os portugueses eram considerados os carneiros da Europa pois acreditavam em tudo o que lhes diziam. CHIÇA QUE ISTO ESTÁ UMA BAGUNÇA.

  3. É preciso ter vergonha……pelo menos para quem saiba o que isso é.
    A Justiça em Portugal se calhar é o que merecemos….
    Será que ninguém vê que a principal causa do ponto onde nós chegamos é causada pelo fato de alguns poucos que julgam só conseguirem olhar para o umbigo.
    É pena ver até onde chega a indecência.

  4. Conclusão:
    Não houve sequer má gestão do BPN, quanto mais “mão criminosa”, mas o banco extinguiu-se com a intervenção do estado e do dinheiro público.
    Houve motivo para um grande alarido do MP com suspeitas de crimes, que se mostraram infundadas ao fim de 8 anos.
    A SLN e outras siglas são como o holocausto (para alguns), nunca existiram.
    O dinheiro, o nosso dinheiro, que o estado “enfiou” nesta confusão para solucionar o problema foi alguma invenção de pessoas maldosas, afinal não foi bem assim…
    Muito credível este sistema judicial…

RESPONDER

Abundância de metais raros aponta para uma estrela companheira desaparecida da supernova Cassiopeia A

Uma análise espectroscópica por astrofísicos do instituto RIKEN (Japão) sugere que a estrela massiva que explodiu para formar a supernova conhecida como Cassiopeia A provavelmente tinha uma estrela companheira que ainda não foi descoberta. Isto …

BMW vai começar a cobrar mensalidade pelo smart cruise e aquecedores de assentos

A BMW vai começar a cobrar uma mensalidade ou anuidade aos condutores por várias funcionalidades opcionais dos seus automóveis. Smart cruise, faróis inteligentes e aquecedores de assentos são algumas funções que passarão a ser cobradas periodicamente …

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …