Infarmed deteta farmácias a vender testes rápidos ilegalmente

Antonello Srino Redazione Met

O Infarmed detetou algumas farmácias a vender testes rápidos ilegalmente numa operação de “fiscalização às farmácias comunitárias” no que se refere à comercialização de kits para a deteção da covid-19.

O Jornal de Notícias avança esta segunda-feira que algumas farmácias continuam a vender testes rápidos de diagnóstico de covid-19 ao público ilegalmente, uma vez que não estão autorizadas a fazê-lo.

Fonte oficial da Autoridade Nacional do Medicamento disse ao mesmo jornal que “quando são detetadas situações de venda de testes rápidos ao público, o Infarmed enceta as ações necessárias para que a farmácia cesse essa prática”, nomeadamente através da mera advertência. Contudo, “até agora, poucas foram as farmácias notificadas nesse sentido”.

Várias farmácias admitiram ao JN vender testes ao público. Algumas recomendaram que o teste fosse feito por um profissional de saúde e uma das farmácias indicou até um gabinete de enfermagem onde poderia ser realizado o teste.

Por outro lado, a Associação Nacional de Farmácias diz desconhecer a comercialização de testes rápidos de forma ilegal.

O Infarmed tem realizado ações de fiscalização sobre a realização de testes nas farmácias por um profissional de saúde, uma vez que, desde 16 de dezembro, as farmácias que cumpram um conjunto de requisitos podem realizar testes rápidos. De acordo com a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, apenas 373 das três mil farmácias do país reúnem as condições para o fazer.

Em novembro, já tinha sido noticiado que havia farmácias a realizarem os novos testes rápidos de antigénio sem cumprirem os requisitos técnicos exigidos pela Direção-Geral da Saúde (DGS), pelo Infarmed e pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Relativamente aos requisitos a cumprir, todas as entidades que realizem os referidos testes são obrigadas a ter um espaço exclusivo para fazer as colheitas. Outro fator relevante é que a amostra tem de ser recolhida por um profissional de saúde com experiência e com formação para recolher amostras.

 

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mesmo depois da morte de Ihor, centro do aeroporto ainda tem videovigilância "muito limitada"

Um ano e meio após a morte de Ihor Homeniuk, o centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa (CIT) continua sem cobertura total de câmaras de videovigilância em zonas comuns. A situação atual distancia-se daquilo …

Liveblog Autárquicas. Afluência de 20,94% até às 12h

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …