Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Mohamed Hossam / EPA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que tem stock disponível.

Em comunicado esta terça-feira divulgado, o departamento de saúde dos Estados Unidos informa que “assegurou mais de 500 mil ciclos de tratamento do medicamento para hospitais americanos até setembro”, o que equivale a “100% da produção prevista da Gilead para julho (94.200 ciclos), 90% da produção em agosto (174.900 ciclos) e 90% da produção em setembro (232.800 ciclos), além de uma verba para ensaios clínicos”.

Agora, o Infarmed não antecipa que venha a haver problemas no fornecimento deste medicamento em Portugal. A autoridade nacional do medicamento informa ter confirmado junto do “laboratório titular do medicamento remdesivir” que este “antecipa que não venha a existir qualquer constrangimento no acesso ao tratamento por parte dos doentes portugueses, tendo a garantia de acompanhamento conjunto da situação”.

A secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, disse que não há “nenhum sinal de que uma intervenção do género da que os EUA providenciaram pudesse ser visto como positivo por parte da comunidade médica em Portugal”. Além disso, informou que “houve uma utilização pontual quando essa análise foi feita por parte dos médicos e perante os casos clínicos em concreto”.

Só com uma resposta do lado da empresa é que conseguiremos adiantar se este recurso, nos termos em que estava a ser utilizado em Portugal, está salvaguardado”, acrescentou.

CE está a negociar compra de remdesivir

A Comissão Europeia também está a negociar com a empresa produtora a compra e reserva do medicamento remdesivir, anunciou hoje a instituição, sem pormenores.

“A comissária Kyriakides (Stella Kyriakides, da área da Saúde e Segurança dos Alimentos) tem estado em múltiplas conversações com o produtor, Gilead, incluindo em relação à sua capacidade de produção. A Comissão está atualmente também em negociações com a Gilead para reservar doses de Remdesivir. Dada a confidencialidade destas conversações, não podemos partilhar mais detalhes neste momento”, disse à Lusa Stefan de Keersmaecker, porta-voz da Comissão Europeia, responsável pelo tema de saúde pública.

De acordo com o porta-voz da Comissão Europeia “proteger a saúde de todos os cidadãos é uma prioridade central da Comissão Europeia” e a decisão de “agilizar o processo de disponibilizar uma autorização de marketing para remdesivir nos próximos dias comprova o compromisso de assegurar que tratamentos com provas científicas de eficiência no tratamento contra o Covid-19 estão disponíveis para os cidadãos europeus”.

“A Comissão toma nota do anúncio feito em relação às doses disponíveis para os EUA”, disse também o porta-voz.

A presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, tem dito que “o mundo só será livre desta pandemia quando estiverem disponíveis vacinas, testes e tratamentos acessíveis a todos os que deles necessitem”.

Hoje em Genebra, numa conferência de imprensa, a Organização Mundial de Saúde (OMS) também foi questionada sobre o assunto. Mike Ryan, do programa de emergência em saúde, disse que a OMS estava informada sobre a situação, mas disse que fariam outros comentários quando a situação concreta, e os “arranjos” com outros fabricantes, fosse analisada.

“Muitas pessoas em todo o mundo estão muito doentes com esta doença e queremos garantir que todos tenham acesso as intervenções que podem salvar as suas vidas”, disse, acrescentando: “Queremos ver quais são as implicações, mas podemos afirmar que estamos plenamente comprometidos, com os nossos parceiros, para o acesso equitativo aos medicamentos que podem salvar vidas”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O Fauci embusteiro vai lucrar bastante com este medicamento! Nisso ninguém fala, se fosse o Trump já não havia água que o lavasse .

RESPONDER

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …