/

Quatro doentes infetados do Norte tiveram de ser transferidos para Lisboa

O Hospital São José, em Lisboa, recebeu quatro doentes com covid-19 da região Norte que necessitavam de ECMO (oxigenação por membrana extracorporal), uma técnica de suporte de vida extracorporal em doentes com falência cardiovascular ou pulmonar, essencial ao tratamento de doentes críticos.

“O Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC) [onde está integrado o Hospital São José], está a fazer resgates de ECMO (cuidados intensivos) de doentes covid-19 da região Norte“, indica, numa nota enviada à Lusa.

Na sexta-feira, o São José recebeu doentes dos hospitais de Penafiel, Pedro Hispano, em Matosinhos, e de Bragança e, este sábado, recebeu um doente do Hospital de Guimarães.

“Esperamos que o confinamento reduza nos próximos dias a pressão sobre o SNS [Serviço Nacional de Saúde]”, sublinha o CHLC, adiantando a que “a gestão dos doentes funciona em pleno entre as unidades”.

O Centro Hospitalar e Universitário de S. João, no Porto, os hospitais de Santa Maria e de S. José são centros de referência para ECMO.

Segundo o jornal online Observador, o Hospital São João chegou ao limite da sua capacidade de resposta a doentes que precisem de ECMO, daí que estes quatro doentes tenham sido transferidos para Lisboa.

Em declarações ao jornal digital, o coordenador do Centro de Referência de ECMO do São João, Roberto Roncon, confirma que o hospital tem tido “mais referenciações” para esta técnica “do que capacidade de resposta”.

No sábado, Portugal registou 6602 novos casos de covid-19 e 55 mortes associadas à doença covid-19, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, o país já registou 3305 mortes e 211.266 casos de infeção.

O país está em estado de emergência desde 9 de novembro e até 23 de novembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos 114 concelhos de risco de contágio mais elevado e municípios vizinhos (número que passa a 191 a partir de segunda-feira).

Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23h00 e as 05h00, enquanto nos fins-de-semana a circulação está limitada entre as 13h00 de sábado e as 05h00 de domingo e entre as 13h00 de domingo e as 05h00 de segunda-feira.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.