Infarmed deteta farmácias a vender testes rápidos ilegalmente

Antonello Srino Redazione Met

O Infarmed detetou algumas farmácias a vender testes rápidos ilegalmente numa operação de “fiscalização às farmácias comunitárias” no que se refere à comercialização de kits para a deteção da covid-19.

O Jornal de Notícias avança esta segunda-feira que algumas farmácias continuam a vender testes rápidos de diagnóstico de covid-19 ao público ilegalmente, uma vez que não estão autorizadas a fazê-lo.

Fonte oficial da Autoridade Nacional do Medicamento disse ao mesmo jornal que “quando são detetadas situações de venda de testes rápidos ao público, o Infarmed enceta as ações necessárias para que a farmácia cesse essa prática”, nomeadamente através da mera advertência. Contudo, “até agora, poucas foram as farmácias notificadas nesse sentido”.

Várias farmácias admitiram ao JN vender testes ao público. Algumas recomendaram que o teste fosse feito por um profissional de saúde e uma das farmácias indicou até um gabinete de enfermagem onde poderia ser realizado o teste.

Por outro lado, a Associação Nacional de Farmácias diz desconhecer a comercialização de testes rápidos de forma ilegal.

O Infarmed tem realizado ações de fiscalização sobre a realização de testes nas farmácias por um profissional de saúde, uma vez que, desde 16 de dezembro, as farmácias que cumpram um conjunto de requisitos podem realizar testes rápidos. De acordo com a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, apenas 373 das três mil farmácias do país reúnem as condições para o fazer.

Em novembro, já tinha sido noticiado que havia farmácias a realizarem os novos testes rápidos de antigénio sem cumprirem os requisitos técnicos exigidos pela Direção-Geral da Saúde (DGS), pelo Infarmed e pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Relativamente aos requisitos a cumprir, todas as entidades que realizem os referidos testes são obrigadas a ter um espaço exclusivo para fazer as colheitas. Outro fator relevante é que a amostra tem de ser recolhida por um profissional de saúde com experiência e com formação para recolher amostras.

 

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …

Seca pode ser a "próxima pandemia e não há vacinas que a curem", alerta a ONU

A seca e a escassez de água podem afetar o planeta de forma sistémica se não forem tomadas medidas urgentes sobre a gestão da água e dos solos, alertou a Organização das Nações Unidas (ONU) …

Três portugueses morrem em desabamento de escola na Bélgica

O desabamento de uma escola em construção em Antuérpia, na Bélgica, provocou, esta sexta-feira, a morte de três portugueses. As circunstâncias em que o desabamento ocorreu ainda não são conhecidas. Fonte consular portuguesa confirmou à RTP …