//

Inglês pagou 265 euros por um Picasso falso. Afinal, era verdadeiro

Luca Zennaro / EPA

Um residente da cidade de Crawley, na Inglaterra, comprou por 292 dólares (cerca de 261 euros) uma pintura que achava ser uma boa farsa de um conhecido trabalho de Pablo Picasso.

Porém, seis meses depois, soube que o seu verdadeiro preço poderia ser tão alto como  953 mil dólares – cerca de 854 mil euros, escreve o Russia Today.

A peça, que se assemelha a uma das obras do lendário espanhol – Seated Bather, de 1930 – foi encontrada numa venda do fanático por antiguidades Philip Stapleton.

Stapleton, de 52 anos, achou que era uma boa imitação, mas estava curioso sobre as palavras “Coleção Picasso” inscritas na pintura e, seis meses depois de comprá-la, levou-a para ser autenticada por um especialista e ficou agradavelmente surpreendido.

Rosie May, investigadora de fotografia e gerente geral da casa de leilões Brighton and Hove Auction Rooms, à qual Stapleton fez a sua compra, não tem dúvidas sobre a sua autenticidade.

Acreditamos plenamente que é genuína, há muitas evidências a sugerir que é um Picasso totalmente real, achamos que foi um pequeno trabalho preparatório que deu ao seu amigo Roland Penrose”, disse o especialista à Sky News, referindo-se ao artista e poeta inglês.

Como May admitiu, no começo, pensou que era uma cópia, mas depois ficou “intrigada” pela assinatura e inscrição “Roland Penrose Estate” no verso, bem como por outra inscrição, “A Roland”, escrita a lápis.  Outra mensagem ligava a pintura ao sobrinho do artista, Javier Vilato, a quem era muito próximo e que tinha “muitos trabalhos de Picasso”. A pintura será leiloada no próximo mês.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.