Inglês pagou 265 euros por um Picasso falso. Afinal, era verdadeiro

Luca Zennaro / EPA

Um residente da cidade de Crawley, na Inglaterra, comprou por 292 dólares (cerca de 261 euros) uma pintura que achava ser uma boa farsa de um conhecido trabalho de Pablo Picasso.

Porém, seis meses depois, soube que o seu verdadeiro preço poderia ser tão alto como  953 mil dólares – cerca de 854 mil euros, escreve o Russia Today.

A peça, que se assemelha a uma das obras do lendário espanhol – Seated Bather, de 1930 – foi encontrada numa venda do fanático por antiguidades Philip Stapleton.

Stapleton, de 52 anos, achou que era uma boa imitação, mas estava curioso sobre as palavras “Coleção Picasso” inscritas na pintura e, seis meses depois de comprá-la, levou-a para ser autenticada por um especialista e ficou agradavelmente surpreendido.

Rosie May, investigadora de fotografia e gerente geral da casa de leilões Brighton and Hove Auction Rooms, à qual Stapleton fez a sua compra, não tem dúvidas sobre a sua autenticidade.

Acreditamos plenamente que é genuína, há muitas evidências a sugerir que é um Picasso totalmente real, achamos que foi um pequeno trabalho preparatório que deu ao seu amigo Roland Penrose”, disse o especialista à Sky News, referindo-se ao artista e poeta inglês.

Como May admitiu, no começo, pensou que era uma cópia, mas depois ficou “intrigada” pela assinatura e inscrição “Roland Penrose Estate” no verso, bem como por outra inscrição, “A Roland”, escrita a lápis.  Outra mensagem ligava a pintura ao sobrinho do artista, Javier Vilato, a quem era muito próximo e que tinha “muitos trabalhos de Picasso”. A pintura será leiloada no próximo mês.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …

Há 60 anos, Richard Nixon tricou uma sanduíche (e este homem guardou-a desde então)

Há 60 anos, o então vice-Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, trincou uma sanduíche - e Steve Jenne, um homem que vive em Illinois, guardou-a os restos desde então. De acordo com o The New York …

Coreia do Norte adverte Sul para não procurar nas suas águas oficial assassinado

A Coreia do Norte pediu hoje à Marinha sul-coreana que deixe de entrar nas suas águas territoriais, numa altura em que Seul procura recuperar o corpo de um oficial sul-coreano morto a tiro no mar …

"Um abandonar dos utentes". Centros de saúde atiram pacientes para farmácias e privados

Sem resposta nos centros de saúde, vários utentes vêm-se obrigados a recorrer ao setor privado e a farmácias. A Entidade Reguladora de Saúde já recebeu várias reclamações. Face à pandemia de covid-19, os centros de saúde …

Polícia treinou uma cadela para farejar provas eletrónicas

No Minnesota, Estados Unidos, a polícia treinou uma cadela para farejar dispositivos eletrónicos. Sota já ajudou a encontrar provas em dez crimes. A polícia estatal do Minnesota treinou uma cadela labrador britânica para farejar dispositivos eletrónicos, …

Trabalhistas lideram primeira sondagem desde que Boris chegou ao poder

O partido do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, situa-se hoje, pela primeira vez desde que chegou ao poder, atrás da oposição trabalhista nas intensões de voto, o que estará relacionado com a gestão da crise pandémica, …