Inglês pagou 265 euros por um Picasso falso. Afinal, era verdadeiro

Luca Zennaro / EPA

Um residente da cidade de Crawley, na Inglaterra, comprou por 292 dólares (cerca de 261 euros) uma pintura que achava ser uma boa farsa de um conhecido trabalho de Pablo Picasso.

Porém, seis meses depois, soube que o seu verdadeiro preço poderia ser tão alto como  953 mil dólares – cerca de 854 mil euros, escreve o Russia Today.

A peça, que se assemelha a uma das obras do lendário espanhol – Seated Bather, de 1930 – foi encontrada numa venda do fanático por antiguidades Philip Stapleton.

Stapleton, de 52 anos, achou que era uma boa imitação, mas estava curioso sobre as palavras “Coleção Picasso” inscritas na pintura e, seis meses depois de comprá-la, levou-a para ser autenticada por um especialista e ficou agradavelmente surpreendido.

Rosie May, investigadora de fotografia e gerente geral da casa de leilões Brighton and Hove Auction Rooms, à qual Stapleton fez a sua compra, não tem dúvidas sobre a sua autenticidade.

Acreditamos plenamente que é genuína, há muitas evidências a sugerir que é um Picasso totalmente real, achamos que foi um pequeno trabalho preparatório que deu ao seu amigo Roland Penrose”, disse o especialista à Sky News, referindo-se ao artista e poeta inglês.

Como May admitiu, no começo, pensou que era uma cópia, mas depois ficou “intrigada” pela assinatura e inscrição “Roland Penrose Estate” no verso, bem como por outra inscrição, “A Roland”, escrita a lápis.  Outra mensagem ligava a pintura ao sobrinho do artista, Javier Vilato, a quem era muito próximo e que tinha “muitos trabalhos de Picasso”. A pintura será leiloada no próximo mês.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A estátua dourada de Marilyn Monroe foi roubada do Passeio da Fama

https://vimeo.com/343328311 A Polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, está a investigar o roubo da estátua de aço de Marilyn Monroe, que foi removida de um monumento localizado na entrada do Passeio da Fama esta segunda-feira. A …

Marcelo promulga diploma. Funcionários públicos podem faltar para acompanhar filhos no primeiro dia de aulas

O Presidente da República promulgou e louvou a medida do Governo para que funcionários públicos possam faltar para acompanhar um filho menor no primeiro dia de escola, e defende um regime idêntico para trabalhadores do …

Leilão de arma que vitimou Van Gogh reacende debate sobre a sua morte

O leilão de uma pistola que teria sido usada pelo pintor Vincent Van Gogh para atirar em si mesmo reacendeu um debate sobre quem realmente puxou o gatilho: o artista cometeu suicídio ou foi baleado …

200 milhões de euros. Mais de seis mil investidores compraram obrigações da TAP

Mais de seis mil investidores subscreveram as obrigações da TAP, uma operação no valor de 200 milhões de euros, em que a procura superou a oferta em 1,55 vezes. No segmento geral a procura atingiu 162,5 …

Piloto do avião desaparecido da Malaysia Airlines terá cortado o oxigénio

Já lá vão mais de cinco anos desde o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines, que continua um mistério até hoje. Agora, acredita-se que o piloto terá cortado o oxigénio no avião. A noite de …

Sergio Moro diz que sai do Governo caso se provem irregularidades

O ministro da Justiça brasileiro reiterou a sua inocência no Senado, esta quarta-feira, mas afirmou que deixa o cargo caso se provem irregularidades nas mensagens trocadas com procuradores da Operação Lava Jato. "Estou absolutamente convicto das …

Nuvens brilhantes invadiram o céu de Espanha. Foi um "espetáculo quase inédito"

Este fim de semana, as nuvens noctilucentes (que em latim significa “brilho noturno”) ou nuvens mesosféricas polares foram vistas em Espanha. Surgem antes do amanhecer ou depois do pôr do sol, a sua cor varia normalmente …

Luís Enrique deixa comando da seleção espanhola (e já tem substituto)

Luis Enrique foi obrigado a abandonar o cargo de selecionador espanhol devido a um problema familiar que se arrasta desde março. “As razões que me impediram, desde março, de exercer normalmente as minhas funções de treinador …

Urso polar localizado em cidade russa longe do habitat natural

Um urso polar emagrecido foi visto numa cidade industrial da Sibéria, afastado para sul dos seus territórios de caça. As entidades de emergência da cidade de Norilsk, no Ártico Russo, alertaram na terça-feira os residentes locais …

Teixeira dos Santos não se arrepende de ter nomeado Vara e Santos Ferreira

O ex-ministro das Finanças disse, esta quarta-feira, no Parlamento que não tem "razões para se arrepender" de ter nomeado Armando Vara e Carlos Santos Ferreira para a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "Até este …